Papo Lendário #128 – Apresentando o Ocultismo

A Criação dos Homens
21/09/2015
Os Quatro Animais Sagrados
24/09/2015

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Pablo de Assis e o convidado Marcos Keller (Mundo Freak) apresentam o conceito de Ocultismo.

Entenda o que define o Ocultismo.

Ouça sobre seus diversos tipos.

Conheça um pouco sobre a Cabala, a Gnose, o Hermetismo, a Magia do Caos, e a Thelema.

Veja quem são foram os principais ocultistas da história

Musica Final: Moonchild – Iron Maiden

LINKS

Episódio sobre Aleister Crowley

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Obaaaa!!! Episódio novo do Papo Lendário e com a participação do Marcos!!! /

  • Keera Moon

    Adorei e vou até ouvir de novo. Espero que tenha mais programas sobre esse assunto, já que foi deixado a possibilidade no próprio.

    • Que bom que gostou Keera, nossa proposta é essa mesma, assim os proximos episódios já serão mais aprofundados

  • Jacarepaguá – A zona Negativa

    O Download ta sofrível… 4 horas por um áudio de 1 hora e meia… E é só aqui, meus queridos deem uma olhada, por favor.

    • Jacarepaguá – A zona Negativa

      Resolvido. Valeu.

    • Diego

      Sem querer fazer propaganda, mas quando eu tenho esse tipo de problema eu uso o “Download Accelerator Plus”. Ele acelera bastante esses dowloads e realmente da pra pausar o download do arquivo.

  • Rafael Henrique Nascimento

    Episódio muito bom e bem completo, cheio de referencias, mesmo sendo introdutório ao assunto. sou grande fã, continuem com o ótimo trabalho! abraços.

  • Jacarepaguá – A zona Negativa

    Fiquei surpreso que vocês não citaram nada sobre a Goetia.

    • A gente deixou bastante coisa de fora senão o episodio iria ficar enorme, mas agora poderemos ter episódios focados e com certeza teremos um de Goetia

  • Diego Miyabi

    Muito bom. No aguardo de um podcast de cada tema especifico.

  • Mega Mendigo

    Já que vocês falaram sobre alquimia no podcast, bem que esse tema poderia ser mais desenvolvido num futuro .programa, de preferência homônimo!
    E por sinal: Esse episódio sobre ocultismo foi muito bom.

    Uma obra bem interessante que li um tempo atrás é “A alquimia”, do R. Roney Ressetti.

    • Valeu pela indicação de livro! De fato queremos fazer um sobre alquimia.

    • Acho que vamos fazer mais do que um sobre alquimia! 😉

  • Mega Mendigo

    Ouvindo essa questão de sistema de crenças, você ser um meta programador de si próprio entre outros me lembrou o que poderia ser dito como “sistema de energia” do mangá Hunter x Hunter: o Nen. Ele é dito como a aplicação da aura(energia vital), de maneira que o indivíduo possa utilizar o fluxo dessa energia.

    Uma pessoa bem treinada na arte Nen é capaz de controlar esse fluxo energético, podendo influenciar do seu próprio corpo e daquilo que o cerca. Mas para desenvolver essas habilidades é necessário custos, que vem na forma de juramentos(obrigações auto-impostas) e restrições.

    Falando nisso, recomendo esse anime, e também seu mangá. A parte na qual começam a falar sobre o Nen é na saga da Torre Celestial.

    A wikipédia do anime é muito boa: http://pt.hunter-x-hunter.wikia.com/wiki/Nen

    • Marcos Keller

      Um dia verei o Hunter x Hunter… Um dia 🙂

      • Mega Mendigo

        Digo desde já que vale bastante a pena. O mangaká tem uma certa “preguiça” com os desenhos(mas não é sempre). Mas se você for pegar primeiro(ou só) o anime, aí esse questão não vai ser aplicável(ele possui duas versões, e ambas são boas)!

    • Nilda Alcarinquë

      Olás!

      Nunca havia pensado numa ligação deste anime com o ocultismo, já que as provas de seleção de novos Hunters são abertas a todos.
      Mas agora que você falou, parei pra pensar e há sim muitas coisas à organização Hunter que pode classificá-la como ocultista.

      abraço

      PS: preciso ver a nova animação. Espero que tenham encurtado algumas coisas, e que o Hisoka tenha continuado tão enigmático quanto na primeira animação.

      • Mega Mendigo

        Oi, Nilda!

        Só pra dar um exemplo disso no anime, na saga da “Ilha da Ambição”, um dos personagens possui a habilidade de remover o Nen que outro manipulador dessa energia tenha imposto em numa pessoa. E a maneira como ele faz isso é bastante ritualística(envolvendo orações a seres da floresta, se não me engano). Essa ligação que os personagens possuem com as habilidades que desenvolvem é bastante complexa, não se tratando somente de um poder voltado a pirotecnia.

        Sobre a animação nova, recomendo bastante. O Hisoka continua o mesmo, assim como os demais personagens.

        Só pra finalizar, me veio a mente agora outro anime/mangá que possui muito de ocultismo: Inuyasha. Lembro que numa das vezes que o vilão Narak precisou construir um novo corpo, ele preparou todo um ritual(chamado Kodoku), na qual diversos demônios eram selados numa montanha, e o sobrevivente de uma batalha entre eles absorveria as habilidades dos demais, que no final das contas iriam para o vilão.

        Tem diversos outros exemplos em mente(seja de hqs ou animes), mas acho melhor parar por aqui pro texto não ficar muito grande!

        Um outro abraço!

        • Nilda Alcarinquë

          Eu classifico Inuyasha como anime de lendas e mitos. Dá pra aprender muito sobre mitos e lendas japonesas e o animismo que ainda é bem presente por lá. E também um pouquinho de história, se quem legendou o anime ou traduziu o mangá se der ao trabalho de colocar umas notas explicativas.
          O que tem de oculto lá é o que há na maioria das religiões e mitos deste tipo: uma explicação para a “mágica” que acontece.

          Isso é diferente do que há em Hunter X Hunter, onde coisas fantásticas acontecem, mas sempre há uma explicação ligada a exercícios físicos específicos, meditação, controle extremo do próprio corpo e do ki (a energia que todos tem e que é uma crença comum no Japão e China). Não vejo elementos que possam ser considerados sobrenaturais, ou taxados como tais, em Hunter X Hunter, enquanto eles abundam em Inuyasha.

          Bem, isso é o que lembro deste animes/mangás. Preciso relê-los, ou revê-los, para confirmar estas impressões que tive.

          abraço

          • Mega Mendigo

            Realmente. Esses elementos sobrenaturais de Hunter x Hunter são bem mais escassos, mas vez ou outra um personagem específico meio que aborda isso. Mas é tudo mais indireto, e no final das contas acaba sendo mais um caminho intermediário de uso das habilidades dos personagens. Já em Inuyasha a coisa é bem mais direta(e abundante, como você disse).

            Mas essas impressões que você teve estão corretas, pois tudo em HH acaba meio que tendo uma explicação calcada em algo do nosso mundo. Até a própria energia que eles utilizam é aprendida(oficialmente) na chamada “Escola da Filosofia da mente”. Vez ou outra dou uma relida nesses materiais(que estão entre os que mais gosto).

            Você chegou a ver a parte final do anime Inuyasha, o Kanketsu-hen? A qualidade é muito boa, e compila bem os volumes finais dos mangás. O começo é meio corrido, mas o restante é bastante instigante!

            Um outro abraço!

  • IGOR AZRAK

    Apesar de ouvir por feed vim aqui comentar que gostei mt do cast. Apesar desse tema ser mt explorado por inúmeros podcasts pela internet afora, gostei da abordagem e penso q deveria ter a parte 2 ou 3 desse tema.

    • Vamos ter várias partes desse tema, explorando várias dessas tradições de forma mais aprofundada!

  • Ricardo A. Santos

    Não sei se encaixa no tema, mas entre os jovens do Oriente Médio tem crescido a pratica oculta do Satanismo, em contra ponto do Islamismo. Mas não sei tem algum cunho místico ou se são só jovem que escutam Heavy Metal escondidos, que se alto denominam assim !

  • ~~ TA COPIANDO O MUNDO FREAK E AINDA ROUBANDO PARTICIPANTES ~~

    Episódio fantástico galera. =)

    • Ahaahahaha E ouvintes também! Cheguei no Papo Lendário por causa das participações do Leo no Mundo Freak. AHhaahah 😀 E adorei a temática!

      • Roubar participantes é tranquilo, o que quero mesmo é roubar os ouvintes de lá!!! hehehehe

        • Na época que comecei a ouvir o Mundo Freak e que ouvi os episódios que vc participou, ganhou duas ouvintes. E fizemos a maratona de Papo Lendário no começo deste 2015, rsrs

        • Diego

          kkkk!

  • Não acredito muito na maioria das coisas estudadas no ocultismo como forma de magia no sentido popular da palavra, mas acho que como bem disseram, da pra estudar bastante esse tipo de temática em um meio mais cognitivo e psicológico. Talvez falte mais abordagens desse tipo justamente pelo preconceito da área (muito maluco), mas com certeza é o tipo de tema que me deixa curioso.

    • Diego

      Sou de acordo com essa opinião. E a ainda estenderia para a religião (não só ocultismo). Mesmo sendo 100% ateu admito que muito do que é ensinado no ocultismo seria útil para formação do caráter de muita gente. E nesse sentido (apenas nesse também), acredito que ele deveria ser até mais explorado.

      • O meu medo é que muito do que é ensinado é bem complexo de ser utilizado como base moral de qquer pessoa – por exemplo, a Maçonaria é bem machista e não reconhece o papel da mulher nas lideranças sociais. A questão então seria: como separar o que é válido do que não é válido nessas tradições ocultas?

  • Adorei a participação do Marcos Keller, o bruxo poderoso do Mundo Freak! 😀 E gostei tanto, que ouvirei novamente agora 😀

  • Ricardo A. Santos

    Lembrei que tinha um desenho do da Disney, acho que o nome é Donald no País da Matemática, que mostrava essa ordem Secreta da Matemática na Grécia Antiga !

  • Diego

    O Marcos Keller é um poço de informação curiosa e uma estrela em ascensão nessa mídia ainda não muito conhecida chamada podcast. Mundo freak ou mitografias não importa onde esteja o Keller sempre mostra que pode, e muito, contribuir para uma conversa agradável e um bom entretenimento dos ouvintes. A participação dos demais também está boa e o tema do programa também foi bem escolhido. Na verdade o programa estava tão bom que ouvi duas vezes. Coisa que só faço raras vezes.

  • Exuca Verinha

    Esse episódio me lembrou de começar a ler Promethea, do Alan Moore, obrigado!

  • Sor Lucas

    Alguém sabe me indicar livros para estudar o hermetismo?

    • Ricardo Francisco

      O Caibalion (Os 3 iniciados)
      Magia Pratica – O caminho do adepto (Franz Bradon)

      • Sor Lucas

        Vou dar uma olhada, obrigado 🙂