Os Quatro Animais Sagrados

Papo Lendário #128 – Apresentando o Ocultismo
22/09/2015
Oto e Efialtes
28/09/2015
Por Bruno Dahia

[i](As informações a seguir foram retiradas de fontes especializadas no Feng-Shue ,a qual valoriza a existência dos quatro animais sagrados).[/i]

Na tradição astronômica chinesa a esfera celeste está dividida em quatro grandes palácios ou constelações representados pelo: Dragão Verde, Pássaro Vermelho (Fênix ou Suzaku), Tigre Branco (Byakko) e a Tartaruga Negra (Genbu). Há certas fontes que mencionam o Unicórnio ao invés do Tigre Branco. Os quatro animais celestes, são protetores e benéficos, são associados também às estações do ano.

Tartaruga Negra

A Tartaruga Negra representa o norte, o inverno, a água e a cor negra, é Yin. Nas costas precisamos de proteção a Tartaruga está ai em forma de uma montanha, simboliza o suporte o apoio e proporciona a segurança e longevidade, boa saúde e relações estáveis. Em algumas outras fontes é dada a Tartaruga o nome de Guerreiro Negro.

Dragao chines

O Dragão Verde representa o leste, a primavera, a cor verde, é Yang. È um animal fantástico de poderes extraordinários e simboliza a sabedoria,a abundancia e a propriedade. O Dragão de cinco garras só pode representar as autoridades imperiais, enquanto que os de quatro garras representava aos ministros e aos oficiais. Esse animal místico e misterioso exerce até hoje uma enorme fascinação do povo chinês, é fácil entender porque estão tão relacionados a montanhas.

Tigre Branco

O Tigre Branco representa o oeste, o outono, e a cor branca . Simboliza as virtudes da força e da coragem de um guerreiro, protege e defende de qualquer ameaça. O Pássaro Vermelho (Fênix) representa o sul, o verão, o elemento fogo e a cor vermelha simboliza as oportunidades, a expansão e a boa sorte. Representa nossa capacidade de percepção.

Fenix

  • Diego Miyabi

    Legal. Seria bacana uma matéria falando apenas do Dragão. Já que ele é visto como uma divindade pelos orientais (como deixou claro no post), mas vai além disso. Ele tb é um divindade individual, além de ser um signo chinês. Ou seja, tem muito material pra falar do Dragão Oriental

    • A gente tem dois episodios sobre Dragões, mas como é lá do inicio do Papo Lendário to pensando em revisitar o tema, seja em cast ou posts.

      • Diego Miyabi

        Hum n lembrava deles, vou escutar ^^

      • Acho que vale a pena revisitar o tema num novo episódio!