Papo Lendario #71 — Muito Além da Matematica

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, Pablo de Assis e Felipe Nunes conversam sobre o simbolismo ao redor dos números.

Conheça sobre o aspecto qualitativo dos números.

Entenda a relação de matematica e musica.

Saiba mais sobre os calendarios e como estes podem ser diferentes.

Conheça a magnifica proporção aurea.

Veja como os sistemas divinatórios estão ligados com os numeros.

Links

Donald no País da Matemagica

A História do Número 1 (documentario do History, mas é bom e não tem alienigenas)

Monalisa Fibonacci

Templo Fibonacci

Água Fibonacci

Tornado Fibonacci

Papo Lendario sobre Mitra

Musica Final: Os Números — Raul Seixas

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

9 comentários em “Papo Lendario #71 — Muito Além da Matematica”

  1. Correções: as notas musicais, pelo menos na escala pitagórica, são divididas em 12 intervalos, sendo 7 notas e 5 acidentes (bemóis ou sustenidos).
    O papel a4 tem proporção 1 : raiz de 2 e não 1: 1,618 (proporção aurea). O formato auto-replicante é uma caracteristicas dos retângulos de proporção irracional. Por exemplo, um retangulo de proporções 1:raiz de 3 quando dividido em 3 partes gera 3 retângulos de mesma proporção. A mesma coisa vale pros retângulos raiz de 4, raiz de 5 e assim por diante.

  2. Gostei bastante desse episódio. Só pra acrescentar um pouco ao assunto das formas da natureza. Vírus normalmente tem uma simetria definida ou helicoidal ou icosaédrica, que vem a ser um arranjo de triângulos quase perfeito. Justamente essa é a forma mais sólida que qualquer arranjo de proteínas virais (que são repetitivas) pode assumir.

    Acho interessante enxergar a geometria de estruturas tão pequenas.

  3. Comentando a questão das lenda dos generais chineses, a versão que eu sempre vi desta história conta com 7 generais e não 10.

    No livro “Figuras da imanência”, François Jullien a utiliza para exemplificar essa idéia de que o chines olha mais para qualidade do que para quantidade.

    Sendo 7 generais, se 3 votariam contra a guerra e 4 a favor, os 3 ganhariam, pois este número para o chinês clássico é atrelado a continuidade enquanto 4 a morte.

    Algumas outras informações que lembro desse livro:

    Além do que vocês falaram sobre o número 3, ele seria atrelado a continuidade pois passa a ideia de uma trilogia: um inicio, meio e fim que irá se repetir. Olhando para o ideograma, a ideia de que existe um centro com dois extremos em rotação continua, porém desordenada. Como se o traço central ficasse vagando no espaço, enquanto os outros dois girassem a sua volta.

    O número 4 é atrelado a morte pois em quase todas as línguas orientais a pronúncia desse ideograma é a mesma do ideograma para morte. Inclusive seu ideograma se parece muito com uma caixa, ou seja, a caixa fica imóvel, morta.

    O número 6 faria referência a duas trilogias, passando a ideia de totalidade, assim aquele movimento desordenado do 3 ganha um centro “invisivel/imanente”, enquanto o 3 pode ir para qualquer lugar, o 6 é contido em si mesmo, ele tem um centro fixo referente aos dois trigramas em rotação.

    O número 8 é sempre atrelado a ideia de fortuna e sorte, pois a pronúncia do ideograma para 8 é a mesma do ideograma para fortuna, mas tem mais uma curiosidade, as Olimpíadas sempre são em junho/julho, mas as de Beijim começaram em 8/8/2008 às 8 da noite.

    O ideograma para o número 1 possui a mesma pronúncia do ideograma do verbo desejar/potencializar. Assim o número 14 é considerado ainda pior que o 4, pois você estaria desejando a morte. Outro número importante por causa disso é o 108, algo como desejar a fortuna, ele aparece em todos os lugares, por exemplo: nas artes marciais, as 108 técnicas de louva-deus/karatê/tigre e na religião, as 108 virtudes de buda.

    Um número interessante para o chines é 10000, para o chinês clássico qualquer coisa que dure 10000 durou para sempre. Por isso eles falam que o tempo dos imperadores lendários da china foi 10000 antes da primeira dinástia.

    Como eles possuem essa questão da pronúncia e do próprio ideograma eles conseguem tirar significado de quase tudo.

    François Jullien é considerado um dos maiores Sinólogos de todos os tempos e é leitura obrigatória para entender o pensamento chinês clássico, entretanto seus livros são um pouco áridos sendo até díficil encontra-los por aqui.

  4. estava ouvindo o post e me interrecei pela musica que toca aos48, 49:00 minutos… poderiam me dizer qual musica era???

  5. Fala Douglas!!

    No momento em que voce falou temos duas musicas, uma é do Harry Potter, infelizmente não sei dizer qual, mas é do primeiro filme.

    A segunda é a musica “I am the Doctor”, trilha sonora da quinta temporada da serie Doctor Who, no entanto em uma versão ao vivo.

  6. Ja vi que vocês são como eu que de tempos em tempos, separam uns dias para faze final no Mario, Sonic e Chrono Trigger!!! hehehe!!!

    Tava olhando as minhas anotações aqui e ta um verdadeiro caos o que eu queria comentar nesse episodio, então vou abandoná-las e comentar somente o mais importante:

    “O sentido da vida, do universo e tudo o mais é…”

    42!!!!

    Agora só falta descobrir e pergunta certe, porque a resposta ta ai!!!

Comentários encerrados.