Papo Lendario #71 — Muito Além da Matematica

Escritos Lendários – Mito e Religião na Grécia Antiga
03/11/2012
Trailer Papo Lendário – O Começo do Fim
14/11/2012

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, Pablo de Assis e Felipe Nunes conversam sobre o simbolismo ao redor dos números.

Conheça sobre o aspecto qualitativo dos números.

Entenda a relação de matematica e musica.

Saiba mais sobre os calendarios e como estes podem ser diferentes.

Conheça a magnifica proporção aurea.

Veja como os sistemas divinatórios estão ligados com os numeros.

Links

Donald no País da Matemagica

A História do Número 1 (documentario do History, mas é bom e não tem alienigenas)

Monalisa Fibonacci

Templo Fibonacci

Água Fibonacci

Tornado Fibonacci

Papo Lendario sobre Mitra

Musica Final: Os Números — Raul Seixas

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Chrono Trigger tocando de ínicio ou impressão minha? rs

  • Glauber

    Correções: as notas musicais, pelo menos na escala pitagórica, são divididas em 12 intervalos, sendo 7 notas e 5 acidentes (bemóis ou sustenidos).
    O papel a4 tem proporção 1 : raiz de 2 e não 1: 1,618 (proporção aurea). O formato auto-replicante é uma caracteristicas dos retângulos de proporção irracional. Por exemplo, um retangulo de proporções 1:raiz de 3 quando dividido em 3 partes gera 3 retângulos de mesma proporção. A mesma coisa vale pros retângulos raiz de 4, raiz de 5 e assim por diante.

  • Marlon Ribeiro

    Sim Diego é o tema do Frog (sapo) de Chrono Trigger

  • Alías duas músicas de Chrono Trigger detectei no episódio hehehe

  • José

    Gostei bastante desse episódio. Só pra acrescentar um pouco ao assunto das formas da natureza. Vírus normalmente tem uma simetria definida ou helicoidal ou icosaédrica, que vem a ser um arranjo de triângulos quase perfeito. Justamente essa é a forma mais sólida que qualquer arranjo de proteínas virais (que são repetitivas) pode assumir.

    Acho interessante enxergar a geometria de estruturas tão pequenas.

  • Comentando a questão das lenda dos generais chineses, a versão que eu sempre vi desta história conta com 7 generais e não 10.

    No livro “Figuras da imanência”, François Jullien a utiliza para exemplificar essa idéia de que o chines olha mais para qualidade do que para quantidade.

    Sendo 7 generais, se 3 votariam contra a guerra e 4 a favor, os 3 ganhariam, pois este número para o chinês clássico é atrelado a continuidade enquanto 4 a morte.

    Algumas outras informações que lembro desse livro:

    Além do que vocês falaram sobre o número 3, ele seria atrelado a continuidade pois passa a ideia de uma trilogia: um inicio, meio e fim que irá se repetir. Olhando para o ideograma, a ideia de que existe um centro com dois extremos em rotação continua, porém desordenada. Como se o traço central ficasse vagando no espaço, enquanto os outros dois girassem a sua volta.

    O número 4 é atrelado a morte pois em quase todas as línguas orientais a pronúncia desse ideograma é a mesma do ideograma para morte. Inclusive seu ideograma se parece muito com uma caixa, ou seja, a caixa fica imóvel, morta.

    O número 6 faria referência a duas trilogias, passando a ideia de totalidade, assim aquele movimento desordenado do 3 ganha um centro “invisivel/imanente”, enquanto o 3 pode ir para qualquer lugar, o 6 é contido em si mesmo, ele tem um centro fixo referente aos dois trigramas em rotação.

    O número 8 é sempre atrelado a ideia de fortuna e sorte, pois a pronúncia do ideograma para 8 é a mesma do ideograma para fortuna, mas tem mais uma curiosidade, as Olimpíadas sempre são em junho/julho, mas as de Beijim começaram em 8/8/2008 às 8 da noite.

    O ideograma para o número 1 possui a mesma pronúncia do ideograma do verbo desejar/potencializar. Assim o número 14 é considerado ainda pior que o 4, pois você estaria desejando a morte. Outro número importante por causa disso é o 108, algo como desejar a fortuna, ele aparece em todos os lugares, por exemplo: nas artes marciais, as 108 técnicas de louva-deus/karatê/tigre e na religião, as 108 virtudes de buda.

    Um número interessante para o chines é 10000, para o chinês clássico qualquer coisa que dure 10000 durou para sempre. Por isso eles falam que o tempo dos imperadores lendários da china foi 10000 antes da primeira dinástia.

    Como eles possuem essa questão da pronúncia e do próprio ideograma eles conseguem tirar significado de quase tudo.

    François Jullien é considerado um dos maiores Sinólogos de todos os tempos e é leitura obrigatória para entender o pensamento chinês clássico, entretanto seus livros são um pouco áridos sendo até díficil encontra-los por aqui.

  • Douglas

    estava ouvindo o post e me interrecei pela musica que toca aos48, 49:00 minutos… poderiam me dizer qual musica era???

  • Fala Douglas!!

    No momento em que voce falou temos duas musicas, uma é do Harry Potter, infelizmente não sei dizer qual, mas é do primeiro filme.

    A segunda é a musica “I am the Doctor”, trilha sonora da quinta temporada da serie Doctor Who, no entanto em uma versão ao vivo.

  • Ja vi que vocês são como eu que de tempos em tempos, separam uns dias para faze final no Mario, Sonic e Chrono Trigger!!! hehehe!!!

    Tava olhando as minhas anotações aqui e ta um verdadeiro caos o que eu queria comentar nesse episodio, então vou abandoná-las e comentar somente o mais importante:

    “O sentido da vida, do universo e tudo o mais é…”

    42!!!!

    Agora só falta descobrir e pergunta certe, porque a resposta ta ai!!!