A Criação dos Homens

Sobre o Céu — Constelações: Argo
19/09/2015
Papo Lendário #128 – Apresentando o Ocultismo
22/09/2015

Géia, a Terra, foi mãe das Titânidas e dos Titãs. Dentre estes dois grupos estão Jápeto, Oceano e Tétis, além, é claro, de Cronos e Réia. De Oceano e Tétis nasceu Clímene. Esta se casou com Jápeto, do qual teve quatro filhos: Atlas, Menécio, Prometeu e Epimeteu.

Prometeu era previdente, sábio, vivia pensando em certas coisas que nunca contava. Um dia, no início do império de Zeus, os deuses começaram a suspeitar de que Prometeu pensava, tanto que ficava horas dentro de uma gruta, raramente saia e, quando saia, vinha sempre distraído, pensativo. Zeus, que não se aguentava de curiosidade, decidiu segui-lo. Tentou perceber os movimentos de Prometeu, mas nada descobriu. Então, ele decidiu entrar. Viu uma figura, uma estátua masculina perfeita, feita de argila. Era o homem!

No início, Prometeu fez uma estátua destas para cada deus, que seria como uma máquina material para o mundo de Géia, tendo Têmis dado à essa estátua a vida. Porém não era o objetivo de Prometeu: ele queria um ser que comandasse o mundo.

Um dia, Prometeu resolveu fazer, sozinho, o ser que tanto sonhava para o mundo de Géia. Após moldar uma estátua, de corpo andrógeno e com a aparência dos deuses, não sabia como dar-lhe a vida. Decidiu procurar a rainha das Ninfas do bosque sagrado, as Alseides, e pediu auxílio. Ela o disse que ele deveria conseguir a melhor carne do touro que seria sacrificado aos deuses. Dela ele teria que extrair o sangue e banhar a estátua no terceiro dia de lua cheia. Quando chegasse o dia, ele teria que pegar um pouco do fogo sagrado, e, com este sendo segurado por ele sobre a cabeça da estátua, deveria recitar algumas palavras que ela iria dizer a ele.

[img]https://www.mitografias.com.br/wp-content/uploads/2015/04/prometeu.jpg[/img]

E foi isto que fez: separou a melhor carne e as vísceras dos ossos, deixando o que sobrou em um monte coberto com a pele do animal, os ossos ficariam em outro monte, coberto com a capa de gordura branca do animal. Extraiu o sangue da carne e das vísceras, e banhou a estátua quando a Lua estava bem no alto. A chegada do dia, Prometeu roubou uma porção do fogo da carruagem de Hélio (o fogo sagrado), segurou-o sobre o boneco e repetiu as palavras que a rainha das Alseides dissera- lhe. Assim, a estátua se transformou em um homem, um ser vivente, que comandaria a Terra.

Zeus, como castigo a desobediência de Prometeu, mandou que levassem-no e prendessem-no no Monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia vinha e comia uma parte de seu fígado, que se regenerava durante a noite.

Aos homens o castigo foi diferente: visto os homens serem imortais, Zeus mandou que Hefesto fizesse uma estátua feminina, e que fosse muito bela. As deusas deram-na a dádiva da vida. A estátua que se transformara em uma linda mulher, seduziu Epimeteu e abriu a caixa que Prometeu entregou aos cuidados do irmão. A caixa espalhou todos os males que retiravam dos homens o estado de imortalidade.

A liberdade de Prometeu veio de Héracles, que matou a águia que comia o fígado de Prometeu.

  • Diego Miyabi

    Deveria ter colocado o nome da mulher huahaaa Eita Pandora xD