Papo Lendário #123 — A Mitologia de Lovecraft

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Pablo de Assis e os convidados Carlos Orsi e Eduardo Sporh (Filosofia Nerd) conversam sobre a mitologia criada por H.P. Lovecraft.

Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn

Conheça os monstros criados por H.P. Lovecraft.

Ouça quem é o verdadeiro Dagon.

Veja quais aspectos tornam tal obra uma mitologia.

Musica Final: Hey There Cthulhu — Eben Brooks

LINKS

Anticast sobre “Os Mitos de Cthulhu” com Carlos Orsi

Desconstruindo sobre Lovecraft

Lil Cthulhu

Call for Cthulhu

Bestiário Lovecraftiano

Call of Cthulhu – Trailer

Um Sussurro Nas Trevas – Trailer

Cthulhu no Freakzoid

Cthulhu VS Caça-Fantasmas

Papo Lendário sobre Hellboy

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

21 comentários em “Papo Lendário #123 — A Mitologia de Lovecraft”

  1. Lembrei imediatamente de um jogo antigo para PC de 1995, Prisoner of Ice ou Call of Cthulhu: Prisoner of Ice da Infogrames. Isso me levou a lembrar do jogo também da Infogrames, “Alone in the dark”, para PC de 1992. Ambos baseados em H.P. Lovecraft.

  2. Fala galera! Finalmente, estava aguardando este episódio desde que o Leonardo comentou que estava lendo Lovecraft durante um Podchurras!

    Muito bom o epísódio, meus parabéns! Embora eu sei que o foco de vocês é na mitologia em si, acho legal acrescentar um detalhe bacana sobre a estrutura literária que Lovecraft utilizou em vários de seus principais trabalhos. Como via de regra seus contos e novelas são narrados em primeira pessoa, o leitor já tem por premissa que o narrador sobrevive, o que poderia tirar parte da tensão. Para compensar, Lovecraft adota uma narrativa cronológica um pouco truncada: ele conta o início da história, pula uma certa parte para contar os fatos posteriores e depois volta para contar o ápice da história, sendo a informação-chave assustadora ou espantosa é a última parte da história, quando não é exatamente a última frase. Assim, o impacto sobre o leitor fica maior – cuja mente não tem tempo de “desacelerar” da história e essa impressão perdura por mais tempo depois do término da leitura.

    Mais uma vez parabéns pelo ótimo programa! Abraços!!

  3. Paulo Emilio Carneiro dos Santos.

    Parabéns pelo cast. Mas esqueceram de mencionar o filme “In the Mouth of Madness”, do John Carpenter, com o Sam Neil. Gostei bastante por explorar mais a questão do terror e horror psicológico do que de aspectos visuais. Uma dica que vale a pena também, é o livro de ilustrações “The art that should not be” do Walter Pax, ilustrador do Rio Grande do Sul. A editora Hedra tem trazido algumas obras dele. Vale a pena conferir. Também tenho uma tatuagem do Chulthullu e constantemente passo pela mesma situação. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Valeu pelo Cast. Abraços.

  4. Por favor, como vocês são letrados nas obras de Lovecraft, ponham pra gente a leitura recomendada e, como o Eduardo falou, cronologicamente. Tenho certeza que alguém virgem (na obra de Lovecraft) poderá aproveitar melhor essa seara já desbravada pelos senhores.

  5. Ótimo episódio pessoal. Eu fui conhecer Lovecraft por causa de Hellboy, que realmente pega muitos conceitos do escritor e deixa isso bem claro. Depois disso bateu curiosidade e fui ler uns contos. E aí sim que comecei a ver como Lovecraft permeia a cultura pop. Uma dúvida, Lovecraft bebe bastante da cultura egípcia não? O próprio Necronomicon, eu acho que ele está bastante relacionado com o “Livro dos Mortos” dos egípcios, embora os objetivos sejam bem distintos.

    Um jogo bem recente e que empresta muitos conceitos do autor é Bloodborne (PS4). A história é bem intrincada, e os “ancient ones”, assim como a loucura estão bem representados. Um dos status dos personagens é o “discernimento”, e quando percebi o quanto ele se equipara a loucura dos personagens dos livros de Lovecraft, eu achei bem legal.

  6. Caramba… tenho que reconhecer… não me lembro de ter lido Lovercraft. Vou procurar uma biblioteca o mais rápido possível para corrigir esta minha falha de carácter… assim qdo terminar uma edição especial do Conan, que, pelo que ouvi, tem muuuuuuitos monstros Lovercraftinianos.
    Gostei muito do programa.

    Excelente trabalho, como sempre!

    aLx

    1. Alx, se nunca leu nada do Lovecraft, recomendo começar por: A Cor que Veio do Espaço, Nas Montanhas da Loucura, Um Sussurro nas Trevas, e O Chamado de Cthulhu. Os ultimos tres são os mais conhecidos dele, e de fato são o que mais mostram o estilo do autor.

      1. Opa! Muito obrigado pelas dicas!
        Vou procurar estes livros.

        Aliás, qdo li Asimov, uma das maiores dúvidas que tive foi justamente o que ler e em que ordem.
        Assim, neste momento, qq ajuda é valiosa.

        Abraços.

        aLx

      2. Leo, também comecei a ler Lovecraft com essa edição medonha da Francisco Alvez, capa amarela berrante com as lagostas. Hoje minha edição está totalmente surrada, com páginas caindo. Comprei o livro novo, no comecinho dos anos 90, mas fiz questão de emprestá-lo para o maior número de amigos, com o intuito de catequisá-los com o evangelho dos Mitos.

  7. Povo do mitografia, eu tenho uma sugestão de tema para vcs. Nao sei se vcs iram aceitar, mas de qualquer forma, vou
    deixar aqui. Vc poderia fazer um ep. de BATALHA DOS DEUSES, MMA dos DEUSES( e outros seres mitológicos), um crossover mitológico. Enfim, uma ideia para um episodio que não exigiria muito preparo e que seria mais uma brincadeira.

  8. Povo do mitografia, eu tenho uma sugestão de tema para vcs. Nao sei se vcs iram aceitar, mas de qualquer forma, vou deixar aqui. Vcs poderiam fazer um ep. de BATALHA DOS DEUSES, MMA dos DEUSES( e outros seres mitológicos), um crossover mitológico. Enfim, uma ideia para um episodio que não exigiria muito preparo e que seria mais uma brincadeira.

  9. Muito legal, outro podcast que não foi citado que fez um programa foi Ghost Writer que também ficou excelente. Falando no Necronomicon quando saiu o filme Invocação do Mal, teve um video da Warner que entrevistou Lorraine Warren do famoso Museu Warren onde está a Anabelle e um monte de outros objetos macabros, por volta do 2 minutos do vídeo aparece o tal do livro que todo mundo garante que não existe.

    https://youtu.be/8cL44_EyOVk?t=123

    1. Verdade! Tinha esquecido do Ghost Writer! Quanto ao Necronomicon, existir de fato existe, em várias versões, o problema é encontrar alguma citação dele comprovada, anterior ao Lovecraft.

  10. Excelente cast galera! Vocês convidaram as pessoas certas para falar sobre o assunto: Carlos Orsi e o Eduardo Spohr. Já ouvi outros casts com a participação de ambos que tratavam de Lovecraft, e de fato, eles sempre contribuem muito com o tema.

    Uma sugestão que gostaria de deixar, até para que talvez seja mencionado em outra oportunidade, é incluir na pauta a menção de um ilustrador americano de Massachussets chamado Paul Carrick. O site dele é http://www.nightserpent.com, e lá conseguimos ver galerias de trabalhos dele em P&B e coloridos. Muito bacana as ilustrações.

    Na área de informações sobre sua formação, ele narra que estudou na RHode Island School of Design, onde começou a se inspirar nas histórias lovecraftianas para compor seu portfolio. Vale dar uma conferida!

    Abraço.

  11. podia fazer um mitografias sobre historias de faculdade ou ate de infância q fizeram vcs querem falar sobre mitos

  12. Thiago Santiago

    Para quem quiser ler as obras, a Editora Clock Tower está para imprimir a 3ª edição de seu livro O mundo fantástico de H.P. Lovecraft, uma antologia do autor e uma biografia bem completa. Precisa-se de uma tiragem mínima para a impressão, por isso se alguém se interessar em adquirir, sugiro se inscrever na mailing list para mostrar o interesse. Estou esperando essa impressão para ter minha cópia do livro. O fundador da editora é o criador do site http://www.sitelovecraft.com/, um dos mais antigos do Brasil sobre Lovecraft.

Comentários encerrados.