Papo Lendário #17 — O Garoto do Inferno

Leitura de Pergaminhos #02
07/03/2010
Papo Lendário #18 — Os 9 Reinos Nórdicos
30/03/2010

Papo Lendario 17

Nessa edição do Papo Lendário, com a participação especial de Rod Reis, Leonardo Mitocondria, e Juliano Yamada conversam sobre toda a mitologia relacionada ao universo de Hellboy.

Conheça sobre as histórias do principal personagem de Mike Mignola.

Ouça a verdadeira e sombria história do bruxo Rasputin.

Aprenda sobre a lenda de Baba Yaga e diversos outros mitos encontrados nessa fantástica obra dos quadrinhos.

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Olá Mitoleantes!

    Mandando um comentário para parabenizar o cast, está cada vez melhor. Escuto desde o primeiro (apesar de comentar pouco).

    Gostaria de parabenizar o formato desse episódio, a ideia de lançar um cast, com o intuito de desvendar os reais mitos que inspiraram os autores de obras conhecidas, ficou ótima.

    E pensando nesse formato, já cogitaram fazer um cast com elementos do “Fúria de Titãs” na semana do lançamento, depois de assistirem?
    Poderiam até mesmo convidar alguém que manda muito bem de cinema, como a galera do MRG ou RapaduraCast.

    Mais uma vez parabéns pelo cast,
    Abraços!

  • Olá Pessoal do Mitografias!!!

    Adorei esse episódio! Eu só conheci o Hellboy pelo filme e fiquei muito curiosa em ver os quadrinhos.
    Muita coisa que vocês falaram eu desconhecia. Fiquei encantada.
    Eu estou acompanhando os episódios anteriores e estou adorando, eu sou fã desses tipos de assunto. Vocês trazem muita informação bacana pra gente!

    Parabénspelo belo trabalho e até logo.

  • henrique

    Olha gente, confesso que por mais que vocês explorem o lado mitológico da coisa, esses assuntos de quadrinhos não tá bem pra mim…
    Só como feedback, eu sou do tipo que prefere mitologia pura, se é que vocês me entendem.

  • Rafael

    Muito legal esse cast !
    Eu que só conhecia o hellboy dos filmes, fiquei curioso para ver as hqs!
    Parabéns pelo ótimo cast !!

  • Salve senhores da Mitologia! Este episódio foi muito legal principalmente pra mim pq nunca li NADA de HellBoy nos quadrinhos e ao ver o filme muitas coisas ficam soltas e sem sentido.

    Este cast traz um pouco mais de “graça” e sentido para este filme.

    O ponto áureo do episório foi a música final, parabéns pela coragem de colocar o TEMA PERFEITO!

  • Fala galera!! pabéns pelo cast realmente está mto bom e vcs estão evoluindo cada vez mais a cada episódio.
    Não tive a oportunidade de ler a HQ de Hellboy mas depois desse cast eu vou dar uma procurada pra ver se encontro.
    Realmente é dificil uma “Colcha de retalhos” (como vcs mesmos disseram) de várias mitologias dar certo, mas pelo que vcs falaram ficou tudo bem amarrado.

    Vlw e até a próxima.

  • Gostei dos 2 filmes do Capeta em Forma de Guri. Só li a primeira HQ, mas achei interessante. Depois deste Papo Lendário, fiquei curioso pra ler mais histórias do Hellboy.
    Chamar o Rod Reis foi um grande acerto, parabéns!

  • Flávia Santos

    Oiiii pessoal!
    Finalmente estou comentando por aqui. Mas eu sempre ouço-os, apesar de nem sempre conseguir vir aqui para expressar isso.
    Baaaah, adorei esse programa sobre Hellboy! Tanto que eu baixei as HQs do Hellboy pra ler! Minha primeira HQ, que emoção… XD
    Bom, sobre o que vocês comentaram, muitos dos mitos usados em Hellboy eu já conhecia, mas de outros meios. O Rasputin é um cara tri conhecido pra quem viu, ao menos uma vez na vida, o desenho da Anastácia, onde ele é o vilão e é um morto-vivo (lembram que ele vive se desmontando e o pobre morceguinho albino tem que ficar montando o bruxo?).
    A Baba Yaga e a historia da bonequinha, apesar de serem historias bem sombrias, eu li em um livrão gigantesco que minha amiga Naná tem (ou tinha, depende da situação financeira dela, já que quando a querida quer dinheiro ela vende tudo que tem…) chamado “Um Tesouro de Contos de Fada”. Lá tem essa historia da bruxa e da menina dona da boneca. Era a minha historia favorita! É cheia de desenhos que passam bem o que essa bruxa é. Aliás, falando em Baba Yaga, a autora de livros Tatiana Belinky, que nasceu na Letônia, comenta várias vezes sobre essa bruxa em seus livros e com a mesma entonação que nós usariamos ao falar de uma bruxa que, no nosso folclore realmente assusta (eu poderia usar a Cuca como exemplo, mas aquilo não assusta nem piá).
    Sobre os Homunculus, quem já viu ao menos uma minina sinopse de Fullmetal Alchemist, já leu esse nome. Lá esses seres são o que nascem depois que se tenta reviver uma pessoa por meio da alquimia. Ela se torna um “demonio” com a forma distorcida da pessoa morta, ficando totalmente sem sentimentos. Lá é bem legal a maneira como eles são mostrados. Espero que vocês conheçam FMA, que é um dos meus animes mais amados e que vale MESMO ser visto!
    Adorei o programa! Gostei muito mesmo! Espero conseguir comentar aqui mais vezes agora.
    Um abraço a todos do Mitografias e até a proxima!

    Flávia Santos, 17 anos
    Porto Alegre – RS

  • Ficou excelente a participação do Rod Reis e do Juliano Yamada…
    Não li muitas histórias do Hellboy. Vou procurar mais.
    Ficou muito bom o podcast.

  • Nunca li Hellboy, estou com um encadernado que peguei emprestado, mas não li ainda, o programa me deu vontade de ler ele logo.

    Os nazistas realmente tinham uma ligação com mitologia e misticismo, principalmente com a mitologia nórdica, vi um documentário que dizia que hitler era um grande apreciador das óperas de Richard Wagner, a qual ele classificava como parte da “verdadeira arte.”

    A personagem da Baba Yaga, além de Hellboy já apareceu em outra HQ, Fables. no último encadernado que foi lançado no Brasil ela aparece como uma agente do inimigo das fábulas.

  • Nunca nem assisti Hell Boy!!! Mas achei a estória interessante…

    Episódio empático sem conteúdo!!!

    Sigo escutando!!! Até mais!!!

  • Felideo, agradeço por estar ouvindo todos os episodios e estar comentando nos mesmos!

    Mas esse eu vi que voce achou sem conteúdo, o que lhe desagradou nesse episodio? Mesmo sendo antigo é bom saber para estarmos sempre melhorando!