Papo Lendário #106 — Conhecendo o Conhecimento

Escritos Lendários: A História de Algumas Religiões
23/08/2014
Mitóglifos 004 — Zumbi
05/09/2014

Papo Lendario 106

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Pablo de Assis e Nilda conversam sobre a ciência, o conhecimento e a Verdade.

Compare conhecimento religioso, conhecimento mitológico e conhecimento científico.

Decida se é possível aproximar religião e ciência.

E aprenda o que Fernando Pessoa tem a ver com tudo isso!

–Participação especial de Thor e Odin (entendedores entenderão).

Musica Final: Quem Leva a Sério o Quê? — Matanza

Participe da antologia “Fora do Mapa”

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Fala Galera do Papo Lendário. Adorei o cast, ainda mais que teve a participação da Nilda. Chame a mais vezes 🙂

    Sobre a Antologia, achei incrivel. Tanto que já espalhei pro pessoal que gosta.

  • Posso fazer duas divulgações? rs. Até pq é um desenho que fez muito sucesso, marcou uma geração e está fazendo aniversário de 20 anos no Brasil. Ah e claro, o tema principal é Mitologia. (Graças a esse desenho que tive o primeiro contato com o msm e me fez interessar e correr a tras do assunto que tanto amo hoje.)

    1º Os Cavaleiros do Zodíaco – A Lenda do Santuario (Filme CG de 2014). E pra quem gosta de filmes dublados é claro que terá a dublagem brasileira clássica do desenho).
    Estreia 11 de Setembro nos cinemas com classificação Livre. (E com a presença do produtor do filme)

    Evento do Facebook https://www.facebook.com/events/287959304718314/?fref=ts

    2° Como a série completa 20 anos no Brasil, a Playart(detentora dos direitos autorais por aqui) fará um evento de 6 dias no cinema (Dois finais de semana) com exibições de episodios e filmes e terá brindes etc. Ocorrerá entre 29/08 até 07/09. (Terá até homenagem ao dublador do Camus que morreu ano passado)

    Informações da programação e local pode ser lida aqui http://www.cavzodiaco.com.br/noticia/22/08/2014/20_anos_da_serie_no_brasil_playarte_comemora_os_20_anos_de_cavaleiros_do_zodiaco_no_brasil_com_evento_oficial_de_6_dias_no_cinema_episodios_marcantes_e_todos_os_filmes_na_telona_homenagem_ao_dublador_valter_santos_ganhe_brindes

    Ou pelo Site Oficial http://www.playartepictures.com.br/cdz/

    É isso e obg ^^

  • Wender Lemes

    Salve, pessoal. Gostei muito deste episódio, até porque o anterior (#105) havia me lembrado da minha dificuldade ao estabelecer qualquer conceito sólido de Verdade. Pude perceber que as minhas dúvidas não são tão simples quanto pensava, inclusive porque vocês mostraram não um, mas alguns conceitos de Verdade. Gostei também porque sou graduando em Letras e pude ver um dos poetas que estudei sendo abordado no podcast. Mais interessante ainda foi ver a concepção de pós-modernismo sendo abordada e pensar em Fernando Pessoa logo em seguida, sendo que ele, através das personificações de seus heterônimos, consegue contemplar perspectivas diversas de realidade. Enfim, é um episódio que eu verei novamente mais algumas – várias – vezes.
    Parabéns por mais um bom trabalho.

  • Lucas Ferraz

    Olá pessoal! Fenomenal o cast!

    Quando ouvi o Leonardo falando no comecinho de Fernando Pessoa, eu sabia que seria de Alberto Caeiro em o Guardador de Rebanhos. Eu acho incrível a produção dele sob esse pseudônimo e sempre refleti muito sobre esses poemas, todo esse lance do sensacionismo e recusa do misticismo. “Pensar é estar doente dos olhos” expressa isso muito bem, pra que pensar, pra que tentar racionalizar o mundo quando ele está na sua frente para ser vivido?
    Óbvio que tenho milhares de motivos para isso, mas no que tange a divindades ou questões metafísicas, tendo para esse lado. Vejo muita gente tentando racionalizar a divindade, e vejo nessa visão de mundo que Pessoa passa através de Caeiro uma coisa bastante Taoísta, pois o Tao Te Ching trás isso de que o Tao é incompreensível pois o limitado (no caso, o homem) não pode compreender o ilimitado (Tao), nem mesmo nomeá-lo, pois nomeá-lo seria limitá-lo, e o único modo de vislumbrá-lo seria sem tentar entende-lo, mas se deixar ser invadido por ele, através de contemplação. Isso tudo é algo que eu acho muito interessante, e de algum modo relaciono com os poemas de Caeiro. De qualquer forma faz muito tempo que não leio nada de ambos, o que acham disso?

    Abraço!
    Lucas Ferraz

    • Eu acho ótimo, Lucas!

  • Deângelo

    Ótimo cast e parabens, gostei muito das discussões levantadas neste e no cast passado.

  • alexandre buhler

    Parabens pelo cast =D curti muito o desfecho e a ligação com o assunto anterior!

  • Daniel Lopes

    Fala pessoas!!

    Muito bom este episódio, bom não, ÓTIMO.

    sobre o conhecimento e a verdade em suma, venho acreditar que, pelo nosso estado de raciocínio e de desenvolvimento de raciocínio, estamos fadados ao embate com o materialismo.

    Fazendo um retrocesso de períodos, dos mais remotos aos atuais, sempre nos deparamos com pensamentos e teorias que vão ao embate de conhecimento x verdade.

    voltando em Berkeley, onde o conhecimento humano era algo imaterial, apenas uma resposta sensorial, e até mesmo voltando em Gordon Bruno e tantos outros panteístas, podemos perceber que todo nosso conhecimento, seja científico ou espiritual, crendo ou não, é uma forma de descobrir a realidade de Deus, seja Ele Jeová, Allah, G.A.D.U, O Universo ou simplesmente o Player 1 jogando The Sims com a nossa realidade.

    E sim, ciência e religião estão na mesma levada, descobrindo a mesma coisa, o grande problema é que Homens desvirtuam tudo.

    Abraços fraternos e obrigado pelo material fenomenal.

  • Thiago BF

    Pequena observação: Segundo O Gua para voar vc tem q errar o chão, e não esquecer que esta caindo.

    • Tem uma cena no “A vida, universo e tudo mais”(ACHO que é esse, pode ser um outro depois do Restaurante…) que Arthur Dent aprende a voar quando ele, caindo, vê uma mala que havia sido extraviada em um vôo há alguns anos e via pasmo com isso e, enquanto ele pensava sobre a mala e a improbabilidade de ela estar lá, ele “esquece” de cair e começa a voar… 😉