Papo Lendário #90 — A Galera do Mal

Nesse episódio o Papo Lendário Leonardo Henrique, Felipe Nunes, Pablo e os convidados Ivan Mizanzuk (Anticast) e Eduardo Spohr (Filosofia Nerd) conversam sobre o que é a demonologia, e os aspectos dos demônios.

Entenda o que é demonologia.

Saiba o que é um Daemon.

Conheça Mara, Iblis, e outros possíveis demônios.

Entenda porque a capetisse rolava solta na Idade Média.

Musica Final: Sympathy for de Devil — Rolling Stones

LINKS:

Filosofia Nerd

Anticast – podcast sobre design

Papo Lendário 20 – O Chifrudo de Mil Nomes

Anticast 91 – O Livro das Mil e Uma Noites

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

13 comentários em “Papo Lendário #90 — A Galera do Mal”

  1. Olás!

    Ótimo tema, excelentes participantes e um episódio extraordinário.

    Sobre os daemons: na hora me lembrei dos daemons da trilogia Fronteiras do Universo, do Philip Pullman.
    No mundo primário retratado nesta trilogia todos nascem com um daemon, que assume a forma de um animal, e é tão ligado à pessoa que acaba mostrando/moldando muito da personalidade e caráter desta pessoa.
    Vale a pena conferir esta trilogia e as idéias e críticas apresentadas pelo autor.

    E gostei de terem apresentado uma visão da Idade Média que destoa do senso comum.
    🙂

    abraços

  2. Esse foi um dos melhores episódios de vocês, poxa, estão de parabéns! Como dito, o Ivan tá de parabéns por ter lançado outra ótica sobre a idade média. Não que achei que não pudesse ter sido diferente, mas há assuntos que simplesmente não paramos muito pra pensar sobre.

    Junto com o episódio do Hellboy, esse aí entra no meu top 5!

  3. Quando vi o título, já fui baixando. Ouvindo: “Aqui é Pablo, …. aquiê é Eduardo Spôar…”. “Pronto, ficou épico”, pensei. E né que foi mesmo?

    Agora o comentário padrão que eu sempre deixo no Ramdomcast, mas que hoje é do PL: Graças a vcs consegui suportar a viagem no comboio do inferno, vulgo Rio Doce – CDU. Ironicamente, foi como eu fui e voltei da aula. =D

  4. Só uma crítica: Esse é o segundo ou terceiro PL que ouço no ônibus, acho que é a voz de Pablo que fica sempre meio ruim de ouvir com barulho externo, totalmente o contrário de Spohr. Fiquei mexendo no volume o tempo todo.

  5. Excelente episodio!

    A participação do Edaurdo Spohr, com certeza fará desse um dos mais baixados e um dos melhores.

    O eduardo Spohr, praticamente confessou que ja é um integrante do Papo Lendario 😀 Isso ja fez o meu dia

    Deamon, me lembrou do Daemon Tools, o emulador de disco virtual, deve ter algo relacionado, sei la, tipo Nero e gravação de CD xD bem whatever xD

  6. Ótimo cast, aguardo o próximo com a temática, e de preferência que os participantes deste possam participar, ou a maioria.
    Só para constar só conheci o cast por indicação do Spohr, via twitter.

    Abraço.

  7. Excelente episódio! Estão de parabéns.
    Estou gostando muito da variação de temas. Os de psicologia eu “reouço” de vez em quando devido a tanta informação interessante junta!

    Assim como a Nilda, que comentou acima, a parte sobre os daemon também me lembrou bastante da trilogia Fronteiras do Universo. “Espíritos-guia que acompanham as pessoas.”

    Me diverti muito com o Eduardo Spohr surtando por nunca ter ouvido falar em “cristadelfianos” – a tal denominação cristã que acredita que os demônios na verdade são os deuses pagãos.

    O Eduardo Spohr: “Qualé essa religião? Qualé essa parada? Mas que que é isso? Da onde é?”Quem são esses caras?”

    Não sei por que, mas pra mim ficou parecendo que, quando Spohr estudava para escrever A Batalha do Apocalipse ele precisou de uma referência parecida na qual se basear e não achou. Então teve que escrever na raça. hehe

    Quem leu o livro dele conhece seu conceito sobre o “plano etéreo”, que abriga espíritos personificados sob a forma de divindades tribais, ou seja, deuses pagãos. São herois e outros que passaram a ser adorados depois da morte e, por isso, se tornaram entidades poderosas. Alimentadas pelas preces de seus fieis, as entidades não quiseram subir ao paraíso e mais tarde tornaram-se uma ameaça para os celestiais.

    (Isso não é spoiler, é de um trecho sobre as ‘Guerras Etéreas’ do livro de Spohr divulgado na Revista Veja).

    São conceitos bem parecidos, na minha opinião. Eduardo deve ter se assustado ao pensar que se tratava de um conceito antigo que ele deixou passar despercebido em suas pesquisas. Mas deve ter ficado mais calmo depois da explicação que lhe deram.

    Estou ouvindo vários episódios antigos do Papo Lendário.
    Mais uma vez, parabéns pelo ótimo conteúdo!

  8. Excelente podcast.. Me divertir horrores com humor contido nele. Mas algo interessante é como nossa visão sobre essas imagens históricas mudam de acordo com local e com época. Sendo que algumas épocas eles são bem aceitos e visto pela sociedade enquanto em outras são rejeitados. É dilema entre preferẽncia de um héroi e um anti-héroi (ou vilão se torna um anti-héroi).Mas aqui faço uma defesa ao diabo. Se deus sabia de tudo que iria acontecer, porque deixou dia agir daquele modo. É tipo amigo deixa o colega bebado pegar um traveco.

  9. Olha só.. gostei tanto deste episódio que até recomendei ele no Episódio 11 do Os Comentadores! Sensacional saber de culturas que foram “rebaixadas” para o status de DO MAL® (créditos aos PodTrash) para que um novo DEUS fosse imposto à sua cultura.

    Acaba parecendo que o DO MAL® é o outro lado da história. O ponto de vista de quem “perdeu”.

    Abraços. Parabéns pelo episódio.

    aLx
    http://telhacast.com/comentadores/

Comentários encerrados.