Papo Lendário #20 — O Chifrudo de Mil Nomes

Papo Lendário #19 — Conversa de Gente Grande
13/04/2010
Leitura de Pergaminhos #03
02/05/2010

Papo Lendário 20

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria, Juliano Yamada, e Pablo de Assis , conversam sobre uma personalidade única, o Capeta, o Diabo, o Cão, o Satã, ou seja lá como você queira chama-lo.

Conheça além da origem bíblica de Lucifer, as origens relacionadas a outras mitologias.

Saiba o significado de seus diversos nomes.

Veja quais são os filmes e músicas favoritas do Capeta!

E aprenda sobre a origem do Heavy Metal.

Links:

Chapolim – Episódio “De Acordo com o Diabo” (parte 1)

Chapolim – Episódio “De Acordo com o Diabo” (parte 2)

Chapolim – Episódio “De Acordo com o Diabo” (parte 3)

Quadro de Bosch – “O Jardim das Delicias”


Clipe de “The Devil Went Down To Georgia” (Versão de Primus)

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Flávia Santos

    Programa literalmente “FROM HELL!”
    XD
    Irei ouvir amanhã de dia e depois digo o que achei.
    Abração!!!

  • Leonardo G. de Penêdo

    Muuuito boa a ideia.

    Estou um tanto atarefado, mas assim que conseguir uma folga vou ouvir esse papo lendário.

    parabéns! =D

  • Lord Balrog

    Muito bom. Parabéns a vocês — primeira vez que ouço, e devo dizer que vocês conhecem bastante de vários fatos em pontos diversos.

    PS: Odeio quando começam com essa historia de RPG é coisa do demonio e bla bla bla…
    Tem “tanta” coisa do demonio hoje em dia… ai ai

  • Bubo ‘The Owl’

    Galera parabens aí pra vocês muito bons os casts de vocês!

  • Ficou foda.

    Parabéns.

  • Muito boa a abordagem do tema.
    Só uma pequena correção: no caso de Tony Iommi, foram as pontas dos dedos da mão DIREITA. Ele é canhoto, portanto ele usa a mão esquerda para palhetar as cordas, enquanto que a direita é usada para fazer os acordes no braço da guitarra.
    Outra curiosidade: o riff da música Black Sabbath é um trítono, que, reza a lenda, é um “acorde maldito” da Idade Média, que chamaria o capeta, etc etc. Mas convenhamos, a música é bem macabra.
    Abraço!

  • Esse programa ficou muito bom! Pena que não pude participar. Além de Advogado do Diabo tem outro filme com essa temática, Coração Satânico, em que Mickey Rourke é um detective particular e é contratado por Robert De Niro, um misterioso cliente para encontrar um cantor.

  • Ouvi e adorei!

    Vocês estão melhorando à cada Podcast! =D

    O final eu tive que rir uhauhauhauhaua

    Mas uma coisa, eu acho que Lúcifer não era arcanjo, era um querubim.

  • gordo

    o tema do podcast é muito interessante, mas, caralho, esse cara com língua presa falando é insuportável.

  • Lá no Jardim do Éden Deus não estava querendo que Adão e Eva vivecem na ignorância. Eu tenho um pensamento que é assim. Eu faço uma comparação com alguma droga. Não sei se vai ficar claro mas o meu pensamento é assim: É como se ali no jardim existisse uma droga, Deus proibiu Adão de experimentar essa droga, com o tempo Adão iria aprender sobre ela sem precisar usar… mas a serpente distorcendo as palavras de Deus disse que Deus proibiu ele de usar essa droga para não ter o conhecimento sobre ela, mas que se Adão usasse a sua mente e seus olhos iriam se abrir e ele se tornaria conhecedor das consequencias do uso dela… Então daí vem a lição: Deus queria ensinar a Adão sobre essa droga sem que ele precisasse usá-la, mas a serpente fez Adão conhecer mais sobre fazendo ele usá-la. Agora é só trocar droga por pecado…
    Sobre o que que foi dito que a existência de vários demônios torna o cristianismo um tipo de politeismo, eu discordo, pois assim como existe Deus e vários anjos, existe também Santás e vários demônios, e nao adoramos os demônios, não temos eles como deuses.

  • Samuel Varela:

    Eu tenho minhas próprias crenças, mas entendi sim o que você quis dizer, e faz sentido sim. Quanto ao fato de adorarem os demônios, pelo menos o que eu entendi, já que não participei, foi de algumas pessoas radicais, que atribuem tudo a demônios, falam muito em demônios.

  • É verdade Felipe, você tem razão nisso.
    Já visitei algumas igrejas onde as pessoas falam mais do diabo do que de Deus, dizem que televisão é do diabo, internet é do diabo, proíbem várias coisas, se eu fosse de algumas dessas acho que eles iam dizer que podcasts são do diabo…

  • Olá excelente podcast .sou ouvinte novo e fiquei meio sem vontade de ouvi esse podcast, mais pela temática mais depois de ouvi amei ta no top 10 dos pods tanto na edição tanto na qualidade e esse eps foi muito esclarecedor vlw pessoal ^^

  • Galera, corrigindo uma “canelada”. Quem começou a trabalhar com perspectiva foi Filippo Brunelleschi uns 100 anos antes que Da Vinci.

    É isso aí, sucesso! Obrigado por fazer a hora do trabalho voar. rs.

    Sucesso!