Papo Lendário #50 — Papo Lendário Begins

Papo Lendário #49 — Os Diversos -ismos das Mitologias
16/08/2011
Trailer Papo Lendário #51
06/09/2011

Nesse episódio do Papo Lendario Leonardo, Juliano Yamada (Multiverso DC), Felipe Nunes (Cidade Gamer), Jessy, e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) comemoram 50 edições de podcast no aniversario de 2 anos.

Conheça as origens do podcast e sua evolução.

Saiba como cada integrante conheceu mitologia, e suas crenças.

Agradecimentos aos ouvintes que enviaram o audio para esse episodio:
Dani Toste
Pessoal do Comicpod
Plaiter Pontes
Vitor Hugo
Lucas Yasumura
Nerdmaster
Eduardo Spohr
Pessoal do CineMasmorra
Fabio FatFrog
Felipe Coelho Senna
Felipe
Wellington
Denilson Rocha
Gabriel Perboni
Lucas Coelho
Rod Reis

Musica Final: Versão Remixada de Frog’s Theme

Agradecimentos especiais a Rafael Leonardo pelas caricaturas da equipe lendária!

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Nilda

    Parabéns povo pelo aniversário!!

    Ainda não escutei este podcast, então depois volto pra comentar…

  • Parabéns e muito sucesso!

  • E nasce o Neo-Panteísmo da Jessy e o Ceticismo Místico do Pablo. Por favor não comecem igrejas, mas permaneçam desenvolvendo esses magníficos Conceitos!!! Parabéns!

  • Deângelo

    Parabéns, e que venham mais.

    Estou querendo iniciar um podcast também, e gostaria de dicas de programa para edição de aúdio e hospedagem.

    Abraços.

  • Oi, DeAngelo!
    Vá e conheça o http://www.metacast.info que lá eu comento com Eduardo Sales um monte sobre isso! Inclusive, uma das influências para o início do Papo Lendário foi o Metacast… Entra lá e veja!
    =D

  • Wellington

    Muito bom esse podcast, parabéns pelos 2 anos de aniversário e que venha mais.

  • Zang

    PARABÉNS TIGRADA MEDONHA !!!

  • Parabéns pessoal do papo lendário! Meu nome é Alan,28 anos, ilustrador, e venho aqui parabenizar vocês pelo excelente trabalho que vocês vem fazendo. Não sei se cometei aqui antes ou se essa é a primeira vez, andei muito enrolado nesses últimos meses então a memória já num tá lá aquela coisa, mas enfim, queria ter gravado algum áudio mas acabei não conseguindo, por isso venho aqui para agradecer a vocês pelo auto teor de conhecimento que vocês vem fornecem para pessoas como eu, que gosta mas que não tem muito conhecimento sobre mitologias e coisas do tipo. Conheci o site de vocês há um ano (época em que descobri o que era podcast) através do papo de artista, vocês foram o terceiro podcast que eu comecei a escutar e são um dos poucos que eu ainda sigo, e, assim como o visão histórica, são um dos poucos que se pode ouvir mais de uma vez o mesmo episódio por tratar de assuntos interessantes. Sou agnóstico (mas achei muito interessante o pastafarianismo, ramén, rs) e escutando vocês consigo ter mais argumentos na hora em que cristãos xiitas vem me encher o saco, não faço questão de ficar debatendo, mas as vezes não dá. De resto espero que continuem assim, com esse excelente trabalho e que venham mais 500 papos lendários pela frente.

    Muito obrigado!

  • Parabéns! o podcast de vocês é sensacional e espero que continuem motivados a gravar mais epsódios.

  • Parabéns pelo aniversário!

    Espero que esse bando Lendario continue por muito tempo dissecando os mitos para esses ouvintes.

    Abraço!

  • Salve, lendários.

    Primeiramente, parabéns por alcançarem a marca dos 50 episódios, que venham mais 500 pela frente com muito sucesso.

    Muito bacana saber como vieram a formar essa equipe e as preferências de cada um.

    Abração.

  • Mesmo atrasada (como de costume hehe) eu tinha que comentar:

    Owwwwnnnn que gracinha! descobri o Podcast há pouco tempo mas já tenho um xodó por todos ;]
    Muito sucesso hoje e sempre!!

    Adorei conhecer um pouquinho mais da vida/interesses/referências de cada um dos casters, especialmente do Pablo. Poxa Pablo, vc é uma graça e só puxando uma e outra referência do que vc ia falando, já acumulei um mundo de coisas para pesquisar! Adoro, adoro, adoro vc! ;]

    A propósito super apoio a galera do masmorra cast! Vcs TEM que fazer um epsódio sobre Mitologia japonesa! Falar um poquinho de Uzume, Amaterasu e Susanoo. Sem contar que como referencia nerd dá para falar tbem do jogo para Playstation, Wii e DS do Okami que além de ser uma delicinha, tem Deuses Japoneses *-*

  • A propósito (x2) Jessy, vamô combiná que nem todo wiccano danca pelado no mato, okay? ;]

  • Igor Mendonça

    Muitos parabéns! Eu conheci o Pod. ontem e já estou gostando muito. Não me considero um fã, mas com certeza, alguém que aprecia o trabalho de vocês.E apesar de ter perdido a semana de aniversário do Papo Lendário, estou dando os meus singelos parabéns atrasados.

    Agora, já que vocês estão falando sobre mitologia, vou participar anonimamente. Bem, conheci a mitologia através do ‘cavaleiros dos zodíaco’. Acho a mitologia grega a mais interessante, pois, apesar de batida, ela ainda apresenta diversos mistérios e um “background” muito vasto. Acho que o título de “criação do universo mais legal e bem elaborada” vai para a mitologia hindu e logo em seguida a nórdica.

    Uma coisa que eu discordo é que vocês meio que estereotiparam o ateísmo. Sabe, ser ateu não é “acreditar que não” -afirmar que não-, mas sim “não acreditar que” -não afirmar que-. E existe uma enorme diferença entre as duas coisas. Tanto que, eu, como ateu e também pelos ateus que eu conheço, diria que ser agnóstico é ser ateu e vice-versa. Pois na essência, os dois simplesmente não falam que existe Deus. A única diferença é que o ateu alega: eu não sei se existe e não acredito enquanto não me provarem que sim. Já o agnóstico se prende a primeira oração. Inclusive,até os neo-ateus não afirmam que Deus não existe. Um exemplo é do próprio Daniel Dennet, um dos neo-ateus mais famosos no dia de hoje, que disse (não especificamente sobre a crença em Deus): “eu não estou aqui para provar que isso não é real… eu não posso provar que o Papai Noel não é real, posso?”

    E sabe… o “Iung” que vocês falam é o Carl Jung?

    E Pablo, você não gosta do Freud? Qual o motivo? Bem, eu também não gosto dele. Não sei se é por desconhecimento (provavelmente é), mas suas ideias parecem ser muito pouco fundamentadas. Eu tenho quase certeza que não são, mas essa é a forma que se mostram para mim.

    Sobre a parte de algo existir ou não, discorrida pelo Pablo. Sabe, eu posso sim dizer que uma pedra existe, mas como uma forma de conceito. Eu não posso realmente afirmar que uma pedra é exatamente como estou vendo, pois a realidade é definida por -nossos- sentidos falhos, mas eu posso saber, pelo menos, que a pedra está lá, posso saber do que ela é composta, qual sua função e outras tecnicalidades. Eu posso definir, de uma forma conceitual, que aquilo se faz presente no mundo físico, e principalmente, que pode ser manipulado. E se você pensar que algo existir ou não, só faz alguma diferença se existir alguma consciência para perceber este algo, logo, posso dizer que a pedra existe do jeito que as pessoas veem, pois é a definição que se faz útil. E acho que este conceito de existir ou não, pode se aplicar a existência ou não de um deus.

    PS.1.: Quando falo de ‘ver’, não estou me referindo a, literalmente, enxergar, mas sim a qualquer forma que temos para perceber algo.

    PS.2.: Acredito que tenha sido um pouco redundante e superficial, mas é o que o tempo me permite.

    PS.3.: Se eu pudesse receber uma resposta, ficaria feliz…

  • Lis Salander

    Adorei o podcast, bem legal descobrir mais um pouco sobre as pessoas que nos trazem tanta informação legal.
    Agora, eu adoro o Pablo, mas meu deus, como gosta de falar, não para de analisar um minuto, vai fazer terapia Pablo! hauhauhauhau
    Abraços e beijos a todos.

  • Talita Kelly

    hooo..<3 que lindo este episódio!!! amei!!!!
    Bem..eu cheguei aqui em agosto de 2016, depois de assistir os vídeos do Pablo sobre o livro do Jung, Psicologia do inconsciente. E pra mim o mitografias se tornou um dos caminhos para a compreensão não só da psicologia junguiana, mas do mundo. Não é só um podcast sobre mitologia.. é sobre filosofia, ciência, literatura, cinema, psicologia, história, sociologia também!! Parabéns!!!