Papo Lendário #39 — O Herói de Mil Faces

Leitura de Pergaminhos #08
08/02/2011
Trailer Papo Lendário #40
24/02/2011

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria (racionalizando), Felipe Nunes e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) conversam com o convidado especial Eduardo Spohr (Filosofia Nerd) sobre um tema muito aguardado, o livro “O Heroi de Mil Faces”

Gravado diretamente da Campus Party 2011, aqui começa a série do Papo Lendário chamada Caminhos do Herói.

Conheça todos os detalhes e partes do livro O Heroi de Mil Faces

Entenda o que é nescessario para ser um heroi.

Descubra como você pode ser o heroi de sua jornada.

Veja a forma correta de se interpretar um mito em sua vida.

Participação de nossa poetisa Jessy (@jessyruiva), que nos emprestou sua doce voz lendo trechos do livro.

Links:

Papo na Estante — Episodio sobre a Jornada do Herói

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Rafael CS

    Ótimo tema !!!!!!!!

    depois comento .

  • cara muito bom mano, continuem assim =D

  • Pessoal parabéns, este foi sem dúvida o melhor episódio do Mitografias que já ouvi, eu quase quis escrever que foi um episódio mítico, mas tenho confiança que ainda virão melhores ainda, então vou dizer que este episódio foi épico, parabéns , cheguei em casa quase meia noite da faculdade depois de ter saído para para trabalhar as 5:00 da manhã, e mesmo assim só consegui dormir depois de escutar todo o podcast, vocês estavam quase frenéticos de tanta empolgação e eu não consegui parar de prestar atenção, e certamente daqui a pouco 4:30 da manha quando acordar para ir ao trabalho vou ouvindo novamente.
    Obrigado pelo trabalho de vocês.
    P.S. este episódio em particular vou recomendar aos meus amigos do facebook (não ouvintes de podcasts)

  • Pedro Ferrari

    Excelente episódio.
    Só queria uma informação a mais. A certa altura do podcast, comentam sobre o arquétipo do dragão como algoz do herói. Essa imagem é utilizada pelo próprio Campbell? Onde?
    Iria ajudar em muito minha pesquisa de doutorado.
    Valeu. Abração.

  • Excelente…
    Quando ouvi o comentário sobre o Senhor dos Anéis, quando Frodo e os outros Hobbits voltam para o Condado, eles agora com um “nível de experiência” bem maior do que os moradores da vila, foi demais. Arrepiante.
    E só uma correção: Quando falaram sobre Jonas, foi dito que houve uma grande calmaria e por isso os tripulantes do barco ficaram assustados em ficar a deriva no mar, mas não foi bem assim, mas sim, ao contrário:
    “(…) fez-se uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de despedaçar. Então os marinheiros tiveram medo(…)” Jonas 1.4-5.

  • Pedro Ferrari, eu não lembro exatamente onde no livro do Campbell ele mostra sobre o dragão ser o inimigo do heroi, nem se ele realmente cita isso, pois pelo que eu me lembro ele cita varias vezes do Ogro se um obstaculo para o heroi, mas não lembro dele falar em dragão.

    Porem é obvio que o dragão pode ser encarado de tal forma, ja que sempre foi o inimigo dos herois em contos classicos!

  • Emerson de Oliveira Carvalho

    Ola pessoal eu adorei o cast e acho q o eduardo espor deveria ser um participante permanente sou m grande fa de vcs e dele parabens pelo cast esperando o proximo pod ansiosamente 🙂

    Abraços

  • Voltando agora, com mais calma para comentar sobre o episódio.
    Realmente foi o melhor Papo Lendário que já ouvi, a edição foi bem feita , as pausas sonoras com uma duração adequada, o ritmo e a empolgação de vocês falando sobre o tema me contagiou, me senti participando da conversa, e não como um aluno assistindo um seminário, como em alguns episódios anteriores, foi uma mudança ótima e ainda teve o bônus da leitura de trechos, bem feita, como complemento ao que vocês falavam, senti orgulho “alheio” uma sequencia de episódios cada vez melhor, o que já me deixa na expectativa do próximo, sobre o conteúdo em si acho que vocês conseguiram abordar vários aspectos da jornada do herói de uma forma que eu ainda não havia ouvido, com comentários pertinentes e correções oportunas.
    Torço para ver uma participação mista de vocês no visão histórica e do pessoal do visão histórica aqui, combina muito. 🙂

  • Gustavo Ribeiro

    Bingo estava certo meu palpite como no trailer .

  • Sou de Vila Velha E.S.
    Olá amigos do Papo Lendário este Cast foi muito bom, pra quem conseguiu captar a mensagem este valeu por mil. Quando tocou no assunto sobre o Senhor dos Anéis, do Condado ter se tornado “pequeno” demais isto me fez lembrar de quando fui criança e seguia minha mãe a igreja evangélica dela e cresci acreditando naquelas fábulas. Crescendo e descobrindo que o “azul” de cima não era o céu onde Deus estava, e nem embaixo da terra se encontrava nenhum inferno onde o Diabo morava e depois de “descobrir” que existiam outras religiões e outros povos e que cada um segundo o seu costume e cultura tinha uma certa crença num Deus ou Deuses e que cada religião possuía caminhos próprios para o céu naqueles dias descobri que o meu “Condado tinha se tornado pequeno demais” para mim e parti da casa de minha mãe rumo a uma vida livre de dogmas e de um Deus severo e castigador!!! Finalizando, o Podcast nº 39 ficou sensacional e notei que pelo fato de não ter feito em estúdio vocês pareciam um tanto afoitos, as vozes transpareciam um certo agito, adrenalina! Falow pessoal!

  • Salve, lendários.

    Assunto deveras interessante e a presença do Eduardo é sempre muito bem-vinda.
    Aguardo ansioso os demais programas dessa série.
    Achei o áudio da Jessy, apesar de sua bela voz, um tanto picotado. Não teria faltado um pouco de atenção a esse detalhe?

    Abração.

  • Galera, qual foi o livro que faz o link entre a Psicologia, Psicoses e os Mitos?

    Acho que foi o Eduardo Spogr quem comentou sobre esse livro, de uma autora mulher.

  • Juan Pablo

    Riquíssimo o podcast !
    Que vontade de ter esse livro em mãos !

    Quando falaram sobre o retorno do herói pra ele repassar os ensinamentos, lembrei de um filme: Na natureza Selvagem (2007);

    (SPOILER)
    Nesse filme o rapaz passa pela maioria das fases do herói ditas aqui, como sair da caverna, superar o pai, enfrentar o dragão… Ele saí de casa em direção ao alaska para viver sozinho, atinge seu objetivo, mas infelizmente no final não tem o “retorno” pois ele acaba morrendo.
    O interessante é que a conclusão final do personagem é a seguinte “Felicidade só é verdadeira quando compartilhada “, ou seja, ele próprio percebeu que seria necessário ter um “retorno”, que não valia a pena guardar só pra si o aprendizado

    (fim do spoiler)

    Enfim, ótimo cast. Também achei que a voz da Jessy distoa muito, ela podia ler mais devagar e o audio um pouco mais alto.

    Valeu, até mais.

  • henrique

    Excelente episódio, aprendi muita coisa!
    Gostei da recomendação dos livros, vou procurar por eles. Ajudaria se tivesse no post o nome do livro ou dos autores pra gente pesquisar, mas tudo bem, vale o esforço de correr atrás :]

  • Alex

    Sem palavras pela forma que vocês desmistificando um tema que eu sempre fui fã muita cultura top.