Papo Lendário #27 — O Filho do Dragão

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria, Felipe_Nunes, e Pablo de Assis conversam junto com a convidada Dani Toste (grifo nosso) sobre a lenda do vampiro mais famoso, Vlad Tepes, o Drácula!

Veja a história real de Vlad Tepes e compare com a versão clássica de Bram Stoker!

Conheça melhor as atrocidades que o famoso empalador fez!

Saiba todo o aspecto politico da vida de Drácula!

Ouça sobre a prima do Drácula!

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

22 comentários em “Papo Lendário #27 — O Filho do Dragão”

  1. Eu vi em um programa do History (não me recordo o nome) em que eles analisavam se era verdade que as pessoas empaladas por Vlad realmente ficavam vivas por algum tempo, e morriam de fome e desidratação após alguns dias.
    Se não me engano, foi confirmado que era possível acontecer.

  2. Um podcast inteligente e bastante educativo.

    Este e outros episódios estão excelentes e eu os recomendei em meu Twitter.

    Já conhecia a história do Vlad Tepes, e vocês foram geniais em fazer as pesquisas e cruzar referências para uma apresentação muito agradável de se escutar.

    Com relação ao vampiro oriental que é forçado a contar os grãos de arroz, posso lhes dizer me veio imediatamente à mente uma imagem ao estilo mangá:

    Um feroz vampiro, pronto para um ataque violentamente sanguinário, que de repente se depara com um prato de arroz. No quadrinho seguinte está ele, encolhido e cara de enfezado, contando furiosamente em japonês os grãos de arroz enquanto a suposta vítima saía às gargalhadas.

    Acabei rindo muito quando vocês mencionaram justamente esse episódio.

    Estou baixando os episódios anteriores e, por mais que fazer edições de podcasts custe bastante tempo, não percam o ritmo! Vocês são ótimos!

    Parabéns!

  3. Primeiramente tenho que parabenizar-vos pela excelente escolha da trilha sonora, está praticamente minuciosamente esplêndida. Não é o primeiro que escuto, porém é o primeiro no qual eu comento.
    Vocês realizadores do podcast contém um “Q” de diferença dos demais pod´s espalhados por ai, o ritmo é muito agradável, não fica massante em nenhum momento por maior que o tempo de duração se prolongue.
    Ouvindo o comentário de todos, vejo que ficariam perfeitos em um outro podcast que tenho conhecimento, o MasmorraCast…que comenta sobre filmes cult e cultura pop atual.
    Principalmente a Dani Toste, possuidora de uma voz totalmente encantadora, mas os rapazes também possuem uma voz muito boa para dissertação do assunto envolvido e demonstram bastante conhecimento no tópico abordado.
    Acho que é isso, gostaria muito de ver(ou melhor ouvir) algum de vocês por lá dissertando sobre algum filme, sucesso..aquele abraço!

  4. Ae!

    Os outros comentários ja expoem minha opniao!

    Grande cast, muito bom o tema, bela edição.

    Mas o que eu mais gosto é como voces conseguem falar sobre o assunto e não deixar massante!

    Muito obrigado por mais um cast de conteudo!

  5. Olá pessoal,

    Passando aqui rapidamente apenas para agradecer pelo convite e parabenizar pelo ótimo podcast, adorei poder fazer parte desse bate papo.

    Thiagu, obrigada pelo elogio, apesar que eu sempre achei que tinha a maior voz de taquara rachada ehehe (acho absurdamente estranho ouvir a minha voz gravada). Ainda não tive a chance de ouvir o Masmorracast mas assim que sobrar um tempinho vou dar uma conferida.

    Abraços,

  6. Olá Galera

    Parabéns por mais um podcast excelente!

    Gosto muito dos temas abordados nos casts e aos poucos vocês vêm se tornando um dos meus podcasts favoritos.

    Grande abraço!

  7. Opa
    Uma canelada, os monstros q o Van Helsing Hugh jackman enfrenta são da Universal e não da Columbia como o Mitocondria disse.

    O mito do vampiro existe em diversos países e culturas e diferem bastante de lugar para lugar.
    Quanto ao alho, por ser considerado um poderoso anti parasítico e tb era usado como proteção contra as forças do mau…e tb existe gente q é alérgico ao alho.

    Outra coisa é q existe uma doença chamada Porphiria que causa a vontade de beber sangue e é dito que o Vlad tinha essa doença. Muitos dizem q era sangue humano, mas já ouvi os defensores dele dizerem q ele molhava o pão no sangue de galinha.
    A maioria das lendas sobre Vlad Tepes foram disseminadas pelos seus inimigos e muita coisa pode ser exagerada mesmo. Diziam q vc poderia deixar seus pertences de valor no meio da rua q ninguém pegaria pq Vlad não tolerava roubos no reino.

    Eu acho q o Drácula do Bela Lugosi o melhor e mais estiloso.
    E vcs não falaram do Don Drácula tb! Que seguia a linha dovampiro tarado

    abs e parabéns pelo ótimo podcast

  8. Mais um excelente podcast.
    Já conhecia um pouco da história do Vlad, aumentei mais ainda meus conhcimentos com essa edição.
    Nunca assisti o filme Nosferatu, mas sempre tive muito curiosidade, vou procurar para ver.
    Já estou aqui com o filme Dracula com o Bela Lugosi, mas ainda não vi. Verei em breve.
    Falando sobre vampiros, nunca joguei o RPG Vampiros – A Máscara, mas já peguei emprestado os livros que um amigo meu mestrava e li todo. E conheci um pouco mais sobre o mito dos vampiros, o que só me deu raiva ao ver o que estão fazendo agora com essa mitologia… vampiros que brilham… onde esse mundo mais parar???

  9. Oi pessoal! Como vários anteriores esse podcast ficou muito bom mesmo!
    (caso já exista ignore o comentário a seguir)
    Está faltando só um podcast sobre o egito antigo hum!!
    abraços

  10. Olá ! Gostei muito desse podcast, o tema sempre me atraiu. Meus filmes preferidos de vampiro são O do Bela Lugosi, a adaptação do Livro Entrevista com o vampiro e recentemente um filme coreano chamado Thirst de 2009 do Chan-wook Park; esse ultimo eu gostei pq volta a ter aquela discussão entre escolher ser imortal, dar esse poder aos outros, se vale à pena etc.

    Gostaria de ouvir agora um podcast sobre lobisomens, e também sobre a briga entre os dois seres noturnos; acho que já li alguma lenda onde os vampiros e lobisomens possuiam algum parentesco; Também ficou faltando falar melhor aquela lenda de que Os vampiros seriam decendentes de Cain; Que Cain depois de matar Abel teria sido expulso do paraiso e criado seus decendentes com Lilith.

    Abraço a todos !

  11. Muito bom o Cast, ouvi ontem a noite no serviço. Putz! a parada da empolação era sinistra, houve um caso disso nesta década no Afeganistão da época dos Talibã, um estuprador foi erguido pelo “TOBA” a alguns metros de altura e ali permaneceu até a haste metálica lhe sair pela boca…sinistro

  12. Ótimo Cast!

    Como dica de tema, poderiam fazer um sobre o Van Helsing. Não sei se tem algum livro falando só do caçador, mas tem muitos filmes e agora um seriado com a filha dele. Ia ser muito interessante, até porque tem um filme que marcou bastante sobre o caçador.

    Abraços!

Comentários encerrados.