Papo Lendário #133 – Revisitando Édipo

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Pablo de Assis e a psicologa convidada Priscila Frehse finalizam a trilogia sobre Édipo

Saiba como matar o pai Freud.

Veja outras perspectivas sobre o Complexo de Édipo.

Conheça a contribuição dos pós-freudianos

Musica Final: Kill Your Sons – Lou Reed

LINKS

Contato da Priscila

Parte 01 dos episódios sobre Édipo – Trilogia Tebana
Parte 02 dos episódios sobre Édipo – Complexo de Édipo

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

4 comentários em “Papo Lendário #133 – Revisitando Édipo”

  1. Como sempre: um excelente podcast! Acompanho o Mitografias praticamente desde o início e passei a ouvir todos os episódios, inclusive do Psicolog, depois da surpresa que foi o cast sobre a Lillyth. Mas vamos logo ao episódio #133 – Ouvir a conversa de vocês me fez refletir sobre muitas coisas, em especial a respeito de dois filmes contemporâneos que abordam o Complexo de Édipo. O primeiro é OldBoy (2003) filme sul coreano focado no pecado mortal do pai e não do filho, além disso, o roteiro também trata da sexualidade entre irmãos. O segundo é Incêndios (2010) filme Canadense concentrado no pecado materno. Este e aquele fizeram muito sucesso de público e de crítica. Oldboy teve uma recente versão americana onde a sexualidade entre irmãos foi substituída pelo clássico mito de Édipo, deixando o filme com duas relações edipianas. Mas o mais interessante é que nenhum dos pecadores se puni com a cegueira. Em ambos os filmes os personagens se flagelam com a mudez. Seria uma nova interpretação do mito? Por que a escolha da privação da fala e não da visão? Seria apenas uma forma de fugir do clichê? Um abraço!

    1. Eu acho que os filmes que ativamente tentam reviver temas tão conhecidos acabam usando recursos de narrativa como esses. O que quero ver mesmo é algo que use desses temas, sem cair nos clichês de culpa judaico-cristão que estão tão impregnados na nossa cultura!
      Mas obrigado pelas dicas de filmes!

    2. Talvez esta mudança de cegueira para mudez se deva aos valores de cada sociedade. Explico:
      Edipo vive na Grecia antiga, sociedade onde a filosofia é intrínseca à cultura e altamente valorizada; então, quando ele abre mão de poder ver [analisar] a natureza e o mundo, estaria se tornando um ser menos valoroso à sociedade grega.
      Em Oldboy, a historia se passa em nosso mundo onde informação e comunicação são princípios os quais se aprendem bem cedo. Todos nascemos assistindo TV e a geração atual (16-22 anos) não conhece um mundo desconectado (o proprio protagonista aprende a lutar assistindo TV). Então, quando ele corta a propria lingua, abre mão de poder se comunicar, se isolando da sociedade que pertence assim como Edipo em sua cegueira.

  2. Ouso vcs faz a bastaste tempo apesar de nunca ter comentado, quero agradecer muito por todas essa horas de diversão e informação, sempre adorei mitologia e vc fazem que eu goste ainda ms.

Comentários encerrados.