Antologia Mitografias – Volume II – Mitos de Origem

Inscrições Encerradas

Conheça os autores(as) que participarão de nossa Antologia Mitografias

AJ Oliveira
Anna Fagundes
Caio Henrique
H. Pueyo
Isa Prospero
Rafael Faramiglio Faiani
Rafael Guimarães
Rodrigo Ortiz
Simone Saueressig
Tiago Rech

  • Seja bem-vindo ouvinte, leitor e escritor.

    Com o sucesso do volume I da Antologia Mitografias: Mitos Modernos (caso não tenha lido, clique aqui), não poderíamos deixar de fazer uma sequência. E é com muito orgulho que apresentamos a Antologia Mitografias Volume II – Mitos de Origem. Mais um vez, dependemos de você escritor, profissional ou amador, que tem prazer em dar vida à novas histórias.

    Aceite nosso convite, aproveite o próprio material do site e podcasts, revisite suas narrativas favoritas e inspire-se. Pois uma antologia só existe se houver histórias para contar.

     

    Sobre a Temática

    Nesta segunda edição, o tema será Mitos de Origem. Todas as mitologias estão repletas de mitos que contam como surgiram inúmeros elementos ao nosso redor, como a origem do dia e da noite, ou das estações do ano. Há ainda as histórias mitológicas sobre a fundação de uma cidade ou povoado, e até da humanidade como um todo.

    Desta vez, queremos que você se inspire em um ou mais mitos de origem para fundamentar sua história – seja ao reimagina-lo com mais profundidade narrativa, seja ao buscar os nexos que ligam esta origem ao presente. Você também pode escolher um outro personagem ou evento mítico e criar uma narrativa de origem a partir dele.

    Procure não recontar mitos existentes, pesquise e seja criativo. Todas mitologias e culturas são permitidas, e, dessa vez, o período histórico também é livre, ou seja, a narrativa pode se passar no passado, presente ou futuro.

    Exemplos

    Para se inspirar, você pode usar o próprio site do Mitografias como referência. Contamos diversas dessas narrativas nos podcasts e em textos. Mas não se limite a isso, busque em boas fontes a inspiração para suas histórias. Pra lhe ajudar, aqui vai alguns exemplos de mitos de origens:

    • De cidades: O mito da origem de Roma nos mostra os irmãos Rômulo e Remo, criados por uma loba, e cuja linhagem advém desde a queda de Tróia.
    • Da linguagem: Temos o próprio mito hebraico da Torre de Babel, onde vemos como o ser humano passou a falar diversas línguas diferentes.
    • Da humanidade: Na mitologia nórdica temos o mito em que os três irmãos Odin, Vili e Ve criam a humanidade a partir de árvores. E mais pra frente, vemos Heimdall dando origem às diferentes classes sociais dessa cultura.
    • Da tecnologia: Quando o titã Prometeu trouxe para o mundo dos homens o fogo dos deuses, deu a eles capacidade de mudar o mundo natural. É o princípio da técnica e da tecnologia.
    • Do Universo: A cosmogonia, representada em diversas culturas. Na mitologia Tupi, Nhamandú inspira e quando sopra seu hálito a existência simplesmente acontece.

     

    Regulamento

    Para participar, é preciso seguir algumas regras:

    • O autor(a) precisa ter 18 anos ou mais.
    • Cada conto só pode ter um autor(a).
    • Não aceitaremos contos que infringirem direitos autorais.
    • O texto deve ser escrito em formato de conto, e em prosa.
    • O conto deve ser inédito, portanto não deve ter sido publicado anteriormente em nenhum formato, tanto físico quanto digital, seja pelo autor(a) que envia, ou outro(a).
    • O conto deve ter no mínimo 1.000 (mil) palavras, e no máximo 8.000 (oito mil) palavras (desconsidera-se o título).
    • O conto não deve conter fotos nem ilustrações. Caracteres especiais são permitidos.
    • O conto deve ser enviado até o final de 31/07/2018
    • O conto deve estar em português do Brasil, mas é permitido o uso de termos e frases em outras línguas caso a narrativa necessite.

     

    Regulamento referente ao envio

    • Envie para [email protected]
    • Coloque o assunto do e-mail da seguinte forma:
      Antologia Volume 2 – [NOME do CONTO] – [NOME do AUTOR]
    • No corpo do e-mail, escreva uma sinopse de seu conto. Os mitos/personagens o qual se baseou ou utiliza.
    • No final do corpo do e-mail coloque seu nome completo
    • Em anexo, coloque sua história, em formato .doc ou .rtf

     

    Mais alguns detalhes

    • Os participantes não terão gastos e nem lucros com a publicação.
    • O site Mitografias, todos os participantes do site ou organizadores dessa antologia não terão nenhum lucro direto com a publicação.
    • Essa antologia não será inscrita no ISBN.
    • Cada participante pode enviar quantos contos quiser, mas apenas um poderá ser selecionado.
    • Podem participar autores de qualquer localização e nacionalidade.
    • Revisem seus textos. Obras com muitos erros de português facilmente serão desclassificadas.
    • Serão aceitos contos de quaisquer gêneros literários, desde que se atenham à temática proposta.
    • Os autores que enviaram contos para o volume I, tendo sido selecionados ou não, podem participar do processo seleção desse volume.
    • Não faremos censura prévia quanto a temas ou termos utilizados, mas a comissão avaliadora se reserva o direito de não aceitar o conto caso ache ofensivo.
    • Recomendamos a formatação com espaçamento simples, fonte Times New Roman 12 e com negritos e itálicos necessários já aplicados.
    • Os autores selecionados receberão, no devido momento, um contrato por e-mail, apenas para fins de formalidades de sua participação na antologia.

     

    Sobre a Avaliação

    A comissão avaliadora se reserva o direito de aprovar ou rejeitar as obras enviadas de acordo com critérios internos e absolutos. Os autores selecionados serão informados via e-mail, dentro de um mês após o fim do prazo de inscrição. O conto que melhor representar a temática da antologia, segundo os critérios da comissão, servirá de base para a capa.

     

    Como será Publicado?

    A antologia, com todos os contos selecionados, será publicada no próprio site Mitografias em formato digital (PDF, EPUB, MOBI), obviamente sem nenhum gasto para os participantes. O objetivo desse projeto é de incentivar os atuais e futuros escritores, apresentar o site do Mitografias para um novo público e divulgar novas histórias, sempre com elementos mitológicos.

    O projeto não tem fins lucrativos. Será disponibilizado no Mitografias de forma gratuita, o único passo necessário é fazer um compartilhamento nas redes sociais (Facebook ou Twitter) para poder baixar um exemplar.

     

    Equipe Organizadora

    A organização desta antologia é de responsabilidade de Leonardo Tremeschin, Lucas Ferraz, e Andriolli Costa, e com auxílio de Jana Bianchi e Rodrigo Rahmati na avaliação e revisão dos contos recebidos.

    LEONARDO TREMESCHIN é o criador e diretor do Mitografias, idealizador, host e editor do podcast Papo Lendário. Formado em Audiovisual e Análise de Sistemas. Leonardo é entusiasta e pesquisador de mitos há mais de 15 anos.

    LUCAS RAFAEL FERRAZ é podcaster no CabulosoCast e Papo Lendário, edita os contos postados no Leitor Cabuloso e é editor-assistente na Revista Trasgo. Também é escritor e tem vários contos publicados em antologias.

    ANDRIOLLI COSTA é jornalista, contador de histórias e editor do blog O Colecionador de Sacis, onde aborda os diversos aspectos da cultura popular brasileira. Foi ainda apresentador do podcast Popularium, produzido em parceria com o Mundo Freak. Organizou em 2017 a revista Saci Pererê – 100 anos do Inquérito, com contos, ilustrações e matérias envolvendo o saci no contemporâneo. Dirigiu também três curtas-metragens inspirados em mitos e lendas: Enterros (2015), O Colecionador de Sacis (2016) e Medusa (2017). Seu projeto mais recente, o Folclore Nu, reconta mitos e lendas a partir de ensaios de nu artístico.

    JANA P. BIANCHI é engenheira, escritora, viajante, colaboradora do Clube de Autores de Fantasia, roteirista do podcast Curta Ficção e do audiodrama Ecos da Galeria e passeadora de lobisomens. Publicou a novela Lobo de rua (Dame Blanche), a noveleta independente Sombras e o conto Antologia (revista Trasgo #09). Desde 2014, passa metade do tempo em Paulínia (SP) e a outra metade na Galeria Creta, estabelecimento dos submundos de São Paulo onde a realização de qualquer desejo está sempre em estoque. Pode ser encontrada no Twitter como @janapbianchi e na newsletter que pode ser assinada em galeriacreta.com.br/beco.

    RODRIGO RAHMATI é formado em Gestão Ambiental e servidor público praticamente desde sempre. Além de escritor, é podcaster, fotógrafo, desenhista, dançarino de folclore árabe, karateka e derbakista. Tem vários contos publicados — quase todos com elementos de fantasia, ficção científica e terror, em maior ou menor grau — e dois romances: O arquivo dos sonhos perdidos, de 2016, e Nefelibata ou O fotógrafo, de 2017. Além disso, é co–editor e revisor dos contos do site Leitor Cabuloso, co–host do podcast SobrEscrever e host do podcast Rock Pelo Mundo.

    Dicas

    Acesse esse post para conhecer mais 5 exemplos de mitos de origens que podem lhe inspirar a criar o conto.

    E assista também nosso hangout onde tiramos algumas dúvidas dos futuros autores.

    Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade de entrar em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Agradecemos a todos que participarem, e corram pois tem só até dia 31/07/2018 para participar.