Oito personalidades relacionadas à Magia do Caos

Horrores Urbanos: Demônios e Anjos #17 – Batalhas Espirituais
15/01/2020
Capa do Papo Lendário 205 - Magia do Caos
Papo Lendário #205 – Magia do Caos
02/03/2020
Caosfera

Conheça nessa lista abaixo, alguns nomes de personalidades que de uma forma ou de outra influênciaram o que temos hoje definido como Magia do Caos

Aleister_Crowley

Aleister Crowley (1875-1947)

Começaremos pelo nome mais famoso da lista. Tendo inúmeras referencias em músicas, filmes, livros, e produções da cultura pop em geral. O britânico Aleister Crowley é o mais popular mago que surgiu nos últimos tempos. Conhecido não apenas por quem se interessa por Magia do Caos, mas por qualquer pessoa que conheça magia, e até quem não conheça nada.

De familia conservadora cristã e rica, Crowley logo se posicionou contrário a moralidade cristã e, sendo herdeiro, teve condições de seguir seu próprio caminho dedicando-se aos estudos de ocultismo. Em 1898 iniciou na Ordem Hermética da Aurora Dourada, também conhecida como Golden Dawn. Em 1904 viajou para o Egito, dessa viagem resultou no Livro da Lei, sua obra mais importante. Depois disso fundou a doutrina Thelema e liderou a organização ocultista Ordo Templi Orientis.

Você pode escutar mais sobre Crowley nesse antigo episódio do Papo Lendário.

Austin Osman Spare

Austin Osman Spare (1886-1956)

Outra figura britânica é Austin Osman Spare, desenhista e pintor, ele criou sua própria filosofia mágica, conhecida como Zos Kia. Sua obra artistica era indissociável de seu trabalho mágico. Sua obra acabou influenciando o nascimento da Magia do Caos.

Hakim Bey

Hakim Bey (1945-)

Pseudonimo do historiador, escritor e poeta Peter Lamborn Wilson. Seus textos tiveram grande impacto em movimentos anarquistas das décadas entre o século XX e XXI.

Ele viajou por um tempo para países do oriente médio, tornando-se um pesquisador do sufismo. Em 1985 escreve um de seus livros mais notórios, o Zona Autônoma Temporária, T.A.Z.

Liber Null

Peter J Carrol (1953-)

Peter James Carroll é talvez o nome que primeiro se escuta quando se pesquisa sobre Magia do Caos.

Graduado em ciências, viajou para a Índia e para o Himalia, de seu conhecimento cientifico junto as experiências mágicas por qual passou desenvolveu sua linha única de pesquisas.

Influenciado pelo xamanismo e obras de Austin Osman Spare, Carroll é autor do livro Liber Null & O Psiconauta. Obra fundamental para este movimento mágico. E torna-se um dos fundadores da ordem Illumados de Thanateros, da qual ficou no comando até 1995. Em seguida fundou o Arcanorium College, iniciativa para a divulgação e pesquisa no ramo da magia.

Robert Anton Wilson

Robert Anton Wilson (1932-2007)

Nascido em Nova Iorque, como Robert Edward Wilson. É também conhecido como RAW, foi um escritor, futurista, anarquista, filósofo, poeta, pesquisador de teorias de conspiração e se denominava mistico agnóstico.

Muitas de suas ideias contribuiram para o que hoje é a Magia do Caos. Por influência de Timothy Leary e Aleister Crowley, publicou o Prometheus Rising, contendo técnicas práticas para que uma pessoa se liberte de seus túneis de realidade.

Seu trabalho mais conhecido é The Illuminatus Trilogy, em co-autoria com Robert Shea, onde examina com bom-humor a paranóia americana sobre conspirações.

Em Cosmic Trigger, ele examina o Discordianismo, Sufismo, Futurologia, Zen-budismo, as práticas ocultistas de Aleister Crowley e Georg Ivanovitch Gurdjieff, os Illuminati e a Maçonaria, Yoga, e outras filosofias esotéricas.

Ray Sherwin (1952-)

Autor e editor britânico, é junto de Peter J. Carroll, um dos nomes mais influentes quanto a Magia do Caos. 1978 publicou o The Book of Results, que apresenta uma abordagem mais prática desse sistema.

Timothy Leary

Timothy Leary (1920-1996)

Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, Timothy Francis Leary ficou famoso como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD.

Ele desenvolveu a teoria dos Oito Circuitos da Consciência, muito utilizada por Caoístas.

William S. Burroughs

William S. Burroughs (1914-1997)

Escritor, pintor e crítico social norte-americano. Autor da obra Almoço Nu.

Burroughs também praticava ativamente a magia em sua vida cotidiana. Na última década de sua vida, Burroughs se envolveu fortemente no movimento Magia do Caos. O envolvimento dele com o movimento se aprofundou ainda mais, enquanto ele contribuía com obras de arte e outros materiais para os de livros de Magia do Caos, até ser iniciado na I.O.T

Veja também:
Outras listas de mitos, deuses, etc
Outros artigos e podcasts sobre Ocultismo