Mitologia em Quadrinhos – Bruxaria

A História de Etain
13/04/2017
Papo Lendário #159 – O Islã e o Muçulmano
18/04/2017

Três Histórias
Três Deusas
Uma Vingança

Lançado em três edições pela Editora DC, através da Vertigo, e aqui no Brasil pela Editora Abril em 1997. Com roteiros de James Robinson e artes de Teddy Kristiansen, Peter Snejbjerg, Steve Yeowell, e Michael Zulli.

Apesar do título não revelar muito sobre a história, o seu subtítulo, “Uma História de Vingança” encaixa perfeitamente. Toda a história gira em torno de uma vingança que atravessa o tempo, guiada por três deusas que na verdade são uma.

Tudo começa em Londres na época do Império Romano, onde é apresentado ao leitor o culto a Hecatae, um grupo de mulheres cultuam secretamente essa deusa, e nesse momento bárbaros saxões, liderados por Rafe Ban Cooth, invadem e as atacam, uma delas, Ursula é estuprada e morta pelo próprio Cooth, e no momento de sua morte ela pede à deusa que lhe dê a chance de se vingar em outra vida.

20170416_150625_film4

Hecatae é uma deusa tripla, e personagem recorrente dos quadrinhos de Sandman. Ela se apresenta como diversas entidades míticas, como as Fúrias, Parcas, Moiras, entre outras, além da própria Hecate.

Nessa HQ seu papel é bem próximo ao da deusa mítica, ou então mística, já que acaba sendo mais conhecida no misticismo e ocultismo do que na própria mitologia. Hecate é uma deusa grega, que mais tarde passou a ser representada como uma divindade tríplice. Relacionada à lua, noite, magia e diversos elementos da feminilidade. Na HQ a vemos como uma deusa das bruxas, representada como uma jovem dama, uma mulher adulta, e uma idosa, esse é um aspecto semelhante ao das Moiras, mas que pode ser encontrado em representações da deusa.

A personagem principal re-encarna séculos à frente, e que mesmo sem se lembrar de sua vida passada, o destino lhe impulsiona a realizar sua vingança. Sempre observada e guiada pelas deusas. Acompanhamos a protagonista nos séculos XIV, XIX e tempos atuais, e em cada história temos o aspecto de cada um dos lados da deusa impresso na vida da personagem.

Essa obra explora do começo ao fim o conceito de “três em um”, seja pelas três vidas da protagonista, as três deusas, e até mesmo o fato das três edições formarem uma capa única. E em todo seu desenvolvimento a história gira em torno não apenas de vingança, mas também de ocultismo e da opressão da sociedade patriarcal.

20170416_151527_film4

  • Sérgio Freire

    Amei essa série. Vez em quando releio.