Monge sentado em prece, frente a uma estátua gigantesca, onde aparece apenas a mão

Escritos Lendário: Guia Ilustrado Zahar – Religiões

Capa do livro

De autoria de Philip Wilkinson, cujo titulo original é Eyewitness Companions: Religions. A versão brasileira foi lançada pela Editora Zahar.

É um complemento do Guia Ilustrado Zahar: Mitologia, e segue o mesmo modelo deste, porém com conteúdo totalmente novo.

Esse livro mostra o conceito de religião, sua relação com mitologia, e outros conceitos relacionados, como instituições religiosas, ética, doutrinas, rituais, etc. Em seguida, seus capítulos são separados como: Religiões Primais, Monoteistas, Indianas, Ocidentais, Orientais e Novos Movimentos Religiosos.

Diferente da obra sobre mitologias que focava bastante nos mitos e divindades. Essa prioriza as origens, dogmas e características gerais de cada religião, mostrando muito das culturas dos diversos povos pelo mundo.

É curioso notar como as religiões se desdobram em inúmeras vertentes, só no Cristianismo são apresentados mais de 20 ramos. Considerando este como apenas uma religião de um grupo maior (no livro dividido como religiões ocidentais), dentre outros grupos, percebemos o quão variado são as crenças da humanidade.

Templo oriental

Após falar das religiões, o livro apresenta um Quem é Quem, descrevendo diversos deuses, profetas e mortais. Por fim temos diversos quadros interessantes, que mostram desde lista de deuses, santos, até livros bíblicos, e festas. Com destaque para uma gigantesca lista de principais religiões do mundo, do qual além do nome, mostra o numero de adeptos, fundador, divindade, e outras informações.

Esse guia de religiões não depende do guia de mitologia, mas é indispensável para quem gostou dele, sendo tão colorido e ilustrativo quanto. E da mesma forma é ótimo como um livro de consultas.

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Editora: Zahar
Coleção: Guia Ilustrado Zahar
Paginas: 352