Papo Lendário #140 – As Tradições Magikas pt I

Imagem de Prometeu segurando o fogo
O Dom do Fogo
02/05/2016
Deuses com Face Humana
05/05/2016
Capa do Papo Lendário 140

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Pablo de Assis e o convidado Marcos Keller (Mundo Freak) conversam sobre algumas das tradições de Mago – A Ascensão.

Conheça um pouco mais sobre as tradições:
-Irmandade de Akasha
-Coro Celestial
-Culto do Êxtase
-Ordem de Hermes
-Verbena
-Filhos do Éter

E ouça quais religiões e filosofias se aproximam dessas tradições.

LINKS
Papo Lendário sobre o universo de Mago a Ascensão

Livro dos Espelhos

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Jacarepaguá – Avatar da Treta

    FIRST… agora sim estamos conversando amigos. Vou ouvir amanhã e venho dar feed procês. Vo chamar o bondi, pera ai.

  • Jacarepaguá – Avatar da Treta

    Detalhe, melhor tradição por ultimo na descrição do topico. Keller veio falar da rapaziada que bate tambor, justo. Chama o Arroz de podcast para gravar a parte “quântifica” da parada, ele parece entender, estudou isso não foi?

    • Júlia Santos

      NÃO
      Verbena/ Culto FTW
      2bjos

      • Jacarepaguá – Avatar da Treta

        Vaza daqui Juh, vai lá com sua Olívia, vai!
        huahuahuahuahuahua… Uma vez no disqus, falta só ir la no MDM agora comentar.

        • Júlia Santos

          Sempre usei isso aqui o/
          Só digo isso
          Vou lá com a Olivia (QUE É CORISTA)

      • Juliana P.

        Verbena melhores pessoas.
        Quer uma prova? Eu. ^^

        Agora sério, deixa eu ouvir com amor pra poder comentar… 🙂

        • Jacarepaguá – Avatar da Treta

          Ih, achou uma amiga ai, a Juh é virada no ugabuga tbm. Ela curte bastante essas paradas Ju. Pera, fiquei confuso…

      • Jacarepaguá – Avatar da Treta

        Aquela métrica, muito tambor/pouca maconha e muita maconha/pouco tambor. HUAUHAHUAUHUHAUHA >D

  • Jacarepaguá – Avatar da Treta

    Abigos, sobre o cast.

    – Preciso entrar em discordância quanto à Merlin… Eu tenho quase que total convicção(irônico) que Merlin se encaixaria mais como Verbena, dada suas ligações com os elementos e ritos pagões e suas origens nefastas e célticas. Apesar da roupagem de Feiticeiro de Merlin, dada por várias obras “mainstream”, analisando suas origens e local de vida(aspas gigantes aqui), ele se parece muuuuuito mais com um druida.

    – Uma coisa que não foi citado, por exemplo é que o início da Ordem da Razão se deu dentro da Ordem de Hermes. Vide as semelhanças dos símbolos da Ordem e da própria tecnocracia com o da Ordem de Hermes, mas isso é uma daquelas histórias dos corredores de Doissetep que ninguém gosta de falar… Assim como os Tremere, um clã de vampiros inteiros que nasceu dentro da Ordem de Hermes… Quase tudo de ruim que tem no mundo veio na Ordem de Hermes. xD

    – Alan Moore é Nephandi… Discussão lançada… hauuhahuauhahu xD

    – O Filme “a Bruxa” por exemplo, retrato do “Verbeanismo” ou descamba para o “Nephandismo”? (Deixo essa pra Ju Ponzilacqua, que ela manja desses paranow ehs)

    – Exemplo de Verbena show… o Druida do Asterix. Pelo local onde eles viviam e pelas práticas do mesmo. Panoramix e a poção de superforça(Esfera Vida grandão/ 2 de primórdio para criar um amuleto(poção))

    – CARALHO VELHO, POR A MÚSICA TEMA DE PACIFFIC RIM PARA OS FILHOS DO ETER FOI FODA… HAUHUAUHAUHAUHAUHAUHA ROBOS GIGANTES PORRA… XD

    – O Nome do comerciante fundador da Casa de Golo era Lourenzo Golo, se não me engano.

    – O Kitab Al-Alacir é considerado um livro sagrado para 3 “tradições”… A ordem de Hermes, os Filhos(Sociedade) do Éter e os Ahl-i-Batini.

    – Tesla, o Filho do Éter.

    – Temos universos paralelos aqui sim, abigo… Se chama Umbra. rsrs

    – A “Sociedade” tem muitas áreas de abrangência em parapsicologia… Psicocinese, Pirocinese, Telecinese, Telepatia, Clarividência, Premonição… Quando um personagem envereda nesse caminho, ele quase emula as outras tradições… xD

    Falei pra caramba, peço desculpas abigos… Fui comentando enquanto ouvia… Estou aguardando ansiosamente os futuros cast sobre esse assunto que considero pacas.
    Abraços. =)

    • Então Jacaré.

      -Quando falamos dos Verbenas não retornamos ao Merlin, mas como dissemos, essa tradição abrange esse paganismo celta. Acontece que, no meu ponto de vista, o Merlin druida, no melhor estilo Cornwell, encaixa como um Verbena. Já o Merlin romantizado, das historias mais “plastificadas” do Arthur, teria mais cara de Ordem de Hermes, pois colocam nele a roupagem basica de um feiticeiro.

      -Cara, eu tinha ouvido falar de um clã de vampiros que tem como origem experiencias de um Hermético, mas não encontrei mais detalhes, acho que é isso que voce falou dos Tremere, quero entender melhor disso.

      • Jacarepaguá – Avatar da Treta

        Não sei como se deu a história com exatidão, vou te falar um resumo…

        O fundador da Casa Tremere(uma das antigas casas da Ordem de Hermes(especializada na esfera Vida)) veio ter um encontro com o Anti-diluviano mais paz e amor dos 13, Saulot. Não sei bem ao certo se ele foi abraçado por Saulot, e o “diablerizou” em seguida ou se foi feito um ritual magiko. Porém ele se transformou em um vampiro, provavelmente de 3ª geração(a mesma dos fundadores dos clãs vampiricos(salva uma exceção ou outra)) e levou a casa dele da Ordem de Hermes para virar o clã de vampiros chamado Tremere.

        Foi ai que começou a cruzada da Ordem contra os vampiros, em especifico contra os Tremere. E dura até hoje essa “guerra interna”.

        O clã Tremere tentou fazer um ritual para manter os poderes das esferas, além das disciplinas vampíricas. Mas não deu muito certo. Diz a lenda que só 3 conseguiram alcançar o feito e alguns podem já ter sido mortos pela Ordem de Hermes.

        Deve ter alguém que saiba mais que eu que possa postar as referências(livros) e/ou me corrigir. Eu espero…

        • Macedo Peregrino Silencioso

          Na verdade o Tremere teve uma visão de algo que ameaçaria a existência dos magi, e passou a procurar meios de alcançar a imortalidade. Goratrix, um de seus 7 seguidores principais capturou um tzimisce, fez experiencias com ele, aprendeu tudo que ele sabia sobre a sociedade vampírica, obrigou-o a transformar 2 de seus aprendizes em vampiros e depois matou-o. Algum tempo depois goratrix surgiu com um ritual que daria a imortalidade aos participantes, mas na verdade o ritual transformou Tremere, Goratrix e os outros 6 seguidores em vampiros.

          Os tzimisce que dominavam a região onde ficavam as capelas do Tremere, estavam preocupados com o poder e influencia dos tremere, antes mesmo deles se tornarem vampiros. Após isso começaram a atacar as capelas tremere até restarem poucas. Goratrix com seus conhecimentos e cobaias tzimisce, gangrel e nosferatu, criou gárgulas para defender as capelas tremere de ataques vampiricos.

          Enquanto isso o Tremere estudava a sociedade vampírica e o poder do sangue, entendendo como funcionava as gerações e a diablerie, ele procurou os anti-diluvianos, e o primeiro que ele encontrou foi o Saulot, depois de diablerizá-lo começou a entrar em torpor com frequência, deixando o conselho dos 7 cuidando dos assuntos dos tremere.

          Devido a tudo isso, o Clã vampírico tremere é visto com desconfiança pelos outros clãs e com ódio pelos 3 clãs citados acima que sofreram com as experiencias de Goratrix. Já por parte dos magos, antes da casa tremere ter se convertido em vampiros, os magos da ordem de hermes já não gostavam dos tremere por eles usarem de intriga e causarem problemas pra ordem como um todo, inclusive tentando tomar o controle da mesma com um golpe. Após a criação da camarilla por parte dos vampiros, eles passaram a incentivar o conhecimento cientifico e negar todo tipo de misticismo, para reduzir a crença popular em vampiros, entretanto isso também fortaleceu o paradoxo e diminuiu o poder dos magos. Por isso muitos da ordem de Hermes odeiam os tremere, inclusive afirmam que eles trabalham com a tecnocracia desde a época da inquisição e até hoje.

          A maior parte disso é afirmada no livro de clã tremere, o resto em vários outros suplementos, incluindo os livros dos clãs tsimisce, gangrel e nosferatu.

  • Francisco das chagas

    magikas daria um bom filme

  • Laura Hofmann

    Pessoal,

    Escutei agorinha o podcast e ão falarem sobre Filhos do Éter com a música Weird Science ao fundo percebi que tem tudo a ver! Prestem atenção na letra que mostra que essa ordem usa o que está ao redor para mudar a realidade.

    Leiam e digam!

    https://www.letras.mus.br/oingo-boingo/29213/traducao.html

  • Pedro Henrique

    Faça da tecnocracia

    • O Leonardo não quer… mas estou montando a pauta pra eles… mas é capaz que seja um cast mais amplo de como a tecnologia pode ser vista como magia!

      • Pedro Henrique

        Fale da ordem da razão e como a igreja via a ciência como feitiçaria.

      • Pedro Henrique

        Recomendo a cruzada do feiticeiro

  • Pedro Henrique

    Esqueceram que na ordem de hermes houve a traição dos tremeres

    • Oi Pedro, eu tinha já ouvido essa relação dos herméticos com os tremeres, mas não encontrei muitos detalhes para falar no episódio, quero saber mais dessas história.

      • Pedro Henrique

        Na última edição de Mago: A Ascensão, quando fala sobre a história da Ordem de Hermes, durante a idade média, não existia uma ordem e sim diversas casas de magos (incluindo os tremeres). Estas casas são melhor detalhadas em um outro RPG (Ars Magica). Com a ascensão da Ordem da Razão e perda de diversas capelas pela Ordem de Hermes, tiveram que se unir, colocando as divergências das casas de lado (algumas casas foram destruídas e outras foram absorvidas pelos Tremeres, já como vampiros). Tremere, quando mago, viu que a magia ia se perder e não poderia mais se manter imortal, por isso passou a pesquisar sobre a possiblidade de virar vampiro (além de outras formas de imortalidade), citado no livro do Clã Tremere (não lembro qual versão).