Dragões Chineses

Por Bruno Dahia

Há uma grande variedade de dragões chineses, diferentemente dos ocidentais, a espécie mais conhecida na China é a aquela famosa de quatro garras e largos bigodes.

Os dragões chineses são muito hábeis para voar, a pesar da grande maioria não possuir asas; suas cabeças são semelhantes a dos cavalos por sua forma alargada. Se locomovem também, graças a corrente de ar que os ajuda a descer e a subir.

São também guardiões dos tesouros, por sua natureza são amáveis com os seres humanos, eles são associados com a água e particularmente com a chuva. Existe diferente rei dragões que governam os oceanos e os rios da China.

As numerosas espécies de dragões chineses podem variar, pelo seu tamanho, o que vai de um a cem metros. Destacarei as espécies mais importantes:

T’ien-lung: Dragão celestial, protetor dos céus e guardião dos que suportam o firmamento.

Shen-lung: Dragão espiritual celeste, é o mastro das tormentas. È suporte no céu e aquele que provoca a chuva. A vestimenta real dos imperadores chineses era adornada com a representação de Sheng-lung – dragão imperial de cinco garras (já foi citado mais atrás a importância das garras na distinção dos dragões) que só podia ser representado ao imperador. A pessoa que se atrevesse a colocar esta prenda de forma inapropriada pagava com a morte.

Ti-lung: Dragão da terra e dos rios, na primavera vive nos céus e em outono, no mar.

Fu-ts’ang lung: Dragão que vigiava os tesouros: jóias e metais preciosos, que se ocultavam em cavernas subterrâneas. A maioria deles tinha um carácter extrovertido, e pouco interferiam na vida do homem.

2 comentários em “Dragões Chineses”

Comentários encerrados.