Papo Lendário #103 — Monstros Bíblicos

Nesse episódio do Papo Lendário. Leonardo Henrique, Felipe Nunes, e Pablo de Assis conversam sobre os monstros que aparecem na Bíblia Sagrada

Conheça Bahamut e Leviatã, e entenda a rixa dessas duas criaturas.

Veja a origem de tais criaturas e de seus mitos.

Ouça sobre a Primeira e a Segunda Besta, e seus significados.

Musica Final: Leviathan – Alestorm

LINKS:

Papo Lendário #72 – Revelações — Episódio sobre o Apocalipse Biblico
————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

17 comentários em “Papo Lendário #103 — Monstros Bíblicos”

  1. Caroline Arcoverde

    Muito bom o episódio, estava esperando por ele!! Pra ser perfeito, só faltou encerrar com essa música:www.youtube.com/watch?v=-dEgWy7kbew

  2. Alexandre Buhler

    Muito bom o episodio.

    Eu me surpreendi quando fui ler a historia de jó e me deparei com os 2 monstros, isso a cerca de uns 5 anos atras

    A historia de jó sempre me fascinou, nao porque ele era um devoto que apesar de tudo se manteve fiel

    Na verdade, segundo a minha interpretação a historia conta que Jó se achava o devoto mais fodão do mundo, e no ultimo instante maldisse deus, julgando que ele não merecia isso pois era o melhor de todos e que Deus estava sendo injusto (de fato esteja mas tudo bem xDDD).

    Dae veio Deus e disse: “Ô rapa! eu sou Deus! tu ta tirando? TA VENDO ESSE MONSTRO??? então…. olha denovo! fiz outro monstro e matei aquele primeiro… porra! eu sei o que é justiça então fica na tua!

    sempre quis compartilhar essa minha opinião inusitada, mas não sabia aonde, então ai esta.

  3. Olá vocês!
    Muito bom esse episódio. Aliás, sempre que envolve criaturas e mitologia cristã eu gosto bastante.
    Mas vocês falaram sobre criaturas, Deus criar monstros e coisas assim, então ATEUS, o que me dizem disso?
    http://static.fjcdn.com/pictures/A_b9c6f1_2492920.jpg

    É um inseto chamado Mecoptera. A notícia boa é que isso aí não é um ferrão, mesmo assim, ver um troço desses voando pra cima de você, se isso não é um motivo pra ter raiva de Deus, eu não sei qualé.

    Até a próxima =)

  4. Mais um episódio excelente! Muito bom mesmo!
    Gostaria de uma ênfase maior nos combates que houveram com estes monstros. Algo como uma narrativa de Davi x Golias, que também era um tipo de “monstro”.

    E a serpente? Talvez o que ela fez foi monstruoso, embora ela seja um animal bem conhecido.

    =)

    De qualquer forma, grande trabalho.
    Valeu!

    Abraços.

    aLx

    1. Valeu pelo comentario Alx! 🙂
      Golias acaba sendo mais visto como um adversario do que como um monstro em si, apesar de ser chamado de gigante. E claro, acho que a lenda de Davi e Golias merece um episódio próprio.

  5. Excelente episódio.
    Acompanho vocês a muito pouco tempo e estou escutando todos os PODCASTs, gosto muito como abordam os temas e contextualizam-o no decorrer dos programas.
    Parabéns e vida longa ao Papo Lendário!

  6. Primeiramente, gostaria de dar os parabéns pelo jeito simples e despojado que vocês abordam a questão de mitos e culturas, afinal sempre estão pisando em ovos no que se refere a fatores como fé, religiosidade e visão de mundo. Acho legal o fato de vocês fazerem isso de forma ao mesmo tempo direta e respeitosa, sem arrogância. Geralmente quando se trata de tais temas existe uma polarização de opiniões que sempre torna tudo muito tendencioso, o que não vi acontecer no Papo Lendário.

    No programa Monstros Bíblicos, notei que boa parte do entendimento que se tem dos monstros é construído fora do cânon da bíblia. Por exemplo, ela não relata nenhum enfrentamento entre Bahamut e Leviatã. Também é bem econômica na descrição dos ‘gigantes’, termo que na minha opinião foi uma escolha infeliz da Vulgata Latina para traduzir o termo original ‘derrubador’. Admito que a descrição de Jó sobre o Leviatã é bem grandiosa, digna de Tolkien, mas a do Bahamut bem que pode se passar pelo animal hipopótamo.

    Noto que relatos sobre batalhas entre monstros, gigantes de pedra e unicórnios ou são encontrados em livros apócrifos ou se devem a escolha de tradutores. Para mim fica a impressão que a parte mais empolgante e detalhada dos monstros bíblicos se devem mais a um esforço da imaginação dos leitores com os passar dos séculos do que uma descrição direta que consta na bíblia.

    É claro que tudo o que foi citado faz parte do amálgama de ideias que compõem a concepção de cada monstro e vale a pena ser citado. Apenas acho que deve ser dado mais destaque diferenciando o que consta no texto original e o que se trata de construções posteriores. Isso vale não apenas no que tange a bíblia mas também nos escritos de outras culturas.

    Grande abs!

  7. Nunca consrgui terminar de cantar a arvore da montanha nos meus tempos de escoteira, bateu uma nostalgia gostosinha aqui.

  8. E eu pensei que vocês iam falar sobre qualquer jogo de Final Fantasy. Rs… Preciso ler mais a bíblia, por mais que seja um livro muito difícil, realmente.

    Excelente episódio como sempre, amigos!

    Abraços!

    1. Roberto, vulgo Bob

      No Final Fantasy VII, existem, dentre outros, os Summons Bahamut, Leviathan e Kujata. De onde será que tiraram esses nomes? 😛

      Isso sem mencionar Gilgamesh, Ifrit, Shiva, a cidade de Midgar, onde a história se inicia, Sephiroth, e várias outras referências mitológigas presentes neste jogo e em toda a série.

  9. Os demonios e monstros de qualquer mitologia ou religião na verdade são todos representações de pecados ou defeitos psicológicos que o ser humano tem dentro de si, conhecidos na psicologia como egos, são muitos e por isso são legião e os ensinos secretos por trás de tudo isso é que o homen tem que vencer a si mesmo, seu lado negro que impede o homen de alcançar a perfeição e só se consegue em meditação e auto conhecimento profundo e que as pessoas tendem a crer que estão fora, mas na verdade são pertencentes a o universo interior do homen, esse sim o maior mistério do universo.

  10. O apocalipse não se refere só a Roma e sim a toda civilização de toda época e as 7 cabeças são os pecados dentro do homen, que se degenera e se destroi a si mesmo, o numero 666 é numero de homen porque é o homen caido, o homen é 9 porque representa a sua gestação e cai 3 vezes,em palavras pensamentos e obras, dando 3 noves caidos.o numero 10 é representação de um ciclo, uma roda que se repete em todas as épocas.

  11. Os gafanhotos são representações dos políticos e pessoas que enganam com doçura e roubam e devoram tudo e são protegidos com uma couraça e tem a natureza de um escorpião.etc., assim todo o apocalipse é de extremo simbolismo e poucos são os que compreendem, e não são os religiosos e nem os cientificos que representam a levedura dos saduceus e fariseus.

  12. Bacana o tema. Porém preciso fazer uma ressalva. Não sou religioso, mas também não sou ateu.

    Achei a forma e o tom de que vocês falam sobre a igreja, sobre Deus e sobre o cristiano,sarcástico.

    Acredito que a filosofia cristã, como qualquer outra seita ou religião, em essência, também não passa de mitologia. Sugiro à vocês que usem um tom parcial à se referir à isso, assim como falam dos nórdicos, dos gregos e todos os outros. Porque senão, vai dar a impressão que vocês tendem à um discurso daqueles ateus de facebook, que na boa, é um saco!

    No mais, estão de parabéns! Ouvindo um atrás do outro aqui no trabalho!

Comentários encerrados.