Papo Lendário #83 — A Lenda de Da Yu

Leitura de Pergaminhos #20
21/05/2013
Escritos Lendários – Os mitos da religião dos Orixás
05/06/2013

Nesse episódio do Papo Lendário será narrada a lenda chinesa do dilúvio e a luta de Da Yu para salvar a humanidade.

Esse é um episódio experimental onde foi narrado a lenda chinesa do diluvio, seguindo o episódio anterior que falamos do mesmo tema. Por ser algo diferente queremos, ainda mais que os outros episódios, que vocês ouvintes opinem sobre a qualidade e a ideia. Se for bem recebido no futuro teremos mais episódios assim e claro cada vez melhores.

Musica Final: Musica tema do filme “Herói”

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Degas

    Opa, baixando e ouvindo, depois a gente comenta.

  • Falaê Leonardo!

    Cara, faz muito tempo que eu escuto o Papo Lendário, mas nunca tenho nada pra comentar por que não conheço nada de nenhuma mitologia, eu acho…
    Como, neste episódio, você pede a nossa opinião, acho que eu posso finalmente deixar o meu comentário. 🙂

    A ideia é genial, de fazer a narração de uma lenda que não seja muito extensa e tal.
    Tá bem trilhado e tudo mas acho que só valeu como piloto mesmo…

    Esse lance de ter 1 narrador, falando sempre com a mesma voz, confunde um pouco além de deixar o lance um pouquinho mais chato do que deveria.
    Não sei se a ideia é envolver mais pessoas nessa categoria de cast do Mitografias, mas me parece mandatório que, pelo menos, não leias tudo com a mesma entonação na voz… Todo mundo consegue fazer umas duas ou três vozes diferentes, isso deve resolver.
    Acho que a primeira coisa a fazer é trabalhar nisso. Outra é tirar essa ideia da cronologia normal do Papo Lendário (chama de “Conto Lendário” ou algo assim) pra gente saber quando é o cast normal.

    Acho que tem mais uma coisinha pontual deste episódio: Tu leu um pouco corrido demais né?? Mais pausado e talvez com mais gente brincando junto o negócio certamente vai melhorar muito!
    Eu voto por deixar a “Lenda Lendária” na grade de programação!! \o/

    Um forte abraço;

    Ja ne! ^_^x

  • Valeu pela opinião Aoshi.

    Que bom que gostou da ideia, mas quanto a colocar mais pessoas e fazer em uma linha separada do Papo Lendário ficam meio inviável.

    Pois um dos motivos da criação desse tipo de episódio é o fato de em sempre podermos reunir a equipe para debater sobre um tema, já que com uma unica pessoa não dá pra debater pensei em narrar uma lenda. Já não possuo muito tempo para editar o cast normal, uma nova linha fica impossivel fazer.

    Mas uma coisa eu prometo, se a ideia vingar, os futuros episódios estarão melhores, melhor editados e etc.

    Abraços

  • Priscilla

    Mais um ótimo podcast 🙂

    Gostei da idéia, MAS concordo com o amigo acima : A leitura foi meio corrida, e tanto ‘monofônica’.

    Uma idéia mais concreta :
    Se quiser, este vídeo do Neil Gaiman, lendo o primeiro capítulo do livro The Graveyard, acho que é um bom começo. Mostra que uma só pessoa pode ler um texto, com vários personagens no contexto – masculinos/femininos – sem precisar de grandes edições (acredito eu …), com pequenas variações na entonação, com calma e pausa.

    Também recomendo Roy Dotrice, lendo Game of Thrones & cia, das crônicas de fogo e gelo – mas nesse caso, como leitor professional, ele coloca mais enfâse nas diferentes vozes, o que não creio ser tão fácil.

    Infelizmente desconheço leituras em português que possam ser recomendadas para dar uma idéia – Se algum outro leitor do site tiver algum link de leitura em pt-br, creio que seria uma boa adição.

    Boa sorte com este novo projeto !

    []s

  • Priscilla
  • Thomaz

    Gostei da edição.
    A ideia é boa, mas concordo bastante com o comentário da Priscilla, e com o Aoshi-Senpai também. Então, não vou repeti-los.

    Assim que vier um episódio que eu entenda algo sobre o mito, eu comento!

  • Bom, to vendo que pelo menos o pessoal tem curtido a ideia, se isso vingar com certeza os proximos terão um tratamento melhor, quem sabe com participação de mais pessoas pelo menos para as falas.

  • Mazzarin

    Iae galera, to deixando meu apoio a este tipo de cast, ficou bem legal, soh concordo com o irmaum la em cima, precisa caprichar um pouco na emoção transmitida na narrativa, inspirisse no galvão bueno, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Brincadeiras a parte, escuto o papo lendario a menos de um ano e a melhor coisa que fiz foi ouvir uma maratona de todos seus cast.

    Obrigado e vida longa ao Cast!

    Abraços Fraternos

  • Matheus Gabriel

    Caramba, cheguei neste site a partir de uma pesquisa sobre as Eddas, não tem nada a ver com este podcast, mas queria comentar que estou curtindo muito o trabalho de vocês, e estou baixando um a um os seus podcasts, e espero que vocês postem mais deles, principalmente sobre a mitologia nórdica, e se possível sobre a mitologia egípcia, agradeço a vocês por nos disponibilizar esta fonte de informação incrível que é o MITOGRAFIAS, abraço.

  • Seja bem-vindo Matheus, você já deve ter visto que temos um episódio próprio do Edda então, mas continue escutando os outros pois temos vários sobre mitologia nórdica.
    Quanto a mitologia egipcia não temos um em especifico, mas temos um sobre mumias onde abordamos bastante dessa cultura..

    Abraços.

  • Nilda

    Olás!

    Gostei da idéia!
    Como o número de lendas e mitos é imensurável, a leitura delas é uma boa forma de apresentar os menos conhecidos a um maior número de pessoas.

    Neste episódio piloto há alguns problemas de realização, mas nada que com as dicas já dadas aqui e um pouco de experiência não resolvam.

    E como o Leonardo excluiu, pelo menos por enquanto, a possibilidade deste tipo de episódio virar uma “nova linha”, em separado do Papo Lendário, sugiro que ele tenha alguma peridiocidade mais definida.
    Algo como a cada 4 ou 5 episódios. Talvez para introduzir um tema que será abordado no próximo, ou finalizar/complementar os anteriores.

    Fico por aqui, e espero que mais pessoas contribuam com a discussão.

    PS: já havia comentado isso com o Leonardo, mas achei importante deixar minha opinião aqui também.

  • Netuh

    Ola,

    Esta de parabens pela iniativa. Ficou muito bom, mas eh como o pessoal aqui em cima ja mencionou, ficou meio monotono.

    A sugestao da forma como o Neil Gainman fez no video eh muito boa. Mas ainda podia ter uma edicao um pouco melhor. Colocar uns barulhos de chuva quando tiver chuva, ou um efeito na voz quando for um Deus. Mas com certeza pondere sobre isso, pois imagino eu que deva dar um trabalho muito grande de edicao.

    Abracos e parabens novamente,
    Neto

  • Degas

    Boa iniciativa, mas creio que os aspectos técnicos devem ser fortalecidos, tendo uma leitura mais pausada, para os ouvintes compreenderem melhor a narrativa. Trilha sonora ficou impecável.

    No mais abraço.

  • Eu dormi durante o cast… mas isso é normal, sempre durmo e depois repito, só que dessa vez não consegui fazer isso. Achei ótima a ideia, mas como o pessoal falou, é preciso uma produção melhor. Dá uma ouvida no escriba café ou no historica que acho que dá para ter uma noção do que poderia melhorar.

    Abracetas!

  • Alexandre

    Olá pessoal,

    Gostei muito da inovação!
    Continuem assim e parabéns!!!

    Obs.: da trilha sonora, ficou muito bom, encaixando bem os ritmos com os capítulos. Só como ponto de atenção, os arranjos musicais são muito japoneses, e não chineses. Só nesse ponto que deu uma quebra na imersão.

  • Thiago Santiago

    Fala Mitocondria!
    Fazendo coro ao que já foi dito: A leitura ficou muito rápida e monótona(um tom só). Leia com emoção. Mostre-se interessado na leitura. Uma dica é variar a altura e a velocidade da voz.
    Mas a ideia é boa e a pausa durantes os capítulos deu um ritmo bom no geral, uma sensação de passagem de tempo e mudança de cenário.
    A cada temporada poderia ter um episódio desse.
    Eu acho que a ideia do Aoshi de colocar um nome diferente não foi para a narração ter uma periodicidade diferente do PL(como o Leituras de Pergaminho faz), mas somente para facilitar uma busca posterior e ter uma numeração própria. Se não foi a intenção dele, fica como sugestão minha.
    Abraços.

  • Marcus Lemos

    Fala mitocondria!

    Achei que ficou muito bem feito esse cast e eu gostei MUITO da ideia! Concordo com o Thiago Santos que pelo menos o nome poderia ser diferenciado pelo motivo que ele explicou.

    Sobre a edição, bem, eu não me importei com o tom, mas realmente seguindo os comentários do pessoal acho que vai ficar bem melhor. Continuem com o bom trabalho e obrigado por trazer um texto tão interessante de uma cultura que não estamos acostumados a escutar sobre! Até mais 😀

  • Sr. Cutia

    Olá,
    Tenho que me redimir perante vocês.
    Sou acompanhante do podcast desde o lançamento do primeiro ep, os conheci lá no antigo Papo na Estante (olhar de saudades), mas até então nunca havia me manifestado.

    Mas vamos ao que interessa… Adorei o iniciativa e proposta. Concordo em muito sobre o tom da leitura e a entonação de vozes, e discordo sobre o que foi dito da edição, pois havia barulho de chuva e outros efeitos, assim como há no cast.

    E peço, humildemente, que existam outros… Sei que o cast é feito de coração, e nós os recebemos de coração também!

    Tenho grande admiração do tralho empenhado aqui!

    Um grande abraço!

  • Fernando Zaffari

    Parabéns pelo podcast e para todo pessoal do Mitografias! Fantástico! Gosto demais de mitologias e p quem tem, como eu tive, a curiosidade de conhecer a autora destas diversas mitolgias: Chinesa, Greco-romana, Nórdica, Hindu, Japonesa, Egípcia, Africana e ainda Beowulf, Gilgamesh, Akhenaton, Fúria Nórdica, etc, confira o vídeo abx:

    https://www.youtube.com/watch?v=x_5J-A5sNT0