Papo Lendario #78 — As Diversas Lendas do Anel

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, e Pablo de Assis conversam sobre as várias lendas que inspiraram a ópera O Anel dos Nibelungos e outras obras.

Veja que em vários locais podem ter espadas sagradas encravadas.

Ouça mais lendas incestuosas.

Perceba os motivos de Loki ser revoltado.

Saiba como é bom saber o que você está almoçando quando esta com fome.

Veja as relações entre Sigurd e Siegfried.

Musica Final: Sigurdlied – Faun

Links

Papo Lendario sobre Anel dos Nibelungos

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

3 comentários em “Papo Lendario #78 — As Diversas Lendas do Anel”

  1. Olás!

    Antes que outro episódio venha e me distraia, preciso comentar sobre o fato de Signe se jogar no fogo:
    Signe cometeu incesto porque entendeu que para vingar os irmãos, mortos pelo marido, deveria gerar um filho da linhagem de Sigmund. O fato dela ter feito isto não torna o incesto aceitável para ela ou sua cultura, por isso o suicídio. E já que a iniciativa foi dela, somente ela precisaria sacrificar-se por ter violado o tabu.
    Também seria muito complicado para Sigmund e Sinfiotile prosseguirem levando uma rainha viúva e, com certeza, Signe tinha consciência disso. Pelo bem do filho e do irmão seria melhor deixar de existir.

    É interessante notar que, apesar de ter sido gerado para ser o guerreiro forte que derrotaria Sigeir, Sinfiotile não é o herói guerreiro que irá libertar Brunhilde e acabar com a maldição do anel de Andvari. Este papel caberá a um filho legítimo de Sigmund.
    Será que isso ocorre porque Sinfiotile é fruto de um incesto e por isso não seria considerado digno pelos deuses e/ou costumes?
    Até que ponto o tabu do incesto era forte na cultura germânica ou nórdica?
    Creio que é uma questão interessante e que deve ser levada em conta ao analisar a história de Sinfiotile.

    Abraço.

    PS: Leonardo: tem muito mestre de RPG que gostaria de usar os efeitos sonoros deste episódio. Eles tornam a narrativa das histórias bem interessante.

  2. Valeu Nilda!! É bom saber que alguém notou e gostou dos efeitos que coloquei rs, agora que uso o Vegas, a edição fica mais dinâmica, então posso colocar esses efeitos.

    Sobre a questão do incesto, se analisarmos a lenda vemos que tem muitos elementos medievais, sendo assim uma época cristã (mesmo que tenha ligação com a mitologia germanica) onde o incesto seria algo extremamente errado.

  3. Então Leonardo:
    O incesto não é um tabu apenas entre os Cristãos.
    Não sei qual a extensão deste tabu entre os nórdicos e acredito que não há muitas fontes que falem disso. Mas duvido que não fosse um tabu também entre eles.

    Por isso meu questionamento acima e a linha de raciocínio que desenvolvi.
    Se a culpa não ditou as ações de Signe, com certeza o fato de saber que seria hostilizada, junto com irmão e filho, quando descobrissem o incesto pode ter influído em muito na sua decisão.

    abraço

Comentários encerrados.