Papo Lendario #76 — Compreendendo (ou não) os Oráculos

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, e Pablo de Assis conversam sobre o conceito de oráculo e diversos metodos de premonição.

Veja os diferentes métodos de ver o futuro.

Entenda o que é um oráculo, e conheça os famosos oráculos gregos.

Saiba como funcionava o oráculo de Delfos.

Perceba a relação entre psicologia e os métodos advinhatórios.

Musica Final: The Clairvoiant – Iron Maiden

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

7 comentários em “Papo Lendario #76 — Compreendendo (ou não) os Oráculos”

  1. Nem precisei perguntar a um profeta ou a um oráculo para saber que esse episódio seria muito bom.. Parabéns!!

    Será que ser cearense da cabeça chata quer dizer algo bom nesse tipo de oráculo que usa o formato da cabeça? Vou procurar saber! hehehe

  2. Parabéns pelo episódio! conseguiram abordar o tema e levar até os dias de hoje, sem desrespeitar nenhuma religião (uma tarefa muito difícil, realizada com maestria por vocês)
    Além disso, devo parabenizá-los pelo uso da trilha sonora da série Guerra dos Tronos, que contribuiu para a atmosfera “medieval/fantástico” Parabéns pela escolha! E continuem assim!

  3. Olás!

    Escutando este episódio me sinto na obrigação de contar sobre um sistema divinatório que praticamente vi surgir e que funciona muito bem: a leitura de cartas de Munchkin.
    Sim isso mesmo. As cartas do jogo criado pelo Steve Jackson também podem ser usadas para leitura do passado, futuro e fazer previsões.

    Tudo começou num dos últimos EIRPGs, quando alguns amigos decidiram ver se era possível ler a sorte usando cartas como “Vendedor de Seguros”, “Doppelganger”, “Galinha na cabeça” e “Sandálias da Sedução”.
    Testaram com desconhecidos que participavam do evento e o método deu tão certo que até ganharam algum dinheiro com as leituras realizadas.

    Atualmente só existem duas sacerdotisas que sabem interpretar as cartas e um portador dos signos, que tentam manter a arte viva.
    Como o jogo voltou a ser vendido no Brasil talvez tentem expandir o método e torná-lo sagrado entre os jogadores de RPG.

    abraços

  4. Ana Carolina Fagundes

    É a primeira vez que escrevo. Conheci o podcast há algum tempo, em um dos programas com participação do Eduardo Spohr. Durante o interstício do Papo Lendário, aproveitei para escutar todos os episódios, que ficam melhor a cada edição.
    Sobre oráculos, vou relatar algo que aconteceu comigo. Recentemente, tive que tomar uma decisão importante ligada à minha vida profissional. Racionalmente, elenquei os prós e contras de cada opção, mas ainda assim eu estava com uma tremenda dúvida.
    Decidi então folhear algum livro de que eu gostasse muito, e procurar um trecho que trouxesse algum lampejo. Achei adequado consultar Silmarillion e abri na página em que se fala das escolhas dadas a Lúthien, e como ela optou ficar na Terra-média a viver entre os Valar, assumindo os riscos de sua decisão.
    Para mim, isso significou escolher a opção menos segura, mas que promete mais recompensas. E agora tenho Lúthien como inspiradora nessa jornada.

  5. O oráculo disse: “se você não comentar, um grande império irá tombar”. Pra não correr o risco, corri e comentei. 😀

    Em um Passado estranho eu estuei astrologia, chegava a fazer até mapas astrais, apesar de não acreditar nos poderes dos astros. Bem, mas deixa isto pra lá.

    Muito bom este episódio, como todos os episódios do Papo lendário.

  6. Excelente episodio!!! Sempre que escuto falar sobre o tema, pode ser um mero comentário penso que: “O que se faz para evitar o futuro, pode ser aquilo que te leva diretamente para ele, logo saber do futuro da mais trabalho e transtorno do que não saber”!

    Por isso eu evito até horoscopo…

    E a desculpa da “ignorância” já poupa muita angustia!!!

    Episodio empático com conteúdo!!!

    Sigo escutando!!! Até mais!!!

Comentários encerrados.