Papo Lendario #76 — Compreendendo (ou não) os Oráculos

Trailer Papo Lendário #76
12/02/2013
Escritos Lendários: Édipo
03/03/2013

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, e Pablo de Assis conversam sobre o conceito de oráculo e diversos metodos de premonição.

Veja os diferentes métodos de ver o futuro.

Entenda o que é um oráculo, e conheça os famosos oráculos gregos.

Saiba como funcionava o oráculo de Delfos.

Perceba a relação entre psicologia e os métodos advinhatórios.

Musica Final: The Clairvoiant – Iron Maiden

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Thiago Ribeiro

    Nem precisei perguntar a um profeta ou a um oráculo para saber que esse episódio seria muito bom.. Parabéns!!

    Será que ser cearense da cabeça chata quer dizer algo bom nesse tipo de oráculo que usa o formato da cabeça? Vou procurar saber! hehehe

  • Parabéns pelo episódio! conseguiram abordar o tema e levar até os dias de hoje, sem desrespeitar nenhuma religião (uma tarefa muito difícil, realizada com maestria por vocês)
    Além disso, devo parabenizá-los pelo uso da trilha sonora da série Guerra dos Tronos, que contribuiu para a atmosfera “medieval/fantástico” Parabéns pela escolha! E continuem assim!

  • Nilda

    Olás!

    Escutando este episódio me sinto na obrigação de contar sobre um sistema divinatório que praticamente vi surgir e que funciona muito bem: a leitura de cartas de Munchkin.
    Sim isso mesmo. As cartas do jogo criado pelo Steve Jackson também podem ser usadas para leitura do passado, futuro e fazer previsões.

    Tudo começou num dos últimos EIRPGs, quando alguns amigos decidiram ver se era possível ler a sorte usando cartas como “Vendedor de Seguros”, “Doppelganger”, “Galinha na cabeça” e “Sandálias da Sedução”.
    Testaram com desconhecidos que participavam do evento e o método deu tão certo que até ganharam algum dinheiro com as leituras realizadas.

    Atualmente só existem duas sacerdotisas que sabem interpretar as cartas e um portador dos signos, que tentam manter a arte viva.
    Como o jogo voltou a ser vendido no Brasil talvez tentem expandir o método e torná-lo sagrado entre os jogadores de RPG.

    abraços

  • Ana Carolina Fagundes

    É a primeira vez que escrevo. Conheci o podcast há algum tempo, em um dos programas com participação do Eduardo Spohr. Durante o interstício do Papo Lendário, aproveitei para escutar todos os episódios, que ficam melhor a cada edição.
    Sobre oráculos, vou relatar algo que aconteceu comigo. Recentemente, tive que tomar uma decisão importante ligada à minha vida profissional. Racionalmente, elenquei os prós e contras de cada opção, mas ainda assim eu estava com uma tremenda dúvida.
    Decidi então folhear algum livro de que eu gostasse muito, e procurar um trecho que trouxesse algum lampejo. Achei adequado consultar Silmarillion e abri na página em que se fala das escolhas dadas a Lúthien, e como ela optou ficar na Terra-média a viver entre os Valar, assumindo os riscos de sua decisão.
    Para mim, isso significou escolher a opção menos segura, mas que promete mais recompensas. E agora tenho Lúthien como inspiradora nessa jornada.

  • O oráculo disse: “se você não comentar, um grande império irá tombar”. Pra não correr o risco, corri e comentei. 😀

    Em um Passado estranho eu estuei astrologia, chegava a fazer até mapas astrais, apesar de não acreditar nos poderes dos astros. Bem, mas deixa isto pra lá.

    Muito bom este episódio, como todos os episódios do Papo lendário.

  • Bruno Feitosa

    Exelente post!

  • Excelente episodio!!! Sempre que escuto falar sobre o tema, pode ser um mero comentário penso que: “O que se faz para evitar o futuro, pode ser aquilo que te leva diretamente para ele, logo saber do futuro da mais trabalho e transtorno do que não saber”!

    Por isso eu evito até horoscopo…

    E a desculpa da “ignorância” já poupa muita angustia!!!

    Episodio empático com conteúdo!!!

    Sigo escutando!!! Até mais!!!