Papo Lendario #68 — O Tragico Amor do Corno, da Loira e do Triste

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Pablo de Assis (nerdexpress, metacast), Felipe Nunes, Juliano Yamada e Jessy conversam sobre a lenda de Tristão e Isolda.

Conheça a lenda desse amor trágico.

Conheça as possíveis origens, influencias e simbolismo da lenda.

Veja quais as ligações com as lendas arthurianas.

Musica Final: Tristan and Iseult – Tarkio

Links
Primeiro Episodio de Dragão
Segundo Episodio de Dragão
Episodio de Monstros
Primeiro Episodio de Rei Arthur
Segundo Episodio de Rei Arthur

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

11 comentários em “Papo Lendario #68 — O Tragico Amor do Corno, da Loira e do Triste”

  1. Como assim o “Pablo ESTÁ sendo babaca”? Pra mim ele é o babaca sempre! O unico podcast entre os vários que ouço onde um dos participantes, em 90% dos episódios, desmente, de maneira pouco educada, aos outros… sempre dizendo “não é bem assim” ou algo próximo e complementando com “as pessoas não entendem bem isso”. Só o babaca entende direito. Numa boa, eu e meu amigo brasileiro que me indicou este podcast estamos por parar de ouvir seu programa por causa disto.
    Jessy, por outro lado, sempre dá um toque doce à tudo.
    Quanto à dúvida nos comentários, aqui não funcionou no ITunes.
    Desculpe os erros de português.
    Obrigada.

  2. Olá mitografianos,
    parabéns pelo episódio, gostei muito. A única coisa que eu tinha ouvido falar da história era que tinha um pé na mitologia arthuriana, mas não sabia os pormenores. Ao conhecer a história toda, vê-se que tem muito de Romeu e Julieta nela. Ou melhor, na obra de Shakespeare tem muito de Tristão e Isolda.
    Até um próximo episódio!

  3. É só para mim que no itunes este episodio está bugado?

    No Media Player Classic está normal, por que no itunes da uma piscada de som e acaba O.o

    O 69 está normal e pegando, o que teve de diferente neste? O.o

  4. Parabéns ao Felipe Nunes pela melhora no áudio, agora dá pra entender o que ele diz =D

    Façam um episódio sobre o significado pessoal dos mitos pra vocês ! Por exemplo, se vocês consideram os mitos apenas acontecimentos históricos que são contados de forma mais fantasiosa, se são alegorias pra fenômenos da natureza ou se são fenômenos arquetípicos.

    Abraços.

  5. Tenho uma versão do romance de Tristão e Isolda que me parece bem completo. É da editora Europa-América e, infelizmente, a ficha técnica dele é incompleta e não há a sua origem, apesar de parecer ser francesa.

    A parte em que há uma intervenção do Rei Arthur é uma das mais engraçadas, pois é num julgamento de Isolda, em que ela tem que jurar sobre uma relíquia sagrada que não traiu o rei Marcos. Caso mentisse, a relíquia a queimaria.
    Tristão se disfarça de mendigo e fica no meio do povo. Há uma poça de lama que os nobres tem que atravessar para chegar ao local do julgamento e Isolda, para parecer humilde, pede para que o “mendigo” a carregue de cavalinho.
    Ao fazer o juramento, ela jura que “nenhum homem esteve entre minhas coxas além do Rei Marcos, e aquele homem que me carregou hoje”.
    Assim ela foi inocentada, pois falou a verdade, apesar de nem todos entenderem o real significado do que disse.

  6. Rapaz, descobri que tem um livro sobre esta estória!!! Muito bom, vai para a minha lista de vou ler, porque o filme achei tão ruim que nem lembrava que assisti esse negocio, o estorinha chata… =/

    Episodio empático com conteúdo!!!

    Sigo escutando!!!

Comentários encerrados.