Papo Lendário #63 — Loucuras ou Divindades?

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) Juliano Yamada e Jessy continuam a conversa sobre psicopatologa e suas relações com a mitologia grega.

Entenda o que é o Narcisismo.

Conheça os deuses Fobos e Deimos

Veja a relação do deus Baco com a esquizofrenia

Ouça sobre como a depressão ta ligada com muitos mitos gregos.

Musica Final: Maluco Beleza — Raul Seixas

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

14 comentários em “Papo Lendário #63 — Loucuras ou Divindades?”

  1. Opa, já ansioso para ouvir, mas já tarde tenho aula pela manha, durante o dia escuto. Na descrição do episódio fala em continuação da conversa sobre psicopatologa, onde está o começo então?

    Um abraço e parabéns pelo sempre excelente trabalho.

  2. Uou !! Nossa que falha, eu pulei do 61 direto para o 63 !! Hauheuehau. Já sei onde começa, e amanha terei boas horas de papo lendário !

  3. Diego Miyabi (@diegomiyabisama)

    Tudo bem pessoal?
    É a primeira vez que escrevo, porém já estou acompanhando vcs à algum tempo e quero dar os parabéns pelo podcast.
    Sou fã de mitologias e religiões em geral e gosto bastante de ouvir vcs.
    Nesse msm além das lendas ainda teve uma aula de psicopatologa que achei bem interresante e absorvi bastante coisas.

    Vlw e Abraços!

  4. Opa, mais um episódio bacana.
    Só tenho uma coisa a reclamar, nos últimos áudios o som está bem baixo, tenho que fazer força para escutar direito algumas falas, dá uma olhada nisso aí. De resto todos programas foram muito interessantes e informativos.
    Abraço.

  5. Fala galera, ótimo cast como sempre. Percebí uma melhora no áudio em relação ao episódio anterior.

    Catábase e Anábase ! Fiquei 2h tentando entender essas duas palavras =)

    Outra coisa, acredito que alguns episódios antigos não estejam mais disponíveis para download ou escutar. Testei o episódio sobre maniqueismo e o do Crowley. Gostaria muito de ouvir esse primeiro novamente.

    Abraço.

  6. Os episodios antigos estao temporariamente fora do ar, pois ainda estamos finalizando as questoes do servidor e feed. Mas nao se preocupem que logo volta tudo ao normal.

  7. Interessante como tem filmes do Mel Gibson que servem para estudo das psicopatologias… e olha que nem citaram Máquina Mortífera!
    Arrumei mais um motivo pra rever os filmes dele…

  8. Gostei mais que o primeiro. Foi legal para explicar o que todo mundo pensa que é obvio mas no fim ninguém sabe. Seria legal um sobre os sete pecados capitais e as sete virtudes.

  9. Excelente episódio.

    Queria saber de onde saiu este padrão de atribuir ou comparar doenças, medos e fobias com Deuses Gregos.

    Porque não Deuses orientais?

    Abraços.

    aLx

  10. aLx, posso nao ser conhecedor tanto quanto o Pablo, mas pelo que sei isso se deve ao fato de nossa cultura atual, pelo menos considerando a maior parte da cultura ocidental vem dos gregos.
    Dos gregos passou para os romanos e destes mesmo terem se tornado cristaos passaram para o resto da Europa, e da Europa e da Europa para a America e o resto do mundo.

  11. Olá, aLx!
    É engraçado que a frase do Jung, “Os deuses se tornaram doenças” que inspirou estes episódios está num livro de alquimia chinesa chamado O Segredo da Flor de Ouro!
    Na prática, pode ser qualquer deus. Acontece que eu tenho mais familiaridade com a mitologia grega do que com outros panteões, mas basicamente é só tentar compreender o padrão divino e o que a doença acaba vivendo… No caso dos transtornos específicos como Pânico ou Fobias – cujos nomes derivam diretamente dos deuses gregos – isso se dá devido à influência da cultura grega sobre a ciência e sobre a medicina. Não sei por que cargas d’água, mas os nomes gregos são mais usuais que os latinos ou de outras culturas.
    Mas um exercício interessante é encontrar os correlatos deles em outras culturas! Por exemplo, dentro do folclore brasileiro, temos o Curupira que faz as vezes de Pan e provoca terror nos incautos que se perdem nas matas. Será que o pânico brasileiro não poderia se chamar “Curupirose”?
    Eu particularmente acho fazer isso um exercício bastante interessante! Estou para conhecer um pouco mais dos deuses africanos e da cultura daquela região, pois sei que eles têm noções bem peculiares de alguns transtornos mentais. Será que existe algum correlato mitológico sobre essas peculiaridade? Ainda não sei, mas seria bem interessante descobrir!

  12. Obrigado ao Leonardo e Pablo pelas respostas.
    Aliás, como sabem sou um fervoroso defensor das discussões nas áreas de comentários.

    Além disso, o Mitografias conta com o sistema que mais admiro para leitura de feeds, que é um programa à parte, ao exemplo do PAPO PIRATA. Agora o Paranerdia, do querido Alexandre Nerdmaster, está aderindo ao formato.

    Opa… prolixo demais… enfim, acho que vocês poderiam continuar as discussões e responder as perguntas que são feitas via comment e e-mail (ARRGH!!! – Detesto E-Mails!) no seu episódio de leitura.

    Assim, exatamente como no Papo Pirata, os seus ouvintes e commenters irão gerar conteúdo, além de dar uma boa pista da direção que os ouvintes desejam que o podcast tome.

    Abraços.

    Obrigado pelo programa!

    aLx

Comentários encerrados.