Papo Lendário #61 — Zumbi de Raiz

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) com a convidada Jessica Ketchup (Musica com Ketchup) conversam sobre o lado mítico e mistico do zumbi.

Veja o lado do zumbi mitológico.

Entenda a relação do zumbi com o vampiro, ghoul e outros monstros.

Saiba qual a definição do morto-vivo na religião vudu.

Ouça sobre o lado real do zumbi.

Musica Final: Pet Semetary — Ramones

Trailer de The Serpent and the Rainbow

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

13 comentários em “Papo Lendário #61 — Zumbi de Raiz”

  1. O nome em portugues do filme Serpent and The Rainbow é “A Maldição dos Mortos-Vivos”. Pq não? hahahaha
    Um clássico do Telecine e do Corujão da Globo.
    Ótimo programa, aguardando a segunda parte. =)

  2. Adorei o episódio. Tinha certeza que a edição era do Mitocondria assim que identifiquei trilha de Dexter compondo o background do episódio. Muito legal aprender coisas novas como esta comparação feita com os vampiros e os casos de aprisionamento em garrafas.

  3. Olá pessoal, escuto o podcast de vocês à algum tempo mas nunca deixei uma mensagem e estou aqui corrigindo esse erro meu. O podcast de vocês é sensacional e sempre toca em temas bacanas.

    Abraços e continuem com o bom trabalho.

  4. Muito bom o episódio! Foi bom saber de onde vieram os zumbis. Com relação ao Cemitério Maldito, não vi o filme, mas li o livro. As pessoas eram enterradas em um cemitério indígena, que era uma extensão do cemitério de bichos. As pessoas voltavam a vida, mas voltavam diferentes, más, como que possuídas por um demônio.
    Abraços!

  5. Excelente, cast, mitógrafos!

    Conseguiram falar sobre zumbis sem se referirem muito aos zumbis atuais, do tipo TWD.

    Vocês incluíram o Jason como zumbi, então, por comparação o Michael Myers também é!

    =)

    Recentemente foram descobertos alguns insetos que transformam abelhas e moscas em zumbi. Elas continuam com todas as funções vitais ativas mas já não são mais capazes de controlar o próprio corpo porque seus cerebrozinhos já foi pra paçoca!

    Outro dia, conversando com o NerdMaster, do Paranerdia, falamos sobre quanto tempo pode “viver” um zumbi do tipo TWD. Parece que são duas as hipóteses mais aceitas. A que a carne apodreceria tanto que eles se desfariam e a segunda é que “morreriam” de fome, pois todo organismo animado precisa de algum tipo de fonte de energia.

    Vejo que atualmente os zumbis tem sido muito usados como escape moral, ou seja, para não mostrar os heróis matando HUMANOS, mata-se ZUMBIS, robôs, androids, múmias e qualquer outra coisa MATÁVEL.

    Ou seja, o politicamente correto é responsável pela proliferação dos zumbis.

    Abraços.

    aLx

  6. Conheci o cast de vcs tem cerca de três semanas e achei realmente bem legal, gosto bastante da forma despojada que vocês tratam o assunto e também os links que fazem com HQ’s.

    Só senti falta de mais mitologia oriental, se precisarem de ajuda com esse tipo de pauta, sou praticante de Yoga e em breve me formarei como também como professor de Yoga, o que tem muitos links com a mitologia Hindu, então se precisarem de alguma ajuda só falar 😉

    Sobre o lance de tempo médio de vida do zumbi, o mais provavel seria uma decomposição até mais acelerada que o comum. Esses dias na clinica onde eu trabalho, estava conversando com um colega sobre canibalismo ele estava dizendo que novas pesquisas apontam que em alguns mamiferos quando eles se alimentam de carne da mesma especie eles desenvolvem autofagia (suas células se canibanibalisam).

    Pode ser que um zumbi, por se alimentar unica e excluisivamente de carne humana acabe comendo a si próprio mesmo que de foma indireta, logo se isso for real uma possivel epidemia duraria bem menos do que vemos por aí nos filmes e em TWD

    …mas isso pensando em Zumbi que é algum problema fisiologico, isso tudo vai abaixo em explicações misticas para eles hehehe

  7. Olá,

    Reforçando a mensagem do outro camarada: o feed do itunes não está funcionando!

    Abs,
    Eduardo

  8. Creio que a impressão que o Leonardo de que o Golem é um ser mitológico europeu pode ser explicada pelo fato da história mais conhecida sobre um Golem que foi criado por um rabino de Praga, no leste europeu, que protegia um gueto judeu.
    Aparentemente a popularização se deu nesta época, em que a maioria dos judeus viviam na Europa e pode ter gerado a confusão.

    Aliás, em mangás que tem seres fantásticos ou alquimia na história, a explicação para o que é um Golem menciona apenas este rabino de Praga.

  9. E aí moços e moças do Pod Cast mais responsa do universo. Vocês falaram sobre zumbis, mas nunca viram um de verdade não é? Vão até a Cracolândia em São Paulo que vocês verão zumbis de verdade. Uma multidão deles andando feito os farrapos daquele game Resident Evil II e o III e IV. Mais uma vez elogio o podcast que acompanho praticamente desde o início.

  10. Pessoal,

    Gosto demais do podcast de vocês.
    O Itunes de vocês parou de funcionar a partir do 60.

    Abraços,

  11. O zumbi é do Haiti mesmo, foi do vodu que surgiu o nome e tal. Mas a idéia de mortos que voltam e comem humanos é de fato antiga, apareceu inclusive num dos textos mais antigos da humanidade, no Epopéia de Gilgamesh. A deusa Ishtar ameaça seu pai para conseguir o Touro do Céu, dizendo que se ele não der a ela, ela iria quebrar os portoes do inferno e deixar que os mortos voltem a vida para se alimentar de humanos.

    Feedback atrasado né? Hahahahaha mas só conheci o podcast agora. Parabéns por ele, estou baixando dezenas de episódios, uma hora chego no mais recente 🙂

    Abs!

Comentários encerrados.