Papo Lendário #57 — Os Mensageiros Alados

Trailer Papo Lendário #57
29/11/2011
Trailer Papo Lendário #58
14/12/2011

Nesse episódio do Papo Lendario Leonardo, Juliano Yamada, Felipe Nunes (Cidade Gamer), Jessy, e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) com o convidado de casa Eduardo Spohr (Filosofia Nerd) conversam sobre o conceito de Anjos.

Veja a origem do mito do anjo e suas modificações.

Entenda como funciona a castas dos anjos e suas deferentes características entre si.

Ouça quais seriam os seres equivalentes aos anjos em diversas mitologias.

Aprenda o significado da palavra anjo, e porque eles seriam mensageiros.

E entenda porque você deve respeitar um anão!

Papo Lendario sobre A Batalha do Apocalipse

Sobre o livro Filhos do Eden

Musica Final: Zankoku Na Tenshi No Teeze (Cruel Angel Thesis) — Tema de Evangelion

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • victor almeida

    é…fala de anjos, não deixei de acertar o tema. e acertei também o convidado, ninguém menos que meu ídolo Eduardo Spohr!

    baixando!

  • Leonardogp

    Chamaram a pessoa ideal para falar sobre o assunto!

    Tenho os dois lançamentos do Eduardo Spohr (e orgulhasamente com o ABdA da Nerdbooks), sendo que estou na metade de Filhos do Éden.

    Era o que estava faltando, um podcast com ele, para dar uma luz sobre essa mitologia maneirassa e a mitologia do livro.

  • victor almeida

    Leonardogp, com certeza! 🙂 essa mitologia é realmente foda!

  • Cast maravilhoso como sempre!!!
    Amo a mitologia de anjos… inclusive, estou planejando a um tempo uma história com seres similares aos anos. Ver as publicações do Spohr me inspira muito!!!

    A comparação do Pablo entre os anjos e o correio foi simplesmente “ótema”.

    Única canelada (vicio de Nerdcast) é que no Supernatural, quem aparece como Trickster, fingindo ser Loki, é o Gabriel e não o Miguel.

    O Miguel, inclusive, não pode descer à Haled (Spohr Fan Boy) por só poder utilizar um hospedeiro descendente de Caim e Abel (no caso, os irmãos Winchester: Caim/Seam & Abel/Dean)

    De resto, simplesmente fantástico!!!

  • Priscilla Rúbia

    Muito bom o podcast! Cresci rodeada pelo cristianismo e mesmo assim não sabia de muita coisa dita. Muito interessante a visão dos anjos nas outras religiões!
    Aguardo ansiosa pelo podcast a respeito dos demônios, pra mim vai ser super interessante porque irá entrar no tema que estou escrevendo no momento.

  • Adorei a parte da transformação de um Deus guerreiro para um Deus mais ameno em resposta a mudança do próprio povo hebreu de guerreiros nômades para pastores e cultivadores de terra.

    A questão de quem personificaria a serpente é notável a discussão, eu li o seguinte trecho bíblico: “… maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.”.

    Eu interpreto isso como ela sendo um animal mesmo, pois sua descendência foi punida, perdeu os membros e passou a rastejar.

    Em relação a localização geográfica dessas regiões míticas, o Eduardo Spohr está correto, foram substituídas com o tempo. Lembro que conversando com um amigo que é Presbítero (e eu sempre trazia muitas dúvidas pra debatermos) ele me disse que o Éden estava lá ainda, mas numa dimensão diferente da nossa, que não poderíamos visualizar ou sentir e logo me remeto aos planos dimensionais citados na mitologia de ABdA.

    De acordo novamente com o Presbítero, Lúcifer era um Querubin, responsável pelo louvor a Deus, e considerado o anjo mais belo e perfeito, que por onde pisava, pedras preciosas surgiam e os outros anjos ao verem Lúcifer louvavam a Deus. (Lembrando que essa é a versão de um cristão moderno e formado em Teologia)

    Poooxxaaa, Sobrenatural é bom! Até a 5ª temporada ao menos. Como já comentaram, é Gabriel que se disfarça de Trickster. O seriado tem ótimas sacadas, mas a insistência em não findar a série está tornando-o chato já. Porém, aconselho a acompanharem; os episódios divertidos são os melhores.

    Enfim! Eu sou suspeito por sem fã do Eduardo Spohr, mas considero esse um dos melhores podcasts do Mitografias! Parabéns pela produção! =D

  • Nilda

    Ainda preciso escutar novamente, pra conseguir digerir tudo, mas vou aproveitar pra indicar 2 filmes maravilhosos com anjos:
    Asas do Desejo
    Tão longe, tão perto
    os dois são do Win Wenders, e bem antigos.

    Não são sobre anjos guerreiros nem nada, são mais como anjos da guarda e a história permeia a história recente da Alemanha. O primeiro se passa antes da queda do Muro de Berlim, e o segundo é num momento posterior.
    Talvez sirva mais como uma mostra de como era a sociedade e como os anjos eram vistos neste período que qualquer outra coisa, mas mesmo assim estes filmes merecem ser vistos.

  • Mateus

    Fuck XDD spoiler em XD falando do anjo que vira deus xD falando que o spohr copio supernatural XD nooo xD eu nao li(mas sabia ja que um vira deus la) ^^

  • Olá seres mitográficos, tudo bem? 🙂

    Escuto o Papo Lendário já há algum tempo(muito tempo, eu diria) mas nunca tive qualquer conteúdo a adicionar, e por isso nunca comentei.
    Acho que finalmente percebi que jamais terei nada a comentar sobre nenhum tema que vocês abordam no podcast, então passei só para dizer que o @Mitografias transborda conhecimento e sempre fico muito interessado pelo último tema abordado.

    Excelente analogia dos Anjos com os correios. Eu ri alto e meio que concordo, faz muito sentido… 😉

    Sobre os anjos na ficção, acho que faltou comentar de Constantine(e sua HQ Hellblazer) que mostra a melhor representação de todas do Portador da Luz!
    E sobre livros, acho que não foi citado na parte de anjos na ficção porque já foi falado durante o episódio, mas não custa reforçar que existe um livro meio grandinho que aborda o assunto e que é a maior obra ficcional de todas, TOdas, TODAS: The Holy Bible!!

    É isso aí, continuem com o excelente trabalho e eu continuo por aqui, ouvindo quietinho e deixando meu comentário mesmo que não tenha nada a adicionar… 🙂

    Ja ne!

  • Olá pessoal…
    De volta aqui nos comentários depois de um tempo.
    Gostei muito desse tema. Pois é algo em que eu sempre procuro ter mais conhecimento.
    Foi citado o Livro “Este Mundo Tenebroso” do Frank Peretti, são dois livros, eu tenho os dois. São excelentes. Na própria contra capa do livro diz: “Este mundo tenebroso é um clássico no gênero de ficção espiritual que ao mesmo tempo envolve e edifica”.
    Mas esse “ficção” é citado apenas para a história que acontece no livro, eu creio que as coisas no mundo espiritual acontecem do modo em que está escrito ali. Existe essa influencia entre anjos e demônios.
    Não acredito que tudo o que é bom vem dos anjos e tudo o que é mal vem dos demônios… mas sim que o ser humano também pode realizar coisas boas ou coisas más sem precisarem da influencia desses seres.

  • Olá pessoal, não sou ouvinte regular do programa mas acho muito boas as opiniões de vcs…mas segue minha dúvida: como é explicado o fato de existirem dois arcanjos na arca da aliança feita por Moisés(que é bem anterior ao exilio babilonico)?

    abraço

  • Ricardo Tatsch

    Bah pessoal, Evagelion foi um dos animes mas complexos e doidos que eu conheço. Quando terminei a série, fiquei horas e horas na internet lendo e discutindo com outras pessoas para tentar entender o que aconteceu. Mas assim, os Anjos são alienígenas, não são criaturas angelicais.

    O pessoal do JWave fez dois casts sobre o assunto, fale uma conferida.

    http://www.jwave.com.br/2010/07/j-wave-999-evangelion-parte-1.html
    http://www.jwave.com.br/2010/08/j-wave-10-evangelion-parte-2.html