Papo Lendário #48 — Are You My Mummy?

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo, Juliano Yamada (Multiverso DC), Jessy, e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) conversam sobre as diversas caracteristicas das mumias egipcias

Conheça a lenda do deus-múmia Osíris

Entenda como funciona a mumificação.

Veja as mumias fora do Egito.

Aprenda como a mumia se tornou um monstro.

Musica Final: Powerslave – Iron Maiden

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

14 comentários em “Papo Lendário #48 — Are You My Mummy?”

  1. Muito bom. Acho que é o melhor episódio de todos. E eu nem gosto de múmias.

    Engraçado notar as múmias sendo descritas como “um tipo de zumbi”, já que o zumbi antes seria descrito como um derivado das múmias e vampiros, um irmão caçula no clube dos desmortos. Mesmo o zumbi “vudu” seria um tipo de múmia (um morto trazido de volta a vida para ser servo). Não é uma crítica, só achei engraçado, mostra que a múmia está meio largada para apodrecer mesmo, hehehehe.

    Parabéns e obrigado pelo bom trabalho.

  2. Tambem prefiro o Anubis do que o Osiris.

    O Deus Chacal pelo menos era dedicado ao serviço, não igual ao Osiris que foi um pilantra que roubou o emprego do Anubis, deixando ele apenas roendo osso!

  3. Parabéns pelo cast e pela referência ao Mun-Ha, interessante que perceber que os deuses egípicios (e ai entra a velha discussão do Terceiro Mundo ser ou não a Terra pos-apocalíptica) que o “energizavam” seriam deuses sombrios vistos por um olhar ocidental/judaíco/cristão. O desenho dos dá a entender que seriam deuses do mal e o próprio Mun-Ha seria um sacerdote do mal.

  4. Falando em múmias fiquei pensando sobre o tratamento que damos a morte e lembrei que vi (ou li) que vivemos numa sociedade tanatofóbica, ou seja, temos medo da morte e por isso evitamos o assunto. A tendência seria que os velórios sejam cada vez mais rápidos, para lidar o mínimo possível com tema. Vou procurar e mando o link mais tarde.

    Escreverei uma história para escrever sobre múmias, que não seja religiosa nem comédia rs… entretanto, vendo uma sociedade que só dar valor ao que é belo, rápido, imortal é difícil pensar numa história que respeite ao minimo o mito e ainda desperte a atenção do público atual.

    Basta notar que os vampiros que fazem sucesso, brilham ao sol e tem medo de mulher e a própria refilmagem da múmia exibe muito pouco o aspecto morto-vivo do mito.

    Parabéns pelo ótimo cast, seguramente um dos melhores! continue assim já que estão colocando a música de fechamento, que tal colocar alguns links que foram tratados no episódio? eu ouço no celular e penei para achar o bubbahotep (a quem interessar: http://bubbahotep.com )

  5. Anubis Sempre!!! os chacais sabem o que faz.

    Quanto que tipo de Estória a fazer com múmia, não seria legal trabalhar com a mesma idéia do Wraith? Algo que a prende no mundo, ou o império dela que ela tenha que reconstruir, ou missões para que ela consiga tirar “O Peso do Coração”?

  6. Galera, obrigado pelo ótimo podcast, me divirto muito com a conteúdo e com o papo de vocês.

    Lembrei que no livro Irmãos Karamazov do Dostoiévski um personagem ligado ao religioso morre e depois de pouco tempo começa a cheirar mal… Várias amigos começam a falar disso, pois no livro também seria de esperar que um homem santo tivesse um fim diferente dos profanos…

    Mas mais importante que isso, vocês assistiam a TURMA DO ARREPIO ??!!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Turma_do_Arrepio

    http://www.youtube.com/watch?v=Rl5Ixh_eKAc

    Tinha varios personagens monstros e uma múmia inclusive:

    “Tuty, a múmia: Tinha mania de consertar tudo com esparadrapos, e mania de limpeza, pois tinha alergia a pó.”

    Abraços !!! E a propósito, cadê os erros de gravação no final do episódio ?

  7. PodCast show de bola, ficou muito bacana o tema da múmia.
    Creio que ela tenha potencial para criar uma série interessante para todos.

  8. Ouvindo esse episódio eu tive que vir ao site e comentar.
    Primeiro porque eu gosto mto da mitologia Egípcia (mesmo tendo a Greco-Romana como minha favorita) e gostei muito do que foi falado, especialmente da parte sobre múmia, mas no comecinho, teve umas pisadas de bola:

    Toth, Deus da Sabedoria não é o pai de Osiris (ou Wesir, nome original egípcio – pois os nomes comumente falados são apenas traduções feitas pelos gregos por sua sonoridade, e não pelo nome real) e nem foi o criador do mundo. Osiris é o 1º filho de Nut (a deusa Celeste) e Geb (a Terra) , sendo que Isis (ou Aset) foi a 4ª a nascer.

    Outra coisa: não foram encontradas todas as partes de Osiris, pois seu falo foi comido por um peixe, porém Isis deu um jeito e colocaram um falo de ouro no lugar.

    E Isis também é uma deusa antropomórfica associada ao Abutre, tanto que, muitas vezes ela é retratada com asas.

  9. Duas sugestões de histórias que os escritores podem criar envolvendo múmias. kkkkkk

    1º – Uma múmia no futuro. Não um futuro tão distante, que a gente não tenha como se identificar. Talvez um futuro de no máximo daqui a cem anos.

    2º – Uma múmia no momento do apocalipse. Sim, aquela hora em que tudo está um caos e em plena revelação, mortos voltando à vida. Nesse caso a história foca em uma múmia no momento em que retornou ao mundo, e antes dele acabar de vez. xD

  10. AHAHAHAHA ESCREVENDO COMENTÁRIO TEMPÃO DEPOIS DO POST
    será que alguém vai ler?
    Uma moça sentia que havia nessecidade de escrever sobre múmias daí uma múmia a captura, zangada, e as duas viram amigas e viajam ao redor do mundo de carro.
    Só que a múmia tem que partir no fim da jornada, e a menina fica sozinha.

Comentários encerrados.