Antologia Mitografias – Volume II – Mitos de Origens

Seja bem-vindo ouvinte, leitor e escritor.

Com o sucesso do volume I da Antologia Mitografias: Mitos Modernos (caso não tenha lido, clique aqui), não poderíamos deixar de fazer uma sequência. E é com muito orgulho que apresentamos a Antologia Mitografias Volume II – Mitos de Origem. Mais um vez, dependemos de você escritor, profissional ou amador, que tem prazer em dar vida à novas histórias.

Aceite nosso convite, aproveite o próprio material do site e podcasts, revisite suas narrativas favoritas e inspire-se. Pois uma antologia só existe se houver histórias para contar.

Sobre a Temática

Nesta segunda edição, o tema será Mitos de Origem. Todas as mitologias estão repletas de mitos que contam como surgiram inúmeros elementos ao nosso redor, como a origem do dia e da noite, ou das estações do ano. Há ainda as histórias mitológicas sobre a fundação de uma cidade ou povoado, e até da humanidade como um todo.

Desta vez, queremos que você se inspire em um ou mais mitos de origem para fundamentar sua história – seja ao reimagina-lo com mais profundidade narrativa, seja ao buscar os nexos que ligam esta origem ao presente. Você também pode escolher um outro personagem ou evento mítico e criar uma narrativa de origem a partir dele.

Procure não recontar mitos existentes, pesquise e seja criativo. Todas mitologias e culturas são permitidas, e, dessa vez, o período histórico também é livre, ou seja, a narrativa pode se passar no passado, presente ou futuro.

Exemplos

Para se inspirar, você pode usar o próprio site do Mitografias como referência. Contamos diversas dessas narrativas nos podcasts e em textos. Mas não se limite a isso, busque em boas fontes a inspiração para suas histórias. Pra lhe ajudar, aqui vai alguns exemplos de mitos de origens:

  • De cidades: O mito da origem de Roma nos mostra os irmãos Rômulo e Remo, criados por uma loba, e cuja linhagem advém desde a queda de Tróia.
  • Da linguagem: Temos o próprio mito hebraico da Torre de Babel, onde vemos como o ser humano passou a falar diversas línguas diferentes.
  • Da humanidade: Na mitologia nórdica temos o mito em que os três irmãos Odin, Vili e Ve criam a humanidade a partir de árvores. E mais pra frente, vemos Heimdall dando origem às diferentes classes sociais dessa cultura.
  • Da tecnologia: Quando o titã Prometeu trouxe para o mundo dos homens o fogo dos deuses, deu a eles capacidade de mudar o mundo natural. É o princípio da técnica e da tecnologia.
  • Do Universo: A cosmogonia, representada em diversas culturas. Na mitologia Tupi, Nhamandú inspira e quando sopra seu hálito a existência simplesmente acontece.

Regulamento

Para participar, é preciso seguir algumas regras:

  • O autor(a) precisa ter 18 anos ou mais.
  • Cada conto só pode ter um autor(a).
  • Não aceitaremos contos que infringirem direitos autorais.
  • O texto deve ser escrito em formato de conto, e em prosa.
  • O conto deve ser inédito, portanto não deve ter sido publicado anteriormente em nenhum formato, tanto físico quanto digital, seja pelo autor(a) que envia, ou outro(a).
  • O conto deve ter no mínimo 1.000 (mil) palavras, e no máximo 8.000 (oito mil) palavras (desconsidera-se o título).
  • O conto não deve conter fotos nem ilustrações. Caracteres especiais são permitidos.
  • O conto deve ser enviado até o final de 31/07/2018
  • O conto deve estar em português do Brasil, mas é permitido o uso de termos e frases em outras línguas caso a narrativa necessite.

Regulamento referente ao envio

  • Envie para [email protected]
  • Coloque o assunto do e-mail da seguinte forma:
    Antologia Volume 2 – [NOME do CONTO] – [NOME do AUTOR]
  • No corpo do e-mail, escreva uma sinopse de seu conto. Os mitos/personagens o qual se baseou ou utiliza.
  • No final do corpo do e-mail coloque seu nome completo
  • Em anexo, coloque sua história, em formato .doc ou .rtf

Mais alguns detalhes

  • Os participantes não terão gastos e nem lucros com a publicação.
  • O site Mitografias, todos os participantes do site ou organizadores dessa antologia não terão nenhum lucro direto com a publicação.
  • Essa antologia não será inscrita no ISBN.
  • Cada participante pode enviar quantos contos quiser, mas apenas um poderá ser selecionado.
  • Podem participar autores de qualquer localização e nacionalidade.
  • Revisem seus textos. Obras com muitos erros de português facilmente serão desclassificadas.
  • Serão aceitos contos de quaisquer gêneros literários, desde que se atenham à temática proposta.
  • Os autores que enviaram contos para o volume I, tendo sido selecionados ou não, podem participar do processo seleção desse volume.
  • Não faremos censura prévia quanto a temas ou termos utilizados, mas a comissão avaliadora se reserva o direito de não aceitar o conto caso ache ofensivo.
  • Recomendamos a formatação com espaçamento simples, fonte Times New Roman 12 e com negritos e itálicos necessários já aplicados.
  • Os autores selecionados receberão, no devido momento, um contrato por e-mail, apenas para fins de formalidades de sua participação na antologia.

Sobre a Avaliação

A comissão avaliadora se reserva o direito de aprovar ou rejeitar as obras enviadas de acordo com critérios internos e absolutos. Os autores selecionados serão informados via e-mail, dentro de um mês após o fim do prazo de inscrição. O conto que melhor representar a temática da antologia, segundo os critérios da comissão, servirá de base para a capa.

Como será Publicado?

A antologia, com todos os contos selecionados, será publicada no próprio site Mitografias em formato digital (PDF, EPUB, MOBI), obviamente sem nenhum gasto para os participantes. O objetivo desse projeto é de incentivar os atuais e futuros escritores, apresentar o site do Mitografias para um novo público e divulgar novas histórias, sempre com elementos mitológicos.

O projeto não tem fins lucrativos. Será disponibilizado no Mitografias de forma gratuita, o único passo necessário é fazer um compartilhamento nas redes sociais (Facebook ou Twitter) para poder baixar um exemplar.

Equipe Organizadora

A organização desta antologia é de responsabilidade de Leonardo Tremeschin, Lucas Ferraz, e Andriolli Costa, e com auxílio de Jana Bianchi e Rodrigo Rahmati na avaliação e revisão dos contos recebidos.

LEONARDO TREMESCHIN é o criador e diretor do Mitografias, idealizador, host e editor do podcast Papo Lendário. Formado em Audiovisual e Análise de Sistemas. Leonardo é entusiasta e pesquisador de mitos há mais de 15 anos.

LUCAS RAFAEL FERRAZ é podcaster no CabulosoCast e Papo Lendário, edita os contos postados no Leitor Cabuloso e é editor-assistente na Revista Trasgo. Também é escritor e tem vários contos publicados em antologias.

ANDRIOLLI COSTA é jornalista, contador de histórias e editor do blog O Colecionador de Sacis, onde aborda os diversos aspectos da cultura popular brasileira. Foi ainda apresentador do podcast Popularium, produzido em parceria com o Mundo Freak. Organizou em 2017 a revista Saci Pererê – 100 anos do Inquérito, com contos, ilustrações e matérias envolvendo o saci no contemporâneo. Dirigiu também três curtas-metragens inspirados em mitos e lendas: Enterros (2015), O Colecionador de Sacis (2016) e Medusa (2017). Seu projeto mais recente, o Folclore Nu, reconta mitos e lendas a partir de ensaios de nu artístico.

JANA P. BIANCHI é engenheira, escritora, viajante, colaboradora do Clube de Autores de Fantasia, roteirista do podcast Curta Ficção e do audiodrama Ecos da Galeria e passeadora de lobisomens. Publicou a novela Lobo de rua (Dame Blanche), a noveleta independente Sombras e o conto Antologia (revista Trasgo #09). Desde 2014, passa metade do tempo em Paulínia (SP) e a outra metade na Galeria Creta, estabelecimento dos submundos de São Paulo onde a realização de qualquer desejo está sempre em estoque. Pode ser encontrada no Twitter como @janapbianchi e na newsletter que pode ser assinada em galeriacreta.com.br/beco.

RODRIGO RAHMATI é formado em Gestão Ambiental e servidor público praticamente desde sempre. Além de escritor, é podcaster, fotógrafo, desenhista, dançarino de folclore árabe, karateka e derbakista. Tem vários contos publicados — quase todos com elementos de fantasia, ficção científica e terror, em maior ou menor grau — e dois romances: O arquivo dos sonhos perdidos, de 2016, e Nefelibata ou O fotógrafo, de 2017. Além disso, é co–editor e revisor dos contos do site Leitor Cabuloso, co–host do podcast SobrEscrever e host do podcast Rock Pelo Mundo.

Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade de entrar em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Agradecemos a todos que participarem, e corram pois tem só até dia 31/07/2018 para participar.

Boa sorte!