Papo Lendário #57 — Os Mensageiros Alados

Nesse episódio do Papo Lendario Leonardo, Juliano Yamada, Felipe Nunes (Cidade Gamer), Jessy, e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) com o convidado de casa Eduardo Spohr (Filosofia Nerd) conversam sobre o conceito de Anjos.

Veja a origem do mito do anjo e suas modificações.

Entenda como funciona a castas dos anjos e suas deferentes características entre si.

Ouça quais seriam os seres equivalentes aos anjos em diversas mitologias.

Aprenda o significado da palavra anjo, e porque eles seriam mensageiros.

E entenda porque você deve respeitar um anão!

Papo Lendario sobre A Batalha do Apocalipse

Sobre o livro Filhos do Eden

Musica Final: Zankoku Na Tenshi No Teeze (Cruel Angel Thesis) — Tema de Evangelion

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

12 comentários em “Papo Lendário #57 — Os Mensageiros Alados”

  1. é…fala de anjos, não deixei de acertar o tema. e acertei também o convidado, ninguém menos que meu ídolo Eduardo Spohr!

    baixando!

  2. Chamaram a pessoa ideal para falar sobre o assunto!

    Tenho os dois lançamentos do Eduardo Spohr (e orgulhasamente com o ABdA da Nerdbooks), sendo que estou na metade de Filhos do Éden.

    Era o que estava faltando, um podcast com ele, para dar uma luz sobre essa mitologia maneirassa e a mitologia do livro.

  3. Cast maravilhoso como sempre!!!
    Amo a mitologia de anjos… inclusive, estou planejando a um tempo uma história com seres similares aos anos. Ver as publicações do Spohr me inspira muito!!!

    A comparação do Pablo entre os anjos e o correio foi simplesmente “ótema”.

    Única canelada (vicio de Nerdcast) é que no Supernatural, quem aparece como Trickster, fingindo ser Loki, é o Gabriel e não o Miguel.

    O Miguel, inclusive, não pode descer à Haled (Spohr Fan Boy) por só poder utilizar um hospedeiro descendente de Caim e Abel (no caso, os irmãos Winchester: Caim/Seam & Abel/Dean)

    De resto, simplesmente fantástico!!!

  4. Muito bom o podcast! Cresci rodeada pelo cristianismo e mesmo assim não sabia de muita coisa dita. Muito interessante a visão dos anjos nas outras religiões!
    Aguardo ansiosa pelo podcast a respeito dos demônios, pra mim vai ser super interessante porque irá entrar no tema que estou escrevendo no momento.

  5. Adorei a parte da transformação de um Deus guerreiro para um Deus mais ameno em resposta a mudança do próprio povo hebreu de guerreiros nômades para pastores e cultivadores de terra.

    A questão de quem personificaria a serpente é notável a discussão, eu li o seguinte trecho bíblico: “… maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.”.

    Eu interpreto isso como ela sendo um animal mesmo, pois sua descendência foi punida, perdeu os membros e passou a rastejar.

    Em relação a localização geográfica dessas regiões míticas, o Eduardo Spohr está correto, foram substituídas com o tempo. Lembro que conversando com um amigo que é Presbítero (e eu sempre trazia muitas dúvidas pra debatermos) ele me disse que o Éden estava lá ainda, mas numa dimensão diferente da nossa, que não poderíamos visualizar ou sentir e logo me remeto aos planos dimensionais citados na mitologia de ABdA.

    De acordo novamente com o Presbítero, Lúcifer era um Querubin, responsável pelo louvor a Deus, e considerado o anjo mais belo e perfeito, que por onde pisava, pedras preciosas surgiam e os outros anjos ao verem Lúcifer louvavam a Deus. (Lembrando que essa é a versão de um cristão moderno e formado em Teologia)

    Poooxxaaa, Sobrenatural é bom! Até a 5ª temporada ao menos. Como já comentaram, é Gabriel que se disfarça de Trickster. O seriado tem ótimas sacadas, mas a insistência em não findar a série está tornando-o chato já. Porém, aconselho a acompanharem; os episódios divertidos são os melhores.

    Enfim! Eu sou suspeito por sem fã do Eduardo Spohr, mas considero esse um dos melhores podcasts do Mitografias! Parabéns pela produção! =D

  6. Ainda preciso escutar novamente, pra conseguir digerir tudo, mas vou aproveitar pra indicar 2 filmes maravilhosos com anjos:
    Asas do Desejo
    Tão longe, tão perto
    os dois são do Win Wenders, e bem antigos.

    Não são sobre anjos guerreiros nem nada, são mais como anjos da guarda e a história permeia a história recente da Alemanha. O primeiro se passa antes da queda do Muro de Berlim, e o segundo é num momento posterior.
    Talvez sirva mais como uma mostra de como era a sociedade e como os anjos eram vistos neste período que qualquer outra coisa, mas mesmo assim estes filmes merecem ser vistos.

  7. Fuck XDD spoiler em XD falando do anjo que vira deus xD falando que o spohr copio supernatural XD nooo xD eu nao li(mas sabia ja que um vira deus la) ^^

  8. Olá seres mitográficos, tudo bem? 🙂

    Escuto o Papo Lendário já há algum tempo(muito tempo, eu diria) mas nunca tive qualquer conteúdo a adicionar, e por isso nunca comentei.
    Acho que finalmente percebi que jamais terei nada a comentar sobre nenhum tema que vocês abordam no podcast, então passei só para dizer que o @Mitografias transborda conhecimento e sempre fico muito interessado pelo último tema abordado.

    Excelente analogia dos Anjos com os correios. Eu ri alto e meio que concordo, faz muito sentido… 😉

    Sobre os anjos na ficção, acho que faltou comentar de Constantine(e sua HQ Hellblazer) que mostra a melhor representação de todas do Portador da Luz!
    E sobre livros, acho que não foi citado na parte de anjos na ficção porque já foi falado durante o episódio, mas não custa reforçar que existe um livro meio grandinho que aborda o assunto e que é a maior obra ficcional de todas, TOdas, TODAS: The Holy Bible!!

    É isso aí, continuem com o excelente trabalho e eu continuo por aqui, ouvindo quietinho e deixando meu comentário mesmo que não tenha nada a adicionar… 🙂

    Ja ne!

  9. Olá pessoal…
    De volta aqui nos comentários depois de um tempo.
    Gostei muito desse tema. Pois é algo em que eu sempre procuro ter mais conhecimento.
    Foi citado o Livro “Este Mundo Tenebroso” do Frank Peretti, são dois livros, eu tenho os dois. São excelentes. Na própria contra capa do livro diz: “Este mundo tenebroso é um clássico no gênero de ficção espiritual que ao mesmo tempo envolve e edifica”.
    Mas esse “ficção” é citado apenas para a história que acontece no livro, eu creio que as coisas no mundo espiritual acontecem do modo em que está escrito ali. Existe essa influencia entre anjos e demônios.
    Não acredito que tudo o que é bom vem dos anjos e tudo o que é mal vem dos demônios… mas sim que o ser humano também pode realizar coisas boas ou coisas más sem precisarem da influencia desses seres.

  10. Olá pessoal, não sou ouvinte regular do programa mas acho muito boas as opiniões de vcs…mas segue minha dúvida: como é explicado o fato de existirem dois arcanjos na arca da aliança feita por Moisés(que é bem anterior ao exilio babilonico)?

    abraço

  11. Bah pessoal, Evagelion foi um dos animes mas complexos e doidos que eu conheço. Quando terminei a série, fiquei horas e horas na internet lendo e discutindo com outras pessoas para tentar entender o que aconteceu. Mas assim, os Anjos são alienígenas, não são criaturas angelicais.

    O pessoal do JWave fez dois casts sobre o assunto, fale uma conferida.

    http://www.jwave.com.br/2010/07/j-wave-999-evangelion-parte-1.html
    http://www.jwave.com.br/2010/08/j-wave-10-evangelion-parte-2.html

Comentários encerrados.