Papo Lendário #56 — A Mitologia de Star Trek

Nesse episódio do Papo Lendario, Leonardo, Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) conversam junto com o convidado FatFrog (Podcash) sobre Star Trek e suas relações mitologicas.

Veja como certos conceitos mitologicos são aplicados na série.

Perceba como as raças alienígenas podem se ligar com os deuses antigos e seus atributos.

Conheça algumas religiões e crenças dentro do universo de Star Trek.

Musica Final: Tema de Abertura de Galaxy Quest

Links

Episodio do Podcash sobre Star Trek

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

13 comentários em “Papo Lendário #56 — A Mitologia de Star Trek”

  1. Mitográficos,

    Quem me conhece sabe que sou trekker também e estive junto com o Pablo no Pó de Cash do nosso amigo FatFrog em que falamos – é claro! – sobre Star Trek.

    Em dado momento naquele programa, um dos participantes argumenta: “se você quer aventura, isso há em Star Trek; se quer drama, tem também; se quer suspense, terror, comédia, filosofia, tudo isso existe em Star Trek”. E o tema Mitologia é recorrente em todas as séries, filmes e desenhos.

    No episódio 23 da sexta temporada de ST:A Nova Geração, eles tratam de uma questão mitologicamente interessante. E se um grande líder do passado, adorado praticamente como um deus, cumprisse sua promessa feita milênios atrás e voltasse para “salvar” o povo do caos? Essa é a premissa que eles tratam com a volta do grande líder dos Klingons e que depois descobre-se que ele é e ao mesmo tempo não é o líder real. Como explicar a verdade para as pessoas da atualidade que já o entronizam e o adoram?

    A questão trazida à tona é justamente com os líderes e “divindades” do passado das tantas crenças que existem: como lidar com um possível retorno dos “deuses”?

    Embora teve escorregões técnicos (menções equivocadas de pequenos detalhes com relação aos filmes e episódios) o programa ficou espetacular, como sempre é.

    Parabéns aos envolvidos.

  2. Muito bom o podcast.

    Leonardo, se possível tenta diminuir a quantidade de “Aí”, “Tudo”, “Assim” e “Né” que você fala. Eu mesmo tenho meus vicios de linguagem, mas nesse podcast, especificamente, chegou a incomodar. Como você é o host, vejo a necessidade de um eloquencia mais atenciosa.

    Mas se não puder, tá tranquilo, hehehe!

    Abraços, Lam.

  3. Muito bom o episódio, os seres “divinos” que vocês mencionaram eram os Organians, eles aparecem no episódio Errand of Mercy, o episódio 27 da primeira temporada da série clássica.

  4. Salve, Lucas!
    Tem tanta coisa pra comentar sobre Star Trek e mitologia… quem sabe a gente não grava outro episódio só sobre esses e outros casos esquecidos? O Eduardo Spohr mostrou interesse também em participar!

  5. Seria possível deletar meu primeiro poste e postar este aqui?
    Acho que existem motivos óbvios, perdão.

    “Salve Caros PodCasters, acabei parando por aqui, por causa de um post do Eduardo Sphor no Facebook, gosto do assunto, mas não estou conseguindo fazer o download para o meu PC, sabem como resolver?

    Saudações.

    Berthier Jr.”

  6. Excelente cast! Não chego a ser trekker, como o Lucas Amura, mas teve uma época que eu chegava em casa e estava passando Star Trek, a série clássica no canal 21.

    Assisti por muito tempo, mas sem ter uma devoção de fá… gostava dos episódios e das histórias. Aliás, alguns episódios de Star Trek se pareciam muito com o livro “O Despertar dos Deuses”, do Asimov, com aquelas vidas totalmente diferentes do que imaginamos.

    Muito obrigado por este cast.

    PAX!

    aLx

Comentários encerrados.