Papo Lendário #158 – Mitologia, Religião e Historiadores

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo junto aos historiadores convidados Domenica Mendes e Marcos Keller, conversam como é ser um historiador e suas relações com a religião.

Entenda o que levou os entrevistados a fazerem história.

Como lidar com a religião e crença sendo um historiador?

LINKS

Leitor Cabuloso

Mundo Freak

Hod Studio

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

3 comentários em “Papo Lendário #158 – Mitologia, Religião e Historiadores”

  1. Boa noite Galera!

    Estou ouvindo agora e quero comentar algo.
    Um professor meu abordou sobre essa época do apoio da ICAR ao Nazismo, no momento se ela não apoiasse o Eixo tinha do outro lado o Comunismo que é Oficialmente Ateu.
    Sei que esse não é o tema e não teriam tempo pra abordar.

    Mas é isso, Abraços gente

    1. O apoio da ICAR ao Eixo foi, de fato, controverso, principalmente porque Mussolini prometeu autonomia do Vaticano à Igreja, o que torna a situação legal desse país um tanto quanto peculiar hoje em dia (e explico: todo Bispo é como um administrador regional e administra uma determinada região de paróquias e igrejas. No caso, o Papa, que senta no Vaticano, também é – e tem como principal ocupação ser – o Bispo de Roma, porém ele faz isso literalmente sentado em outro país, que é dentro da cidade que ele gerencia! Estranho, não?)… Essa foi uma forma de o Eixo conseguir apoio da Igreja que também se sentia pressionada por ter sua sede dentro de um de seus países. Agora, imaginemos o contrário, com a ICAR dentro da Itália de Mussolini apoiando não necessariamente o Comunismo soviético, mas as ações dos Aliados (que incluiam a URSS) como um todo. E daí nosso benino Benito pede pra ICAR se retirar de seu país e a Igreja resolve ficar. Teria condições de a Guarda Suíça lutar contra os Camisas Negras pela proteção do Vaticano? Conseguiria o Vaticano sobreviver sem ser seu país autônomo, sendo ainda um pequeno bairro de Roma, atuando contra o Eixo? De fato, é uma posição complexa de se analisar, quando contempladas as variáveis…

      1. Obrigado pelos detalhes Pablo.

        Sempre pensei no fato da ICAR estar dentro da Itália durante a Segunda Guerra, ficaria bem difícil de apoiar os Aliados.

        Num outro cast aqui, acho que alguém(você) comentou sobre uma crise da ICAR na virada do século XX. Pesquisei por cima na época e não encontrei nada, comenta por favor! Valeu

Comentários encerrados.