Capa Papo Cético #2 - ¿Como Ockham fazia a barba?

Papo Cético #02 – ¿Como Ockham fazia a barba?

Papo Cético #2 - ¿Como Ockham fazia a barba?Neste segundo episódio do Papo Cético, Pablo, Estrela, Bryan e Leonardo conversam sobre o Princípio da Navalha de Ockham. Veja não só o que este monge franciscano falou no século XIII, mas também como até hoje usamos esse princípio no desenvolvimento do pensamento científico em pleno século XXI. Muito tempo se passou de lá para cá, mas ainda preferir a proposição mais simples é um caminho aconselhável não só para as pesquisas científicas, evitando pluralidades desnecessárias, como na nossa vida em geral. Só que ao mesmo tempo, nem tudo o que é mais simples é mais verdadeiro.

Duração: 54 minutos

 

 

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

2 comentários em “Papo Cético #02 – ¿Como Ockham fazia a barba?”

  1. Nilda Alcarinquë

    Olás!
    Nunca tinha ouvido falar de POG-Programação Orientada a Gambiarra, e já tenho certeza que essa é a base do programa utilizado no meu trabalho.
    Deduzir isso seria uma hipótese ad hoc?

    abraços

    1. Uma dedução não necessariamente é uma hipótese… mas, tecnicamente, você fez uma “indução” ou uma inferência: você observou os dados disponíveis e generalizou uma informação… Pra fazer uma dedução, você precisaria primeiro de uma regra geral, por exemplo, que programas mal-feitos são gambiarras, e então aplicar em casos específicos, como no seu trabalho…
      Uma hipótese ad hoc dependeria de alguma problema ou pergunta de pesquisa a ser respondido e a hipótese teria que ser testada/testável…
      Acho que vamos ter que estar precisando de mais programas para estar esclarecendo mais esses termos… =D

Comentários encerrados.