Papo Lendário #149 – Lendários

Enuma Elish – Épico da Criação
03/10/2016
Papo Lendário #150 – A (Des)conhecida África
18/10/2016

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Nilda Alcarinquë, e Pablo de Assis conversam sobre o conceito de personagens lendários.

Entenda a importância de figuras lendárias em nossa história.

Conheça alguns personagens lendários das mitologias grega, nórdica, celta e hebraica.

OBS: Tivemos um problema no áudio de um dos participantes, fizemos o possível para não comprometer o episódio.

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Diego Miyabi
    • Vem falar que esse cara não é uma lenda? huahauha

      • Diego Miyabi

        Vdd hahaha

  • Diego Miyabi
    • Eu adoro esse cara!! Que foda seria entrevista-lo no Papo Lendário hein!

      • Diego Miyabi

        Seria foda rs

  • Leandro Lopes Pereira

    Acho engraçado falarem de mitos como algo muito distante, sendo que pudemos ver algo assim acontecendo na nossa própria geração.

    O nascimento de Kim Il Sung, da Coréia do Norte, não era problema. Mas do Kim Jong Il, seu filho… este é cheio de fantasias. Uma andorinha apareceu no céu com um arco-íris duplo pra anunciar sua chegada. A natureza ao redor da andorinha se modificava quando ela trazia o bebê para os pais. Um lago que sempre esteve congelado quebrou quando ela pousou. Um guindaste e uma imagem do grande líder foram atiradas aos céus em tributo. A planície onde ele foi entregue virou o monte Paektu, chamada de Montanha da Revolução.

    Sério, as pessoas acreditam mesmo nisto aí.

    • Não sabia disso! Leandro, é interessante ver que os séculos passaram, mas no fundo continuamos os mesmos!

      • Leandro Lopes Pereira

        Fui ler mais a respeito e aparentemente a lenda oficial dele é mais fantasiosa que isto. Aparece uma estrela do céu, era inverno e virou primavera e etc. O problema é achar uma completa e oficial. Que eu tenha visto, ela está em um livro que é distribuído lá.
        Se parece muito com todas as lendas que já criamos, como você disse. Está na nossa natureza. E nem precisou de tempo pra ela se formar, ela foi feita de propósito

    • Nilda Alcarinquë

      Não sabia deste história sobre o Kim Jong II, mas o seu comentário me fez pensar: quantas destas narrativas envolvendo pessoas vivas não estão sendo construídas no momento?
      Mesmo sem haver um nascimento “mítico”, vários acontecimentos tornam uma pessoa memorável e até são consideradas exemplos de vida, a ponto de terem defensores fiéis e até seguidores fanáticos, que as defendem de qualquer um que ouse duvidar de seu “ídolo”. Quais irão permanecer é algo que só o tempo dirá.

      Bem, é mais uma coisa a pensar.

      • Leandro Lopes Pereira

        verdade. Digamos que várias pessoas são mitificadas em maior ou menor escala. Até isto o que eu disse por ser uma mentira que me contaram aqui, eu caí e isto contribui para o mito do cara.

  • Yasmin

    A título de curiosidade: existe uma teoria que diz que Jesus não morreu na cruz, e que após a crucificação ele teria voltado para a Índia, região onde pode ter vivido entre sua adolescência e parte da vida adulta (que não é registrada na bíblia). Segundo essa teoria ele viveu até os 84 anos com o nome de Yuz Asaf, que significa líder dos curados. Existem alguns “registros” que levam a crer que era mesmo Jesus Cristo.
    Pra falar a verdade acho que não faz muito sentido, mas é interessante estudar Jesus como um personagem lendário 🙂
    Álias, ótimo tema, adorei o podcast!
    http://super.abril.com.br/historia/o-outro-jesus
    http://www.mukti4u2.dk/Jesus_Rozabal_Srinagar.htm

  • Danilo Alves

    Olá, confesso que ainda não ouvi este podcast, mas desde já parabéns pelo episódio, logo mais ouvirei !

    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, tão foda é o conteúdo abordado como também as músicas que vocês colocam tanto no meio quanto no final de cada episódio, sempre casando com o assunto. As músicas do final, vocês colocam o nome na descrição do podcast, mas e as do meio ? Falo daqueles “themes”, que geralmente é só instrumental, sem ou com pouca voz. Esse estilo de música é super fantástica e seria daora saber onde encontram elas.. Não saberia dizer em respeito a direitos autorais, mas já pensaram em disponibilizar elas para nós aqui no site ? Por muitas vezes penso que seria mais agradável ter uma playlist neste estilo do que ficar ouvindo as do rádio, que são sempre as mesmas 😛

    Bom, é isso, abraços e mais uma vez, parabéns mesmo, muito show o trabalho de vocês ! Estão se tornando um MITO neste assunto 😉

  • Keila Johanna Aaltonen

    Uma dose de conhecimento em forma de podcast
    Parabens 🙁

  • Jorge Augusto

    Meu, curti muito o episódio de vocês. Com certeza vou continuar ouvindo, e ainda mais a discussão entre o mítico e o histórico me soou muito interessante.

    Parabéns! Abraço!

  • Oi pessoal, boa noite a todos, e novamente obrigado pelo podcast. Seu um cara crente, umbandista, e sinceramente, do fundo do meu coração, não me importo com a existência ou não. O fato de crer, implica necessariamente na existência? Por exemplo, se eu pensar que toda minha religião, pode ser um teatro organizado de arquétipos que manipulam o meu imaginário, e me ensinam cada vez mais sobre mim, isso é algo ilógico? Crer, é dar existência real as histórias? Não seria interessantíssimo pensar na crença apenas no imaginário?

  • Urubu Rebelde

    Em pelo 2017 ainda tenho q ouvir que Jesus não existiu… Duvidar de várias outras coisas envolvendo abvida de Jesus é plausível, nas não existiu é pura falta de conhecimento… Lamentável