Sobre o Céu — Constelações: Centauro

O Mito

É quase impossível não notar um dos representantes mais icônicos da mitologia greco-romana, este personagem é o fabuloso Centauro, metade homem e metade cavalo que participou de tantas aventuras no universo mitológico entre a Península Itálica e o Mar Egeu.

Centauro 01

O que é um Centauro? Simplificando, é um homem da cintura para cima e um possante cavalo da cintura para baixo. Viviam em florestas ermas e nos confins das montanhas, isolados levando a sua vida misteriosa e selvagem. Nasceram do amor de Íxion e Zeus. Os dois seres mais famosos são Folon e Quíron, diferentes dos demais Centauros por serem benevolentes e amistosos, além de inteligentes e hábeis em muitas artes.

Em uma luta entre os Centauros e os lapitas, os quadrúpedes saíram perdedores por exagerarem no vinho o qual não estavam acostumados, daí foram expulsos da Tessália se embrenhando nas florestas e raramente foram vistos depois deste episódio. Os Centauros não tinham boa fama por estarem envolvidos em casos de tentativas de estupro, hábito este talvez pela sua natureza fogosa e animalesca.

Quiron

Talvez o mais conhecido dos Centauros foi Quíron pela inteligência e vasto conhecimento. Quíron era filho de Fílira e Cronos que certa vez se metamorfoseou em cavalo para consumar seu amor. Quíron habitava uma caverna no sopé do monte Pelíon na Tessália e seu maior trunfo era se relacionar amigavelmente com os homens. Havia uma grande amizade entre Quíron e Peleu a ponto deste confiar a educação de seu filho Aquiles ao Centauro. Outros foram educados por Quíron como Jasão, Asclépio e o grande deus Apolo que aprendeu com ele lições de música, medicina, caça e guerra.

Quiron

De uma batalha feroz em que lutaram juntos Quíron e Heraclés contra os Centauros, o valente Quíron foi ferido por engano por uma das flechas venenosas de seu amigo e sofreu terrivelmente as dores do veneno que não cessaram pelo fato do Centauro ser imortal. Porém, Prometeu trocou a sua mortalidade pela imortalidade de Quíron que pôde finalmente livrar-se do sofrimento encontrando a morte.

Cruzeiro do Sul

A Ciência

A constelação de Centauro praticamente envolve o Cruzeiro do Sul em toda a sua extensão. Quem está no hemisfério sul é capaz de admirar essa constelação em uma noite clara, Quando erguemos os olhos para Centauro temos condições de apreciar a Nebulosa do Bumerangue que registra o ponto mais gelado do universo observável, que chega a -272 graus.

Também na direção de Centauro fica a maior concentração de estrelas da Via Láctea, um verdadeiro enxame estelar particularmente brilhante. O Centauro galopa incansável todas as noites no céu infinito, empunhando o arco, à espera de mais uma batalha.

AUTOR: Ricardo Costac

1 comentário em “Sobre o Céu — Constelações: Centauro”

Comentários encerrados.