Sobre o Céu — Constelações: Hércules

O Mito

O nome Hércules é a expressão romana do grande herói grego Heraclés. O lendário personagem foi introduzido por colonos oriundos da Grécia, instalados no sul da Itália antes mesmo da fundação de Roma. É um dos mitos greco-romanos que mais permaneceu praticamente inalterado entre os dois povos.

Hércules era o filho humano de Júpiter com Alcmene. Uma das lendas conta que o astuto deus Júpiter tomou a forma de Anfitrião enquanto este lutava na guerra, então seduziu sua mulher e dessa noite de paixão nasceu a criança que se tornaria um dos mais famosos personagens de todas as mitologias.

Hercules Bebe

Quando ainda bebê, Hércules foi atacado por duas serpentes enviadas por Hera, a deusa e esposa ciumenta de Júpiter, mas a estratégia não deu certo, pois o pequenino estrangulou os ofídios com as próprias mãos, demonstrando que sua força divina já se manifestava desde cedo.

Uma das estórias atribuídas ao semideus é que enquanto Hera dormia, o pequeno Hércules foi posto furtivamente em seu colo passando a sugar-lhe o leite que o tornaria imortal, assustada ao acordar, Hera afastou a criança e o leite jorrado espalhou-se pelo céu fazendo surgir a Via Láctea.

O primeiro professor de Hércules foi Lino, o mestre da música, que foi assassinado pelo jovem com uma forte pancada de lira por ter hábitos de extrema exigência ao ensinar a sua arte. Também foi pupilo do sábio centauro Quíron que lhe transmitiu valiosos ensinamentos úteis por toda a vida. Ao chegar à adolescência, Hércules já atingia quase três metros de altura e sua fama se espalhara por toda a região à medida que seus feitos eram conhecidos.

Já adulto o fortíssimo herói se casa com Megara e da união nascem dois filhos. Chegara a hora então da enciumada Hera aplicar a sua vingança e tomado por um feitiço divino, Hércules em um momento de loucura mata seus dois filhos. Ao recuperar a sanidade, Hércules abandona Megara e foge para se livrar de sua culpa que passa a persegui-lo implacavelmente. Arrependido de seu crime, o filho de Júpiter se põe a serviço do primo Euristeu para atenuar sua culpa, pois acreditava que o trabalho extenuante e desafiador desviaria as lembranças devastadoras da morte dos filhos. A servidão a Euristeu também se deveu à promessa de Apolo que após doze anos de trabalhos Hércules se tornaria imortal, outra versão diz que a promessa foi feita pela deusa Minerva.

Hercules VS Leao

Uma das passagens mais conhecidas das aventuras vividas por Hércules foram os Doze Trabalhos aqui relacionados:

  • O Leão de Nemeia
  • A Hidra de Lerna
  • A Corça de Cerínia
  • O Javali de Erimanto
  • Os Estábulos do rei Augias
  • As Aves do Lago Estínfalo
  • O Touro de Creta
  • As Éguas de Diomedes
  • O Cinto de Hipólita
  • Os Bois de Gerion
  • O Cão Cérbero
  • Os Pomos de ouro das Hespérides

Estatua de Hercules

Concluídos os Doze Trabalhos, Hércules aventurou-se em outras expedições que elevaram ainda mais o seu lendário nome. O Herói atacou Tróia, fez guerra contra o rei Augias, uma expedição beligerante contra Pilos, outra guerra dessa vez contra Esparta, e também guerreou contra os lapitas, em seguida contra os dríopes e conquistou Ormínion nos contrafortes do monte Pélion. Durante suas inúmeras façanhas o inesquecível Hércules chegou a visitar o inferno e depois de tantas aventuras foi viver sua imortalidade no céu na companhia dos deuses também imortais.

Constelacao Hercules 2

A Ciência

Apesar de pouco brilhante, a constelação de Hércules não é difícil de ser localizada. Ela parece uma ampulheta e fica próxima a constelação de Cisne. Os meses de julho e agosto são os mais propícios para a observação.

Dista 21 anos-luz da Terra e foi classificada como uma das 48 constelações do sábio Ptolomeu. O seu nome a torna relevante no cenário astronômico, histórico e mitológico. Pelo âmbito científico, a constelação de Hércules abriga as nebulosas NGC 6210, M13 e M92, sendo a M13 o sistema globular mais luminoso situado no hemisfério norte.

Algumas estrelas que a compõem são Alpha Herculis, Beta Herculis e as quatro estrelas referenciais Pi, Zeta , Eta e épsilon. A sua observação só é possível através de telescópios e é notável como os gregos antigos acumularam informações sobre a sua existência.

O grande Hércules ainda vive em algum lugar no céu marcado pela presença da belíssima constelação que continuará preservada por toda a eternidade.

AUTOR: Ricardo Costac