Papo Lendario #74 — Na Mitologia Maia

Papo Lendario #73 — Sobre o Fim do Mundo
04/12/2012
Escritos Lendários – A Árvore e a Folha
22/12/2012

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, e Pablo de Assis finalizam a trilogia apocaliptica conversando sobre a cultura e mitologia maia.

Conheca a mitologia do povo maia.

Entenda como funciona o calendario dos maias e sua ligação com o atual fim do mundo.

Veja como foram as diversas criações desse povo.

Saiba de possiveis e impossiveis fins de mundo para 2012.

Musica Final: Baktun 13 – Ek

Links:

Criação Maia

Para quem não percebeu a tres ultimas capas do Papo Lendario são uma só, veja por inteiro: Revelações Sobre o Fim do Mundo na Mitologia Maia

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Thiago Ribnog

    Pensei que não teria mais episódios sobre fim do mundo! Ouvindo uma parte gostaria de falar algo.. Leonardo não tenha medo em usar o particípio e parecer errado.. o certo é “chegado” não importando o verbo auxiliar e não “chego”.. vocês se enrolam muito com esses verbos, usam muito a primeira pessoa do presente do indicativo para dizer algo que já passou ehhe… no mais a mesma qualidade de sempre! Continuando a escutar!

  • Haha Valeu pelas dicas Thiago, vou ser sincero, meu portugues é horrivel, erro em coisinhas simples que para mim passam despercebidas (claro que não chego a falar “probrema” ou coisa do tipo! rsrs). Mas obrigado pelo aviso, vou tentar me policiar melhor quanto a isso!

  • Thiago Ribnog

    Gostei do episódio e da música do final! Gosto muito de heavy metal em espanhol, principalmente quando colocam instrumentos folclóricos juntos com a música.. muito boa.. vou caçar mais músicas da banda!

  • Thiago procura pela banda no youtube, foi o unico lugar que encontrei (e no site de letras), é a banda Ek, tem poucas musicas pelo que vi! Mas muitas senão todas relacionadas com a cultura/mitologia maia. Foi um achado e tanto pois não sabia como finalizar esse episodio e dessa vez caiu como um luva na ultima hora!

  • Muito bom esta trilogia do Fim do Mundo. Pena que ouvi só metade o cast e tive que parar. Continuo depois. Aliás, esse comentário é só para dizer que li “Quincas Borba” por causa da frase das batatas. Depois descobri que o livro era um spin-off de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

    Qual meu prêmio? 😛

    Brincadeira.

    Vez ou outra vocês citam algum pesquisador, seja da psicologia ou da mitologia. Que tal alguns episódios com biografias de alguns deles? Poderiam também dizer qual foi a contribuição de cada um. É só uma ideia…

    Abraços!

  • Olá Rob! De certa forma nós ja fizemos um episodio assim. O numero 29 — Quarteto Lendario é um em que falamos de Jung, Campbell, Junito Brandão e Mircea Eliade, quatro escritores de assuntos relacionados a mitologia. Mas fazer episodios sobre outros pesquisadores e escritores é uma boa ideia!

  • Carol

    Tô adorando a trilogia do fim do mundo!!

  • Marco Alves

    Baixando. Caras, parabéns pela escolhas dos temas nessa volta do site, principalmente nestes 3 últimos podcast’s. Momento mais apropriado impossível rsrsrsrs O de simbolismo matemático e o de Hercules tbm estão entre os meus preferidos na volta dos casts.

  • Nilda

    Olás!
    Melhor eu comentar logo antes que o mundo acabe..

    Bem interessante a introdução ao que se conhece da civilização Maia. Esta história dos deuses precisarem do sangue de sacrifícios para não se enfraquecerem chega a ser assustadora. É preciso mesmo ter outra visão de mundo para viver numa civilização em que o sacrifício humano é considerado indispensável sem ficar apavorada o tempo todo

    E quando escutei sobre estes deuses esportistas que incomodavam o submundo, na hora imaginei uma espécie de “condomínio dos deuses”, com os jogadores parecidos com Corinthianos nos andares de cima…

    E Yamada: como assim “quem lembra da estiagem que secou o Amazonas”?? Só você estava por lá nesta época pra lembrar….

    Vou parar por aqui. Preciso ir me preparar para mais este fim do mundo, porque a festa promete ser boa, com muita pipoca, pamonha, curau, canjica..

  • Leonardo, obrigado pela dica. Não ouvi o programa 29 ainda. Vou colocar em minha lista.

    Abraços!

  • Acho que estou meio atrasado no comentario né??? Mas fazer o que, não podia deixar passar!!!

    Pelo menos agora eu posso afirmar com propriedade que o mundo não acabou!!!

    Lembro que fiquei impressionado ao saber da informação que o rio amazonas ja avia secado, mas ja foi muito bem explicado em episódios posteriores!!!

    Muito bom o episódio, Empatico com Conteúdo!!!

    Até mais, sigo escutando!!!

  • Fred

    Eu tenho contato com os atuais maias, eu morno no yucatan, escutocomo eles falam é uma lengua diferente é muito legal .