Papo Lendario #70 — O Impronunciavel Edda

Criacionismo
19/10/2012
Genealogia dos Deuses Gregos e Nórdicos
27/10/2012

Nesse episódio do Papo Lendario. Leonardo Henrique, Pablo de Assis e Felipe Nunes conversam sobre o Edda Nórdico.

Entenda o que é o famoso Edda.

Veja como a mitologia nórdica se tornou conhecida pelo mundo todo.

Conheça os textos que guardam a cosmogonia do norte europeu, e seus impronunciáveis nomes.

Ouça desde famosas lendas nórdicas até as mais estranhas e desconhecidas

Musica Final: A Tribute to the Viking Gods — Folkearth

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Opa! mais um podcast sobre mitologia nórdica, baixando agora.

  • Muito bom poder aprender um pouco mais de Mitologia Nórdica. O pouco que sei aprendi quase tudo com vocês.

    Pelo que entendi, uma boa parte do Edda em prosa é muito próximo da Poética de Aristóteles. Apesar de ser a base da teoria literária do Ocidente, o Poética era também um manual e dizia quais gêneros eram bons e, inclusive, usava “Édipo Rei” como “exemplo a ser seguido” na criação de uma tragédia.

    Thor é o cara que bate antes e bate depois foi a melhor.

    Abraços!

  • Dih Lyne

    Excelente pod, galera. Não esperava ouvir um tão cedo. =)

    Só senti falta da lista de anões do Edda (o Dvergatal), de onde Tolkien tirou o nome para seus anões (e para Gandalf). Caso o assunto interesse alguém, segue o link de um site com a versão do poema em Old Norse e uma tradução para o Inglês. Podemos observar alguns nomes parecidos, além de Eikinskjaldi (Escudo de Carvalho, apelido de Thorin). O site ainda possui arquivos com o poema lido em Old Norse, facilitando – ou não – a pronúncia desta língua cheia de consoantes. >>> http://www.jrrvf.com/~glaemscrafu/texts/dvergatal-a.htm

  • Thiago Santiago

    Olá, seres mitografianos!
    Episódio bom no geral, só achei que vcs passaram por alguns poemas muito rápido. Eu não me incomodaria ter alguns minutos a mais de cast para conhecer mais o Edda.
    Outra coisa que quero comentar é que vcs falaram que tem pouco material sobre isso em português. Gostaria de saber se vcs conhecem e recomendam alguma edição física(livro) dos Edda para comprar.
    Até o próximo episódio!

  • Mateus

    Não sei se alguém já reparou, mas, como o “livro” do Edda foi encontrado/transcrito por um cristão, ele poderia ter transcrito a valorizar o corpo, sendo o corpo desprezado pela igreja católica, logo uma maneira de mostrar mais uma cultura que seria inferior e que necessita de catequização…o que acham tem lógica? Os nórdicos eram descritos de alguma outra forma que não valorizasse o corpo? (se foi dito no podcast e eu não lembro, poderiam me lembrar ? ^^).

  • Thomaz

    Uma coisa que eu aprendi das fontes que estudei é que o Snorri Sturluson aceitava o cristianismo, apesar de ser um entusiasta da mitologia local.

    Com o cristianismo se espalhando pelo território escandinavo desde o inicio do que se considera “a Era Viking” (anos 700), a cultura local já vinha sendo mudada e regada com os costumes trazidos pelos cristãos. O maior exemplo disso é que um dos papéis importantes na unificação dos “territórios do Norte” foi do rei cristão Olav Tryggvason.

    Com o Edda sendo escrito em 1200(*), mesmo que na Islândia (um dos últimos países do território a aderir o cristianismo, que hoje tem maioria protestante) o “culto a cruz” já era muito disseminado. E isso pode ser visto com muitas referencias nos mitos nórdicos que conhecemos, como: a morte e ressurreição de Odin, a “demonização” de Loki, o Ragnarök funcionando como um final de todo o mal para o então ressurgimento do mundo (assim como no Apocalipse) etc.

    E tem o fato de que tudo se modifica para a data em que é traduzido, então, versão original nós nunca teremos.

    Muito bom o site/podcast!
    (Só não entendi o metrônomo que pode ser ouvido com fones, mas tudo bem).

  • Num to reclamando do cast não eim!!! O cast tá ótimo!!!

    To reclamando da historia mesmo!!! A Mitologia nórdica é excelente na minha opinião, mas o jeito que ele é contada no Edda é um pé no saco eim!!!

    P.Q.P. esse Edda chega a ser mais chato e insuportável que a tranqueira do Silmarillion!!! Puta estorinha de comadre eim!!!

    Mas o cast ta ótimo rapaziada!!!

    Sigo escutando!!!