Papo Lendário #37 — Divindades do Zodiaco

Leitura de Pergaminhos #07
11/01/2011
Trailer Papo Lendário #38
25/01/2011

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria, Juliano Yamada, Felipe Nunes e Pablo de Assis conversam sobre astrologia e suas referencias mitológicas gregas.

Conheça o lado sério da astrologia.

Sabia quais deuses estão no céu, girando e girando.

Ouça quais são as histórias mitologicas de todos os signos e suas constelações.

Conheça a calçada da fama mitológica.

Aprenda a diferença de astrologia para astronomia.

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Por essa eu não esperava! ^^

    Baixando!

  • Ivan

    Nem eu, mas mitologia é mitologia, como diria o Capitão Óbvio.
    Ainda estou escutando o episódio 🙂 mas até onde ouvi gostei.

  • Não posso confirmar essa informação, mas “ouvi dizer” que, aqui em Ribeirão Preto, o horóscopo de uma revista de variedades, era escrito pelo editor da publicação, que não sabia nada sobre astrologia mas era muito criativo e “inventava” boas sortes para cada signo.

    Gostei da idéia de tirar um pouco do ar de “idiotice” que pessoas como esse editor da revista ajudaram a criar sobre a astrologia.

    Recentemente assisti um doc na STV sobre a Umbanda e as mulheres estavam reclamando que, assim como a astrologia, a arte de ler búzios se tornou algo desprezível devido aos que propagaram a “ciência” como algo aberto para qualquer um. Hoje em dia existem apostilas do tipo “Aprenda a ler os búzios” hehehe… sendo que a pessoa estuda quase uma década só para o professor poder dizer se ela tem ou não o dom.

    Deixando as crenças de lado, respeito a astrologia mas, infelizmente, os astrólogos sérios estão cada vez mais escondidos e sufocados pelos charlatães.

    Continuem com o bom trabalho!

  • Rafael CS

    Baixando ….

  • quero só ouvir a lenda de serpentário…aushuahsuauushuah, zueira, baixando!

  • Toppera
    Nâo pode não ser, mas é muita coincidência, mas meu tio morova ai em Ribeirão e trabalhou em uma revista ou jornal, uma vez, não sei o motivo o astrólogo parou de escrever então meu tio assumiu o horóscopo e começou a inventar as coisas. Será que é o mesmo?

  • Muito bacana o cast, na espera da pt2. E do novo leitura de pergaminhos, queria que comentassem o email que mandei =D

    Anyways, com relação ao horóscopo, e aquelas previsões loucas: sei de sites que tem horóscopo que simplesmente pegam textos de anos passados e jogam lá no signo, como se fosse de ‘hoje’.

    Não acredito mas tem gente que leva a sério isso.

  • Rafael CS

    N sabia que o sol se movia .

  • Ivan

    Muito bom o episódio, a mitológia envolvida na astrologia realmente é empolgante, foi legal perceber algumas sutis mudanças no podcast, fiquei com a impressão que vocês estavam mais à vontade, nada comparado àquele episódio piloto em que o Mitocondria parecia até um nerdcaster, aliás ouvi novamente o episódio do ABDA que vocês entrevistaram o Spohr, muito bom, ele parecia estar em casa.
    Para quem tiver interesse específico em horoscopo tem um site chamado personare, parecem sérios, que acho bem interssante, vale uma visita e fazer um dos mini-mapas deles, são gratuitos.
    estou aguardando a parte dois e enquanto isso ouvindo os episódios anteriores.
    🙂

  • Rafael CS

    Na espera da parte 2 🙂

  • Elidibs

    Sobre os signos, eles não são 13? Embora não seja reconhecido por algumas leituras de astrologia, a constelação de Ophiuchus (Serpentarius) também faz parte do caminho da elíptica (o caminho aparente que o sol faz no céu).

    Link da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Ophiuchus_%28astrology%29

    A primeira vez que ouvi falar sobre esse signo foi em um jogo chamado Final Fantasy Tactics, onde havia um chefe secreto deste signo. A pessoa desse signo nasce entre 29 de novembro e 17 de dezembro.

  • Leo Rosa

    Olá, pessoal, meu nome é Leonardo, tenho 28 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou muito fã de mitologia (especialmente a grega) e curti muito a proposta desse blog, e a recomendo para todos os meus amigos.

    Acompanho desde o primeiro episódio, mas só agora participo dos comentários.

    Episódio fabuloso este, que junto com o episódio 29 (Quarteto Lendário); e os episódios 02, 03 e 04 ( “trilogia da morte” ) foram os meus preferidos.

    Sobre o episódio 37, existem relatos que falam que Castor e Pólux, se encontravam apenas num pequeno período de transição, pois, enquanto Castor estava no Olímpo, Polúx ficava na Terra, e vice-versa. deixando mais claro a dualidade geminiana.

    Gostaria de pedir um podcast sobre os Olimpianos, mas como uma descrição mais detalhada sobre eles. Além de um episódio sobre os vários mitos da Lua, me ponho a disposição para ajudar quando precisarem.

  • Ola a todos
    Nas minhas andanças pela net encontrei o site de vocês e gostei bastante deste podcast (so ouvi esse por enquanto), e venho acrescentar pequenas coisas que notei se me permitem.

    Uma das lendas que mais e contada sobre a Constelação de Capricórnio e esta:
    Mitologia
    O deus Pan, em forma de cabra, estava, ao entardecer, tocando sua flauta às margens de um rio, quando surgiu o monstro Typhon. Assustado, modificou a sua forma para peixe. Entretanto, o fez tão rápido que apenas a sua parte trazeira metamorfoseou-se em cauda.
    Quando Pan emergindo do rio, viu que Zeus havia sido atacado pelo monstro e estava com os músculos da perna e dos braços arrancados do corpo, tocou uma nota aguda em sua flauta forçando Typhon a fugir.
    Mercúrio, com a ajuda de Pan, recolocou os músculos de Zeus no lugar. Ao retornar ao Olimpo, Zeus furioso, atirou um de seus poderosos raios em Typhon que ferido fugiu para a Sicília. Agradecido pela ajuda de Pan, o deus dos deuses imortalizou-o na constelação do Capricórnio.

    Grande Abraço.

  • Caro Elidibs on 01.21.2011, venho responder sobre a duvida sobre Ofiiúco.
    “Signo astrológico não é constelação, nunca foi! A astrologia ocidental considera signos tropicais, e não siderais. Algumas constelações celestes levam o mesmo nome dos signos do zodíaco, mas os signos zodiacais estão na Terra, e não no céu.”
    Recomendo a todos a leitura do sit do Marcelo Del Debbio para ler o texto na integra (espero que seja permitido moderadores, se não pode apagar)

    http://www.deldebbio.com.br/index.php/2011/01/26/a-guerra-nas-estrelas-e-entrelinhas/#more-4594

  • Drigo Menezes

    Galera, os dois últimos episódios ficaram bem legais, até mesmo quando vocês começaram a falar sobre CDZ e eu boiei…

    Estou tentando aos poucos ouvir tudo.

    Abraços e continuem o bom trabalho!!!

  • excelente.. muitas informações interessantes…

  • Vocês me deixaram com uma dúvida cronológica: em um episódio anterior vocês falaram que o ano começava em Abril (daí o 1º de Abril ser o Dia dos Bobos), mas nesse vocês disseram que o ano começava em Março, por isso que alguns meses parecem que estão atrasados em 2 (outubro, novembro, etc.). Afinal, o ano começava em Abril ou Março??