Papo Lendário #32 — Buenas Muertes

Leitura de Pergaminhos #06
02/11/2010
Papo Lendário #33 — A Ilha que Esta em Todo Lugar
22/11/2010

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria (racionalizando), Juliano Yamada, Felipe Nunes e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) conversam sobre a festa mexicana do Dia de Los Muertos

Conheça as caracteristicas desse exótico costume mexicano.

Ouça sobre as origens desse respeito à morte.

Conheça a Caveira Elegante

E veja alguns jogos e filmes que possuem essa tematica.

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Escutando…

  • Qual o nome dessa música/banda do encerramento?

  • Fã da Daemon, a banda é Rezurex, a música é Dia de Los Muertos

  • Salve, Lendários.

    Bom programa, parabéns.

    Para quem curte HQs, recomendo a “Dia de Los Muertos” do Sérgio Aragonés (desenhista da Mad).
    Ela retrata com humor um pouco dos costumes mexicanos em relação ao nosso “Finados”, envolvendo o consumismo americano.
    Historinha curta, mas bem divertida.

    Abração.

  • DyegoM

    Interessante o capitulo, acho legal ver as diferenças que existe sobre a morte entre culturas. inclusive faz um tempo que todo mes na revista Mundo Estranho eles falam desse rito de passagem em varias culturas diferentes #ficadica.

    Isso tem muito haver com a linha espiritual que o povo segue, como por exemplo os egípcios, ou os próprios vikings na antiguidade que não encaravam a morte como um fim, mas uma separação temporária do mundo terrano, oque pra mim faz muito sentido doque “morreu, foi bonzinho, céu. Morreu , foi mal, vai queimar no inferno para sempre” , é até uma ideia contraditoria para os que colocam deus como uma força muito piedosa e benevolente, mas enfim, não vou entrar mais no mérito para não gerar polemica.

    Grande episódio, ansioso pelo próximo.
    Obrigado pessoal.

    DyegoM – Recife – 24 anos.

  • A primeira vez que ouvi falar na festa mexicana do Dia de Los Muertos, foi na revista Homem-Aranha 2099 nº01. Na qual o personagem principal (Miguel O’Hara) estava com seu irmão e ele estava usando uma fantasia. E depois que passou pela experiência e se tornou o homem-aranha usou essa fantasia como uniforme.

  • Queria saber também, qual é essa primeira música, a que tem o dedilhado de violão.

  • Ola PedroPK! Caso voce se refira a musica após apresenteção dos participantes, é uma musica da tilha sonora do seriado Dexter (nao sei dizer qual musica), alias muitas musicas dessa serie foi usada nesse episodio

  • Fred

    eu moro no méxico e na minha regiao (yucatan) 31 do otubro é dia das criancas mortas, 1 de novembro é dia dos adultos mortos é dia 2 de novembro és o dia da visita ao cementerio.
    1.-.- o dia do mortos NAOé uma adoracao aos mortos. é a forma de lembrar os finados com respeito
    2.-NAO é uma festividade como tal, nao é como o natal o como um aniversario, é diferente, e colorida sim mais nao é um festival.
    3.- a catrina e as caverinas é uma invencao nova, em algumas regioes nao forma parte de nossa costume em yucatan temos uma costume diferente à do centro do mexico. porém a midia está nos influenciando e aqui também est comecando a se ver caverinas e catrinas…