Papo Lendário #129 – Os Diversos Elfos

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Lucas Ferraz, Nilda Alcarinquë, e Pablo de Assis conversam sobre os diversos Elfos

Conheça quem eram os elfos nórdicos.

Tente entender como eram os elfos na cultura céltica.

Veja as diversas raças de elfos nos diversos mundos de RPG.

Ouça sobre os elfos no mundo real.

Musica Final: Elfo Scuro – Colle der Fomento

LINKS

Papo Lendário sobre Elfos de Tolkien

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

26 comentários em “Papo Lendário #129 – Os Diversos Elfos”

  1. Oi pessoal!

    Ouvindo episódio aqui me ocorreu algo interessante, se formos levar pra ficção científica, o Spock é quase um elfo em Star Trek!
    Além das orelhas pontudas, os Vulcanos tem todo um lado místico e tudo mais, sendo a mudança sci-fi da coisa é o lance da razão, talvez.

      1. Tem seu lado “mágico” também. Toda ritualística vulcana, o Pon Farr, a fusão mental e etc. Pode ser visto com um tipo de “magia” por assim dizer.

        Só que ao contrário da maioria dos elfos em seu estado, digamos, natural, os vulcanos são muito violentos, o que os levou a buscar na razão uma vida mais equilibrada.

        Assim ainda teríamos os Romulanos, que não quiseram saber desse lance de razão, saíram do planeta e viraram uma sociedade bastante truculenta.

        Interessante!

          1. Ricardo A. Santos

            Klingons seriam os Orcs acho. Os Romulanos que tem parentescos com os Vulcanos, seriam o mesmo que os Drow são para os elfos nos mundos de D&D !

      2. Nilda Alcarinquë

        O Dr. McCoy não chamava o Spock de elfo? Acho que pelo menos em alguns episódios isso aconteceu.

  2. Jacarepaguá - A zona Negativa

    Um pouco surpreso por não terem citado Warcraft, que vem popularizando a raça desde a década de 90, com seus 3 tipos de elfo… Night Elves, Blood Elves e High Elves(esses últimos quase extintos e possivelmente, iguais aos de D&D, não somente no nome).

      1. Nilda Alcarinquë

        Meu sobrinho jogador de Magic até me sugeriu, faltando umas 3h pra gravação, que falássemos dos elfos de Magic. Só que já era meio tarde pra ter uma aula com ele sobre e falar sem errar tudo na gravação.
        Melhor deixar pros ouvintes que jogam falarem sobre.
        🙂

  3. nao entendo nada sobre o assunto, mas a um certo tempo me ocorreu que os caminhantes brancos da obra do george martin sejam inspirados nos elfos.

    ouvindo o programa fiquei com uma impressão ainda maior, dada as características que essas criaturas tem em geral: serem alvos, ligados a natureza, eventualmete cultuados e etc.

    1. Oi Rodrigo!

      Poxa, essa é uma comparação que eu não tinha ouvido ainda.
      Pessoalmente não consigo relacionar os caminhantes brancos a elfos. Na real não sei se consigo enxergá-los como nenhuma classe de criatura clássica, por assim dizer.
      Na obra do Martin imagino mais as Crianças da Floresta como elfos. São seres, menores que humanos, tem certas habilidades mágicas, são muitos ligados a natureza e tudo mais.

      Valeu!

      1. No mundo de DragonLance existe uma raça que se aparenta como elfos crianças, mas eles são adultos: são os Kender. Inicialmente, era pra ser um halfling no mundo, mas eles acharam que um dos personagens criados como halfling estava muito parecido com os pequenos do Senhor dos Aneis, então eles criaram os Kender. Mas na história, eles são descendentes dos gnomos e primos dos anões… Nesse sentido, eles são uma alternativa aparentemente mais infantil que os elfos – inclusive, os Kender são conhecidos por serem muito curiosos e que não possuem medo. Assim, comparando com o Martin, as Crianças da Floresta podem se relacionar com outras criaturas élficas – como os Kender – e os White Walkers também podem se relacionar com os elfos…

  4. Ricardo A. Santos

    Vamos lá ! Ótimo tema e excelente podcast! Só uns pitacos:

    1) Vou defender um pouco os criadores do Forgotten Realms, porque o conceito da Loth e a sociedade matriarcal maligna apareceu primeiro no Modulo de Aventuras Queen of the Spiders (1986) do mundo de Greyhawk. Eles só encaixaram em Forgotten Realms, que foi o mundo em que os Drows se popularizaram entre os RPGistas. Assim não seria totalmente culpa deles. Loth chegou a aparecer no desenho de Caverna do Dragão,onde tecnicamente Uni a derrota !

    2) Record Loddos of War começou em light novels, baseadas em partidas de RPG, e depois virou Anime.

    3) No livro Código Élfico os elfos são mostrado de um modo meio Cthulhunesco, é um interessante contraponto com os demais elfos da ficção !

  5. Ola, o cast ta melhorando a cada episódio. Esse balanceamento entre o senso comum e o científico nos temas esta excelente. Essa parte acadêmica é a q eu mais gosto. Principalmente quando não estou esperando em um cast sobre elfos ouvir sobre raça e etnia, vcs podem até aprofundar mais nesses conceitos. Tbm foi uma surpresa o comentário sobre os jogos shadownrun e earthdawn.

  6. Na questão do nome das raças, eu fiquei pensando em onde os Goblins se encaixam. Na cabeça de quem joga RPG a diferença é bem clara, mas me lembrei do ‘Goblin King’, de Labirinto, e o David Bowie tá bem com cara de elfo no filme 🙂 (fui levado a pensar nisso também por não existir uma boa tradução de Goblin pra português, caindo sempre no Gnomo/Duende)

  7. Daniel Paulo Lima da Silva

    Eu não vou intender elfos de cultura céltica nenhuma esses plagiadores kkkkkkkk… pera ai… nos temos sangue lusitano galego… então somos nós, somos celtas! Naaaaaaaão…

  8. Daniel Paulo Lima da Silva

    Os dvergar e os alfar vinlheram da mesma origem… as entranhas de ymir! Então faz sentido eles serem a mesma coisa… se bem que tbm existem os svartalfar que são os elfos negros e os ljosalfar os elfos luminosos… os dvergar não são elfos negros, se forem são na mitologia na época bem antes da era viking e dos tempos que conhecemos… provavelmente antes da invasão anglo, saxão e juta… os deuses das hedas tinham outros nomes… e provavelmente as mitologias tbm…

  9. Daniel Paulo Lima da Silva

    Eu acho que elfos tem influências dos hunos… pois assim como os hunos eles usam arcos compostos coisa que ninguém usava na Europa… eles tem cabelos muito lisos assim como os hunos asiáticos… suas feições e crânios são diferentes… os hunos chegaram apavorando os germânicos e romanos de uma vez… eles eram imparáveis… e apareceram muito antes das hedas… https://youtu.be/q_kmOSNIWVI

Comentários encerrados.