Escritos Lendários – O Saci do Lobato

Saci-Pererê: resultado de um inquérito

O livro indicado neste mês é um que ajudou a tornar o Saci um símbolo do nosso folclore, e que considero um dos responsáveis pela revitalização deste ser junto à nossa cultura: O Saci-Pererê: resultado de um inquérito, do Monteiro Lobato.

Inquérito sobre o saci

Este livro é um marco no estudo do folclore nacional. Não por ser um trabalho acadêmico e sim pela repercussão que teve em seu tempo, e a tem até hoje.

Numa época em que tudo que dizia respeito à cultura negra e indígena era considerado inferior e, como lemos neste livro, sequer era chamado de cultura, o inquérito promovido por Lobato, com ajuda do jornal O Estado de São Paulo, ajudou a fixar histórias contadas por negros, caboclos e matutos sobre um ser fantástico que ainda estava presente no imaginário popular.

A intenção inicial era ser um levantamento de histórias do povo, mas dificilmente os relatos refletem fielmente as histórias presentes junto à maioria da população, já que era necessário saber ler, escrever e ter acesso ao jornal para participar do inquérito. No começo do século XX poucos preenchiam estes requisitos. Mesmo com este porém, Lobato conseguiu reunir uma visão plural, com relatos que mostram uma diversidade cultural interessante de um mundo rural e ainda muito ligado à natureza.

1917_saci_ na cavalhada

Somente quem leu apenas os livros infantis de Lobato, ou nem isso, afirma que o Saci por ele retratado é “infantilizado”. Apesar de muitos relatos do Inquérito serem do período da infância, não são inocentes ou desprovidos de medo ou assombro.

Neste livro temos o Saci moleque, pregador de peças, e também o Saci que recompensa o humilde e pune o ambicioso. E o Saci que suga sangue. Temos explicações q tentam tirar seu caráter sobrenatural, e também sobre a misteriosa “Flor da Samambaia“, que só pode ser vista na noite da Sexta-feira Santa. Uma criatura que assusta e causa transtornos a moradores de um Brasil rural, onde é necessário recorrer a objetos considerados santificados para parar ou evitar sua ação.

1917_saci_ no redemoinho

O que seria o maior problema do livro, a conclusão do inquérito, é uma mostra como nossa elite intelectual pensava à época, o que pode ajudar a explicar sobre como pensamos atualmente.

Por mais que a figura de Lobato seja polêmica, e não sem motivos, este livro é um referencial que não pode ser ignorado e cuja leitura é obrigatória para quem quiser estudar mitos e folclores do Brasil.

Lobato, J. B. Monteiro – O Saci-Pererê: resultado de um inquérito. São Paulo. Editora Globo. 2008

PS: Escutem também o Papo Lendário 130: O Colecionador de Sacis