Papo Lendário #45 — A Mitologia de um Rei

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo, Juliano Yamada (Multiverso DC), Felipe Nunes (Cidade Gamer), Jessy, e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) conversam sobre as lendas arturianas. Uma visão geral dos mitos e seus significados, dos quais nos aprofundaremos em futuros episodios

Conheça a lenda classica do Rei Arthur.

Veja algumas variações da lenda.

Ouça as principais simbologias da lenda de Arthur.

Aprenda um pouco da historia da Europa para entender melhor o ambiente das lendas arthurianas.

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

16 comentários em “Papo Lendário #45 — A Mitologia de um Rei”

  1. Olá pessoas! Primeira vez que escuto um podcast de vocês, gostei bastante, vou escutar outros episódios.

    Terminei de ler as Crônicas (do Cornwell) no final do ano passado e por um mero acaso enquanto estava numa livraria, encontrei o livro “Artur – Universo Angus” da Planeta Editora, que é um ótimo resumo sobre todas as facetas do mito arturiano. Recomendo!

  2. Eu queria sugerir um Cast sobre uma serie nova que esta passando na HBO que tem varios livros e a serie Game of Thrones . Por favor faz um Cast sobre a primeira temporada dessa serie .
    Obrigado desde ja !

  3. Olá, depois de ouvir todos os podcasts e gostei muito do conteúdo dos posdcast. Parabéns. Sobre a espada, a espada que Arthur tirou da pedra era uma espada encantada, porém não era a excalibur, ele chega a usar essa espada e ela quebra em uma batalha, então a dama do lago entrega excalibur ao Merlin para que esta seja entregue ao novo rei. Isso até onde sei. Obrigado pelo podcast de conteúdo e divertido. =)

  4. Olás!

    Muito bom este PapoLendário sobre o mito de Arthur.
    Como introdução ao assunto vcs foram bem abrangentes.
    Senti falta de vcs falarem sobre “A Demanda do Santo Graal”, uma coletânea das histórias portuguesas sobre a lenda de Arthur.
    Não sei se este livro é fácil de encontrar hoje em dia e, com certeza, não é uma leitura fácil, já que é numa linguagem antiga e tenta colocar em alguma ordem as canções e poemas sobre Arthur e a Távola Redonda.
    Vou parar por aqui, pq a bibliografia de Arthur e a Távola Redonda é enorme, e serão precisos inúmeros podcasts pra vcs conseguirem falar apenas dos mais conhecidos.
    Vcs farão muitos outros sobre o assunto, né?

  5. Um livro que li no colegial se chamava “A Histório do Mago Merlin”, se focando mais no mago do que no rei. Mostrava que o nascimento dele veio de Lucifer. Com raiva de Jesus ter liberto todos os aqueles confinados antes no inferno, decidiu criar um filho para ele mesmo. Nisso ele escolheu também uma virgem e a engravidou. Mas a virgem era muito beata, e logo que percebeu que havia algo de errado, foi a um padre e pediu para ser purificada. Durante toda sua gravidez ela tentou se manter pura e em penitência, e isso deu a benção de Deus para a criança. Quando ela nasceu, ela já sabia falar, era peluda e extremamente forte, mas não era violento, ambos poderes do Demônio de de Deus estavam com ela.
    E com isso ele consegue seus poderes e viaja pelo mundo com sua saboderia, fazendo com que as profecias se concretizassem (por ser filho do Demônio, tinha a visão do passado, e a benção de Deus dava a ele o poder de ver o futuro). Faz Uther, o Pendragon virar rei, presencia o nascimento de Arthur, orienta ele, forma a távola redonda etc. Mas ele não se limitava a isso, e sempre estava em viagem para trazer o bem a todo o mundo. Numa de suas jornadas, ele se apaixona por uma jovem moça, que vira sua discípula. No fim, com medo de perder o Merlin, a moça pede para Merlin ensinar um feitiço que pudesse aprisionar qualquer coisa. Merlin ensina, mesmo sabendo que seria preso, e ficou eternamente preso em barreiras que nem ele poderia quebrar. Sua amada se arrepende, mas é tarde demais.
    Essa história li no colegial, então não lembro dela na integra, mas acho a mitologia que se criou, mesmo sendo “incorreta” e voltada ao catolicismo, fascinante, assim como toda a lenda clássica de Arthur.

    Só uma observação extra, no declínio do Império Romano, o exército estava tão decadente que eles passaram a contratar os próprios germânicos para defenderem as cidades, em troca de cidadania romana etc, para ver como a necessidade pode unir os inimigos.

    Outro extra, uma vez vi um anime chamado “Fate/Stay Night”, e nele aparecem diversas lendas para lutarem entre si, entre eles, Arthur. Lá comentam que a Excalibur teria sido na verdade baseada em outro mito galês com o nome de Caliburn, a espada fincada numa árvore. Nunca cheguei a fundo para descobrir sobre isso, mas sei que a Excalibur já teve muitos outros nomes antes deste, inclusive Caliburn.

  6. Respondendo rapidamente aos comentarios:

    Valeu Bruno, Nilda e Nihil pelas recomendações de livros, isso é bom pois sei que tem muitas obras literarias arthurianas, e assim poderemos falar dessas obras em futuros episodios de lendas arthurianas.

    Quanto a questão de Caliburn, conhecia como sendo um nome para a mesma espada, e nao como algo vindo de outra lenda.

    E Rafael CS, quanto a um episodio de Guerra dos Tronos acho meio dificil pelo menos por enquanto, uma porque eu nao sei o quao mitologico é a historia, e vai demorar pra eu acompanhar tanto o livro quanto a série!

  7. Olá pessoal

    A animação da Disney se chama na verdade “A espada era a lei” e não “A Espada Encantada” como foi dito. E nessa animação tem uma das melhores batalhas de magia, a do Merlin versus a Madame Min.
    Uma curiosidade, o Monty Python criou um musical para a Broadway baseado no “Monty Python e o Santo Graal” q se chama “Spamalot”
    Para os amigos fãs de Doctor Who, é dito q um dos nomes do Doutor é Merlin, mas aparentemente isso é em um universo alternativo.

    Parabéns à todos pelo podcast foda!

  8. Excelente o episódio sobre o Rei Arthur.
    Uma das mais fascinantes mitologias que conheço.
    Eu acredito que a figura lendária do Mago Merlin deva ser a mais inspiradora da literatura e da cinematografia mundial.
    Dezenas de contos e filmes lendários têm sempre a presença de um velho conselheiro, cheio de sabedoria e magias.
    Figura quase que obrigatória em games RPGs.

    Gostaria de dar uma sugestão: quando os casts são baixados pelo iTunes, não aparece o # (número) do episódio. Também não sei se existe o twitter @PapoLendário.
    Como sempre que posso colaborar, costume informar via Twitter os episódios de vcs, fico sem identificar o número e uso #PapoLendário.
    Seria bom que a numeração aparecesse no iTunes e que existisse o @PapoLendário.
    Apenas uma sugestão
    Abraço e parabéns

  9. Fala Nerdanderthal, o numero dos cast não aparecem no itunes pelo simples fato de que eu não coloco no titulo, mas na capa do cast tem la marcado, mas caso o pessoal preferir posso colocar o numero sem problemas

    Quanto ao twitter, temos o @mitografias , que é o twitter oficial do site. No entanto ja estamos resolvendo essa questão do @papolendario, quem sabe até criar um twitter com esse titulo.

    Abraços

  10. Ótimo cast.

    Morei 1 ano da irlanda, e apesar de não ter tido muito tempo para conhecer a fundo o pais. Fui para algumas cidades do interior e vale a pena tem muita coisa medieval por lá. As igrejas com muitos símbolos pagãos.

    Tem diversos lugares para se conhecer relativos a cultura celta. Outro lugar que vale muito apena de conhecer é Edinburgh capital da escócia. A parte antiga é linda, parece que se está voltando no tempo.

    Infelizmente não tive tempo para ir até Stonehenge.

    Abraço
    Novamente ótimo cast

  11. Encontrei o site alguns dias atrás e baixei esse cast, muito bom! ótimo cast vou baixar os outros! legal que vcs estão voltando de férias tmb! abs

  12. Alguns anos atrasados pra apontar a canelada, mas a guerra de Inglaterra vs. França é a Guerra dos Cem Anos. A Guerra das Rosas vem em seguida, mas é uma guerra civil inglesa, entre as casas de York e Lancaster.

    Excelente episódio.

Comentários encerrados.