Os Fir Bolgs

Papo Lendário #138 – O Que Aconteceria Se… II
05/04/2016
Cupido e Psiquê
11/04/2016
Por Ioldanach

Com fim da civilização nemediana vieram suceder em seu lugar três tribos assim chamadas respectivamente de Fir Domnann / Homens de Dommu, Fir Gaillion / Homens de Gaillion e Fir Bolgs / Homens de Bolg que trataram em repartir a Irlanda entre si com expressa benção dos seu aliados Fomorianos para os quais em retribuição prestavam tributos anualmente em condições iguais só vistas bem mais tarde em algumas regiões da Europa sob o feudalismo.

Fir Bolg

Curiosamente apesar dos Fir Domnann de longe serem os mais ricos e poderosos entre as três tribos, ocupando a maior parte da Irlanda e as regiões mais férteis, o fato é que para posteridade eram reconhecidos coletivamente de maneira indistinta pelo nome de Fir Bolgs sem que se saiba bem a razão.

Nestas condições criaram cinco reinos com os Fir Domnann ocupando o North Munster, South Munster e Connaught, Fir Gaillion tomando aos seus cuidados de Leinster e os Fir Bolgs ficando no controle de Ulster. Estes cinco reinos apesar de governados de forma independente por seus próprios soberanos possuíam uma espécie de rei supremo para todas as tribos que assim organizavam uma espécie de federação para tanto manter o controle sobre toda a Irlanda quanto evitar conflito de interesse entre eles que levasse a uma guerra.

Para marcar de maneira simbólica justamente a sua importância estes Reis Supremos governavam a partir do que era considerado o ponto central exato do território irlandês, outrora conhecido como monte Balor e posteriormente Colina de Uisnech (situada nas cercanias do Condado de West Meath no dias de hoje).

Ao total foram nove Reis Supremos que desde da época da queda dos Nemed com justiça e sabedoria mantiveram a paz entre os cinco reinos e expulsaram toda sorte de invasores daquelas terras, garantindo prosperidade para todos. Nestas condições tudo ia muito bem por gerações para os Fir Bolgs até que num fatídico dia Primeiro de Maio chegaram a Irlanda os Tuatha Dé Dannan / Tribo da Deusa Dana.

Os relatos dão conta que graças o poder da magia os Tuatha Dé Dannan chegaram desapercebidos as praias de Leinster conseguindo avançar em direção ao interior da Irlanda sem encontrar maior resistência e nem fazendo alarde até alcançar um local chamado Planasse do Mar onde finalmente houve o primeiro encontro com os Fir Bolgs.

Antes de qualquer confronto foi tentado pela parte dos Tuatha Dé Dannan celebrar um acordo de paz com os Fir Bolgs, onde eles pediam em troca a divisão do país em duas partes iguais com o sul ficando em seu domínio. O que o então Rei Supremo dos Cinco Reinos da época, conhecido pelo de nome de Eochaid, o Orgulhoso, rejeitou sob a alegação de que os Tuatha Dé Dannan iriam não se dar por satisfeitos e no final iam querer tudo para eles.

Diante da recusa dos Fir Bolgs, os Tuatha Dé Dannan não esperaram pelo ataque e partiram rapidamente em direção mais ao oeste indo para Connaught na planície de Moytura Meridional bem diante de um desfiladeiro onde encontram uma estreita passagem que face ao avanço inimigo servia para uma retirada estratégica das suas tropas e reagrupa-las em segurança para um novo ataque enquanto os Fir Bolgs em seu encalço ficariam encurralados.

Contudo, antes que fosse iniciado a batalha fizeram uma trégua que afinal perdurou 105 dias onde ficou acertado que as tropas de cada lado teria o tempo para se preparar, consertando suas armaduras, afiando suas espadas, polindo seus capacetes e mesmo trocando armas entre si de modo a garantir um combate justo.

Thuata de Dannan

Finalmente no dia 24 de Junho a guerra entre os Fir Bolgs e os Tuatha Dé Dannan teve inicio, sendo travado uma série de lutas individuais (ou em grupo desde que garantida a igualdade numérica) entre os melhores guerreiros de cada lado durante todo dia, onde em primeiro lugar havia uma demonstração prévia das habilidades e força de cada um sob os olhares dos dois exércitos. Depois a noite retornavam cada parte ao seu acampamento para curar de seus ferimentos, enterrar seus mortos e velar por eles se fosse o caso, comer um pouco para recuperar as forças e descansar para no dia seguinte voltar ao combate, sendo tudo feito com a garantia de que não haveria ataque a estes lugares.

Nestas condições a guerra durou quatro dias até que sofrendo de uma sede horrível o rei Eochaid abandonou o campo de batalha em busca de água com um enorme número de guerreiros Fir Bolgs indo acompanha-lo, o que foi visto pelos Tuatha Dé Dannan como uma quebra de acordo e não por menos saíram todos a seu encalço o que fez aquele conflito cavalheiresco descambar para um combate brutal sem regras.

Tudo parecia encaminhar para um extermínio dos Fir Bolgs, mas antes que tal coisa acontecesse ficou ao final acertado por iniciativa dos Tuatha Dé Dannan que dariam a eles a quinta parte da Irlanda à sua escolha em troca da paz. Derrotados, os Fir Bolgs aceitaram a proposta e escolheram Connaught para morar e deixando o resto do território para os Tuatha Dé Dannan.