Sobre o Céu — Constelações: Perseu

perseus

O Mito

Sem dúvida Perseu é um dos mais conhecidos heróis da mitologia grega. A sua concepção e nascimento estiveram envoltos por magia, ódio, medo e sofrimento. Uma profecia dizia que Acrísio, o rei argo seria morto pelo filho de Danae sua filha. O rei trancou a jovem em uma torre de bronze para que não pudesse conhecer nenhum homem, mas ele não contava com a perspicácia do poderoso Zeus que apaixonou-se por Danae, invadindo sua clausura e possuindo-a metamorfoseado em forma de nuvem dourada. Quando o rei soube da criança que sua filha carregava no ventre, decidiu, após o menino nascer, banir os dois de seu reino em uma barco à deriva.

Depois de dias sem rumo, Danae e Perseu foram salvos e bem cuidados pelo tirano Polidecto que anos mais tarde ordenou que seu protegido Perseu fosse matar a Medusa.

perseu

Perseu enfrentou muitos perigos durante a jornada no encalço do monstro que transformava em pedra quem olhasse seu rosto pavoroso. Enfrentou as três Greias devoradoras de carne humana, que se revezavam com apenas um olho e um dente, conseguiu as sandálias aladas de Hermes e o capacete de Hades que tornava invisível quem o usasse. No entanto o esperto herói grego preparou um estratagema com o objetivo de vencê-la, usando como espelho o seu escudo e assim evitando olhar diretamente para a Medusa. Com movimentos rápidos e precisos Perseu cortou a cabeça da horripilante fera. Das entranhas da Medusa surgiram Pégaso, o cavalo com asas e Crisaor, o gigante.

Perseu e Andromeda

Em sua viagem de volta, Perseu salvou Andrômeda de um terrível monstro e acabou por se apaixonar pela donzela. Finalmente em casa, o destemido herói soube que Polidecto tentara violentar sua mãe, e num ato de vingança usou a cabeça da Medusa para transformar o tirano e seus comparsas em pedra. Em uma competição em que se encontrava Acrísio, o atlético Perseu arremessou o disco que acidentalmente acertou seu avô matando-o e fazendo cumprir fatidicamente a profecia.

Constelacao Perseu

A Ciência

A constelação de Perseu é vista com clareza no hemisfério norte. Seu formato é composto pelas estrelas Mirtak; Algol do árabe “o demônio” (Gorgonea Prima) que exibe um brilho oscilante o que a faz uma das estrelas mais intrigantes do céu. Esta também é conhecida como o olho da Medusa e está a uma distância de aproximadamente 94 anos-luz; Al Fakhir, Miram, Adid Borealis e Adid Australis, Al Atik, Gorgonea Tertia, Gorgonea Secunda e Gorgonea Quarta compõem essa atraente formação estelar.

Ao apontar o telescópio naquela direção, observa-se as nebulosas M76 e M34, e as galáxias NGC 884 e NGC 869 que formam um sistema duplo por estarem bem próximas; as NGC 957, NGC 1023, NGC 1333, NGC 1342, NGC 1499, NGC 1528 e NGC 1545 também fazem parte dessa rica aglomeração celeste. A complexidade da constelação de Perseu condiz com a vida cheia de nuances e reviravoltas do grande personagem mitológico que lutou e amou de maneira tão intensa.

AUTOR: Ricardo Costac

1 comentário em “Sobre o Céu — Constelações: Perseu”

Comentários encerrados.