Os Nemed

Por Ioldanach

Depois da peste que colocou um fim da civilização partholiana surgiram na Irlanda os Nemed como sucessores nos costumes e tradições dos Partholon que levaram à frente como fossem um mesmo povo.

Se na época dos Partholon houve um crescimento das terras e o surgimento de novos rios e lagos na Irlanda, o mesmo ocorreu no tempo dos Nemed que foram abençoados por 12 novas planícies e mais quatro lagos. Até parecia que os Partholon continuavam a viver suas vidas do além do túmulo através dos Nemed.

Ocorre que os Nemed também foram amaldiçoados pela triste sina que afligiu os Partholon, pois tiveram de enfrentar os Fomorianos no combate. Felizmente saíram vitoriosos nas quatro batalhas consecutivas contra os Fomorianos que logo travaram quando chegaram naquelas terras.

Invasoes Celtas

Tudo indicava que em breve os Nemed estariam livres de seus inimigos e poderiam finalmente viver em paz no seu novo lar, porém, quis o destino que a peste atingisse aquele povo como outrora tinha ocorrido com os Partholon. A peste não chegou a levar a extinção os Nemed, só que infelizmente entre os mais de dois mil mortos estavam o Rei e muitos valorosos guerreiros.

Fracos e abatidos pela peste e a morte de seus entes queridos, sem ter mais um Rei para lidera-los e nem guerreiros em número suficiente, estavam os Nemed praticamente indefesos para enfrentarem com sucesso os Fomorianos em outras batalhas. Para evitar o pior, as parcas lideranças que restavam foram até os Fomorianos negociar a rendição, o que aceitaram de pronto impondo uma série obrigações aos Nemed que na prática os transformavam em escravos.

Como sinal da autoridade fomoriana sobre os Nemed foi construída uma torre de vidro na ilha de Tory que estando em posição privilegiada geograficamente servia tanto como posto de vigia quanto também de quartel improvisado para uma pequena guarnição de guerreiros que ficava preparada para atacar os Nemed.

Para o desespero dos Nemed seus novos senhores instituíram um tributo cruel em sangue onde era exigido que dois terços dos nascidos durante o ano deveriam vir à luz durante o Samhain . Todos os demais nascimentos havidos fora desta data deveriam se objeto de sacrifico humano a ser realizado junto a torre de vidro dos Fomorianos.

Nemedianos

É óbvio que a intenção dos Fomorianos mais do que humilhar e aterrorizar com este tributo era também de levar a extinção os Nemed que ano após ano teriam reduzida sua população até só sobrarem uns poucos idosos que seriam facilmente aniquilados pelos guerreiros. Cientes disto o Nemed, em um último esforço desesperado para libertar-se do cativeiro e salvar seus filhos de um destino cruel, partiram para atacar a famigerada Torre de Vidro na esperança que em um ataque surpresa tivessem alguma chance. – Infelizmente foram derrotados e aqueles que não foram mortos em combate trataram de fugir para todo sempre da Irlanda, dando um fim trágico a história dos Nemed como civilização.