Quéops e o Sábio

Os Objetos de Poder
12/05/2016
Capa do Papo Lendário 141
Papo Lendário #141 – As Tradições Mágikas pt II
17/05/2016
Estátua de Queóps
Por Daniel Silva

Certo dia, em seu palácio, o faraó Quéops estava enfastiado. Pede, então, que seus cortesões o distraíam com relatos dos prodígios que os homens de sabedoria do passado eram capazes de fazer. As hortas, então, transcorrem de forma agradável, enquanto conta-se como um deles teria encontrado a jóia de uma princesa que havia se perdido nas águas… Depois dessa história o filho de Quéops se levanta e diz:

– Tenho conhecimento de um homem sábio, chamado Djedi. É capaz de colocar de volta uma cabeça decepada, e tem um apetite prodigioso: Come, a cada dia, quinhentos pães, bebe cem cântaros de cerveja, e come um quarto de um boi. Os leões, diante dele, se curvam, e há quem diga que ele conhece a natureza dos objetos secretos do templo de Thot.

O Faraó se sente surpreso, e manifesta desejo que lhe tragam, pela manhã, aquele homem a sua presença, ordenando, também, que tragam um leão, um prisioneiro, e um banquete para que Djedi coma. O rei do Egito mal dorme naquela noite, ansioso pelo encontro.

Pela manhã Djedi vêm a presença do faraó, que lhe diz:

– Dizem-me que você capaz de fazer com que o leão mãos selvagem lhe obedeça.

– De fato, assim é, grande rei.

– Pois, então que este lhe obedeça – e ordena que tragam o leão que haviam preparado, que o sábio acalma sem a menor dificuldade. Surpreso, mas sem desejar demonstra Quéops disse:

– Também me foi dito que é capaz de juntar ao corpo a cabeça decepada.

– Quem o disse não mentiu.

– Seja, então faça isso com um prisioneiro.

– Não, grande rei. Não há que se proceder assim com outro homem. Que me tragam um ganso e um pato! – E operou seu prodígio, fazendo com que as cabeças fossem, novamente, ligadas ao corpo, e as aves voassem e grasnassem.

– Ouvi dizer, Djedi, que você também sabe algo sobre os objetos misteriosos escondidos no templo de Thot.

– Conheço a natureza e quantidade desses objetos. Posso apontar o lugar exato de cada um deles no templo de Heliópolis. No entanto, não serei eu que os trará a vossa presença.

– E quem será?

– O mais velho dos três filhos de Rededet.

– E quem é Rededet?

– É a esposa de Rauser de Sequebu, um sacerdote de Rá. Ela está grávida de trigêmeos, e o pai dos meninos é o próprio Rá. O mais velho será Sumo-Sacerdote do Sol em Heliópolis.

Quéops se cala, entristecido. As palavras do outro significavam que estava próximo o fim de sua linhagem e a ascensão de uma nova dinastia.