Papo Lendário #43 — Eram os Deuses Astronautas?

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo, Juliano Yamada (Multiverso DC), Felipe Nunes e Pablo de Assis (nerdexpress, metacast) conversam sobre a hipótese dos deuses astronautas.

Saiba sobre as teorias de extraterrestres serem os antigos deuses.

Veja os mistérios da Ilha de Pascoa, as linhas de Nazca, e a Stonehenge

Entenda o que é a Cientologia.

Conheça quem é Asthar Sheran

LINKS:
Linhas de Nazca (aranha, passaro, macaco)

Piloto Cultura pré-Colombiana

Modelo da nave usada na Cientologia

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

19 comentários em “Papo Lendário #43 — Eram os Deuses Astronautas?”

  1. Acho que colocar nas costas de alienígenas as construções majestosas da antiguidade é menosprezar muito a capacidade humana. De uma forma geral, com certo conhecimento matemático e MUITA mão de obra, claro que é possível povos antigos terem feito as pirâmides, as linhas de Nazca e outras coisas. Melhor acreditar nisso do que em maçons alienígenas vindo e ensinando os povos primitivos a fazer tudo aquilo. Como foi dito no cast, me intriga mais o motivo que levou esses povos a fazer essas coisas do que a técnica, que poderia muito bem ser desenvolvida sem que os engenheiros galácticos precisassem ensinar.

    Só acrescentando, tem um filme da Disney chamado Rapa Nui que mostra uma teoria sobre as cabeças da Ilha de Pascoa e o destino do povo de lá (sem intervenção alienígena). Na Marvel, os Celestiais (criação do mestre Jack Kirby) são muito inspirados nessa coisa de deuses astronautas, sendo eles inclusive os responsáveis pela criação da raça humana e outras como os Eternos e os Deviantes. Aliás, Kirby devia ser fã do livro, já que em sua concepção original mesmo os deuses nórdicos eram meio que alienígenas. E não se pode esquecer dos Novos Deuses da DC.

    Recentemente uma série de episódios de South Park teve um momento em que um alienígena bem parecido com o Ashta Sheram aparece pra ensinar seu filho a derrotar Chtullu, que estava invadindo a terra.

  2. Acho que o Mitocôndria esqueceu de colocar o link pra imagens das linhas de Nasca… Mas, se o povo quiser ver é só procurar por “Linhas de Nasca” no Google images!

  3. Adorei o tema, ja sou fan de ufologia, pesquiso muito sobre o assunto.
    Voces falaram sobre Asthar Sheran, kkkk apesar dele ser famoso, quase ninguem que conheço sabe sobre ele. No aguardo da segunda parte sobre Ufologia

    Parabens pelo cast !!

  4. Foi muito massa o cast. Coincidência ou não outro POdcast muito bom, o Escriba Café, também falou sobre Et’s. Mas aqui é melhor devido ao formato do Cast, ou seja: Trata-se de um bate-papo em que vão desenrolando a história, como numa conversa normal e essa é a graça toda, e também é o que diferencia o Papo Lendário de outros Podcast’s. Assisti ao Documentário “Eram os deuses astronautas?” indicado por vocês e apesar de ser do “tempo do ronca” (como diria a minha avó) não perde o seu valor. Mais uma vez bato palmas a toda equipe pelo excelente trabalho. Ahhh, esse cast foi tão interessante que até o Yamada falou!!!!

  5. Olá, gosto bastante do podcast, mas assim que li o tema deste episódio eu fiquei com um pé atrás. Já ouvi bastante sobre o assunto e acho que hoje, o tema “Eram os Deuses astrounautas” é meio caído.

    Mesmo assim, decidi escutar para saber a opinião de vocês sobre o assunto. Ainda não terminei de ouvir, mas já deu vontade de escrever para vocês algumas coisas, até para aumentar a discussão e a polêmica.

    Como foi dito num comentário acima, a construção de pirâmides, monumentos, símbolos na Antiguidade é muito mais uma questão de mão de obra do que de Matemática. Não se é necessário tecnologia alienígena para fazer os cálculos da construção de uma pirâmide. A grande questão está na mão-de-obra e na logística. Para os Egípcios e a maioria das civilizações antigas, mão-de-obra não era o problema, visto que o modo de produção dominante era o escravismo; a questão da logística para a construção de uma pirâmide foi perfeitamente explicada nos ultimos anos por alguns pesquisadores, que formularam um modelo que dá certo e condiz com o que a civilização possuía no período. Não vou entrar muito em detalhes para não me alongar e o comentário ficar mais chato do que já está, mas são dados que podem ser achados pela internet ou em fóruns de Engenharia.

    Outro assunto comentado até a parte em que estou ouvindo foram os geoglifos: as Linhas de Nazca, por exemplo. Hoje também já é explicado o método usado para a construção das tais. Próximo a região onde estão as “linhas” é possível encontrar modelos em escala menor dos desenhos, o que é forte evidência que a construção das figuras se deu através da ampliação da escala, tecnologia nada alienígena que você aprende nas primeiras aulas de Desenho Técnico.

    Acho que muitas vezes, a beleza dos monumentos da Antiguidade está no fato de saber-mos que foi esforço e inteligência humana que os produziram. Tentar desmerecer ou achar que “somos mais inteligentes que o Homem do passado” é um equívoco, que chega a soar como egoísmo. Em questão de Evolução e desenvolvimento anatômico do Homem, não somos diferentes em nada do Egípcio de 7000 mil anos atrás.

    Abraços e continuem produzindo este programa tão bom.
    André Paiva

    Abraços e continuem produzindo este prorgama t

  6. Gostei bastante desse cast. Para falar a verdade já tem um tempo que eu quero ler esse livro, e depois de ouvir este episódio fiquei com mais vontade ainda.

    Até o próximo cast!

  7. Queria só que o pablo explicasse melhor o que ele tem contra psiquiatras, não que eu tenha amigos psiquiatras nem nada, só curiosidade mesmo

  8. Caramba, pensando bem, até que é bem plausível a idéia de Deuses Ets…

    Outra coisa, vocês falaram sobre os 10 mandamentos. Existe a teoria de que eles foram “inspirados” no capítulo 25 do “livro egípicio dos mortos”

    http://www.wsu.edu/~dee/EGYPT/BOD125.HTM

    Parabéns pelo ótimo cast, aguardando o próximo.

  9. Num documentário no The History Channel faloou que a arca da aliança poderia ser uma máquina, tipo uma estufa pra cultivo de algas… E essas algas seriam o maná. E o fato de quem encostar nela morrer seria porque ela usava radiação pra funcionar. Adoro o cast de vocês. Abraços!

  10. Cast bom,
    mas olha, os pontos negativos: o #mimimi do Pablo com a psiquiatria e a psicanálise tá cansando, viu? Além do tom professoral com que ele fala (e que dá uma idéia de arrogância de sua parte).

Comentários encerrados.