Papo Lendário #10 — Simbolismo Animal!

Tipos de Religiões (parte 3) – Monoteismo
09/12/2009
Papo Lendário #11 — Feliz Dia de Mitra
25/12/2009

Papo Lendário 10

Essa décima edição do Papo Lendário está simplesmente animal! Nesse episódio, Leonardo Mitocondria e Pablo de Assis conversam sobre os diferentes significados e simbolismos que os animais possuem em várias mitologias.

Aprenda qual a diferença entre símbolos, signos e alegorias.

Veja nesse episódio qual a relação entre o bode e o capeta.

Você ouvirá também sobre os diversos animais que serviram de rascunho para a criação do cavalo, e o significado de muitos outros animais.

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Muito bacana o programa!
    E a música no final ficou bem legal… The bird is the word, interpretada pelos Ramones, certo?
    Se bem q pra este programa caberia bem alguma música do álbum Animals do Pink Floyd, como Pigs, Dogs ou Sheep… =P

  • Mais um podcast muito bom..
    Achei muito legal saber esses vários significados.
    Principalmente a do Ganesha.
    Parabéns por mais um ótimo trabalho realizado.

  • Felipe Nunes – 16 Anos – Salvador/BA

    Muito bom o podcast. Um Simbolismo que não foi citado que eu conheço é a relação dos cavalos com os zéfiros, os ventos.

  • Esse foi um dos episódios mais didáticos até agora. Muito esclarecedor, parabéns, pessoal!

  • Na mitologia nórdica tem outros dois lobos de grande importância que são Skol e Hati, que respectivamente perseguem o Sol e Lua, é assim fazem os dias passarem, e que no Ragnarok acabam por fim à devorá-los.

    Vocês falaram também das associações com ovelhas e bodes, me lembraram de uma música que brinca com isso da banda CAKE, que chama “Sheeps go to Heaven and Goats go to Hell” (as ovelhas vão para o céu e os bodes pro inferno).

  • Muito bom

    Uma coisa q eu sei sobre a cobra é q, se eu não me engano, segundo o Induismo, ela representa também o encontro da pessoa com seu poder sexual, quando, liberando os chakras, ela libera enegia sexual,o Kundalini e isso teria sido representado na Bíblia quando a cobra tentou Eva e eles comeram a maçã. Na verdade seria a repressão da Igreja Católica sobre a descoberta sexual ou mais amplamente falando, a repressão contra qualquer tipo de conhecimento.

    abraços!

    • Exato Rod Reis, a mulher representa o enigma e ela sempre representa o lado da natureza que o homem deve descobrir(rasgar o véu de ísis- natureza) e isso esta explícito em todas as religiões pelo sexo, os homens temiam esse desconhecido e temiam e respeitavam os mistérios femininos e sexuais e mais tarde com a degeneração de certas religiões esse temor fez com que esses mistérios fossem demônizados.A conquista nunca pode ser a força e sim pelo amor, oculta na igreja de Roma, mistério antigo que os romanos adotaram criando a cidade de Roma,mas a palavra antiga se lia ao contrário “Amor”.

  • Não lembro mais nem quando escutei… Mas escutei!!! 😀