A História de Shakuntala

Traduzido e Adaptado por Rafael Brito

Vishwamitra foi, há muito tempo, um dos importantes sábios da Índia. Ele nasceu rei, mas, por penitências, tornou-se um brâmane. Para agradar aos deuses, ele, certa vez, retirou-se para a floresta, onde viveu como ermitão durante anos.

Conforme passava o tempo em meditação e penitência (Tapascharya), sua devoção tornava-se tão poderosa que os deuses sentiram-se inseguros. Para preservar seus interesses, os deuses decidiram fazer Vishwamitra desistir de sua meditação. Nesse intento, eles contrataram os serviços da ninfa celestial Menaka, que, com seu charme, deveria dissuadir o brâmane daquela prática.

Com esse objetivo malicioso, Menaka passou a viver junto a Vishwamitra, exercitando todo o seu charme para seduzi-lo. Inconsciente dos planos da moça, Vishwamitra, em sua fraqueza humana, acabou por ceder às investidas. Tendo capturado a atenção de Vishwamitra, Menaka logo venceu suas barreiras contra as paixões mundanas, e selou o destino do brâmane ao engravidar deste. Ao perceber que o poder de sua meditação estava arruinado, Vishwamitra enfureceu-se, mas nada podia fazer para reverter o dano. Assim, Menaka deu à luz uma rechonchuda menina chamada Shakuntala.

Com seu dever cumprido, Menaka retornou à morada dos deuses, mas teve de deixar para trás sua filha Shakuntala. Como Vishwamitra a renegara, voltando para sua meditação, Menaka decidiu deixar a criança em um ashrama (tradicional monastério hindu), onde seria criada e educada. Vivendo no ashrama, Shakuntala tornou-se uma moça adorável, rodeada de amigos, flores e seus coelhos e cervos de estimação.

Certo dia, o rei daquele país, Dushyanta, decidiu ir à floresta para caçar. Enquanto perseguia um javali selvagem, ele deparou-se com o ashrama em que Shakuntala vivia e, no mesmo instante, pôs os olhos em um belo cervo, do qual fez um alvo para sua flecha. Assim que o cervo caiu em agonia, Shakuntala correu em seu socorro, ficando chocada ao ver seu animal favorito morrendo. Ela apressadamente removeu a flecha, tentando confortar o cervo. Essa visão tocante do afeto de uma moça por seu animal sensibilizou o rei profundamente, e Dushyanta implorou pelo perdão de Shakuntala.

shakuntala3

Em sua grande generosidade, Shakuntala perdoou o rei, com a condição de que ele ficasse por alguns dias no ashrama, cuidando do cervo que ferira. O rei aceitou prontamente e, vivendo no sereno ambiente do ashrama, sua afeição por Shakuntala logo se transformou em amor, e ele pediu a mão da moça em casamento.

Com o consentimento dos anciãos, as núpcias se realizaram apropriadamente. Após alguns dias, Dushyanta recebeu notícias de que sua capital estava com problemas e que precisava retornar para lá. Antes de ir, porém, prometeu a Shakuntala que voltaria para buscá-la, deixando-lhe seu anel como lembrança. Em antecipação à hora em que seu amado retornaria, Shakuntala passava os dias sonhando com ele.

shakuntala2

Durante um desses momentos em que ela se esquecia do mundo ao redor, um famoso (e irascível) sábio visitava o ashrama e avistou Shakuntala sentada na soleira da porta. O sábio parou diante dela por algum tempo, mas Shakuntala não notou sua presença. Enfurecido com tal falta de hospitalidade, ele lançou a maldição de que aquele em quem ela estivesse pensando a esqueceria.

O sábio já estava saindo do local quando um amigo de Shakuntala, que ouvira a maldição, chamou-o e explicou o motivo para o comportamento da amiga. Diante da explicação, o sábio amenizou a maldição, dizendo que o amado de Shakuntala a reconheceria se ela lhe mostrasse algo que recebera desta pessoa.

Shakuntala continuava a sonhar com seu amado todos os dias. Em um desses dias, para sua imensa alegria, percebeu que estava grávida de Dushyanta. Os dias transformaram-se em semanas, e as semanas, em meses, mas o tão esperado Dustyanta não apareceu. Com sua paciência chegando ao fim, Shakuntala decidiu não mais esperar. Acompanhada por seu pai adotivo, professor e alguns amigos, ela dirigiu-se para o palácio de Dushyanta.

No trajeto, o grupo teve de atravessar um rio, e o fez em uma canoa. Maravilhada pelas imaculadas águas azuis do rio, Shakuntala não pôde resistir, e passou os dedos por elas. Sem que ela percebesse, o anel que Dushyanta lhe dera escorregou de seu dedo para as águas, enquanto o grupo prosseguia para o palácio. Chegando lá, Shakuntala não foi reconhecida pelo rei, conforme a maldição.

Após tentar, sem sucesso, fazer-se reconhecer por Dushyanta, a arrasada Shakuntala deixou o palácio. Envergonhada, ela decidiu viver sozinha em um local isolado, e lá deu à luz um menino saudável ao qual chamou Bharata.

O garoto cresceu junto à mãe, e era extremamente destemido. Em sua morada isolada, tinha por companheiros os filhotes de leão e tigre que encontrara na floresta. Este bravo garoto tinha por passatempo abrir a boca dos filhotes e contar seus dentes. Enquanto isso, no palácio de Dushyanta, um pescador apareceu, trazendo o anel que o rei dera a Shakuntala. O pescador achara o anel no estômago de um peixe que ele pescara e, ao ver o emblema real no objeto, decidira levá-lo ao rei. Ver o anel reavivou a memória perdida de Dushyanta, e ele correu ao ashram em busca de sua amada.

O remorso invadiu-o quando ele soube que Shakuntala já não estava lá. Como por providência divina, após alguns anos, durante uma caçada, o rei teve a estranha visão de um rapaz abrindo a boca de um filhote de leão para contar seus dentes.

Desejando saber de quem o garoto era filho, Dushyanta desceu de sua montaria e perguntou-lhe o nome. Surpreendeu-se ao ouvir do garoto que ele era Bharata, filho do rei Dushyanta, governante daquelas terras; mas sua surpresa deu lugar a um imenso prazer quando o rei avistou Shakuntala saindo de uma cabana próxima. E assim a família pode finalmente se reunir. E o valente garoto cresceu, tornando-se um poderoso e benevolente rei, cujo governo foi imortalizado pelas histórias de tempos antigos.

1 comentário em “A História de Shakuntala”

Comentários encerrados.